A força do Ensino a Distância

0
A forca do Ensino a Distância

Atualmente, a Educação a Distância (EAD) deixou de ser “coisa de universidade” e está ficando cada vez mais comum nos ambientes empresariais. Essa prática está em constante crescimento, e apostar nessa tendência representa em momentos de crise uma alternativa como solução para o aprimoramento da qualidade dos produtos, resultante direto da capacidade e conhecimento dos colaboradores.

Mas como estes treinamentos podem se encaixar num restaurante por exemplo? Um exemplo típico é a reciclagem de subchefs, confeiteiros e assistentes de produção da cozinha, de como executar receitas desde as simples como as mais complexas, como é o melhor funcionamento de máquinas ou sistemas, ou sobre como atender os clientes por setores do restaurante, ou mesmo regras comum da empresa sobre o que pode ou não pode fazer.

Interessante fazer os cursos de setores mais importantes ou que demandem maior treinamento de pessosl. Há que se atentar também para o treinamento de áreas que existem um grante turnover na empresa, geralmente setores operacionais.

Estes cursos podem ser contratados de empresas especializadas ou serem feitas dentro de casa. Cada uma destas modalidades tem suas vantagens e desafios. O terceirizado pode ter um custo benefício maior no inicio, mas temos que atentar para os custos de manutenção. Nestes casos o projeto do EAD tem que ser bem alinhado com a empresa contratante para minimizarmos as evoluções que fatalmente terá que se impor ao primeiro produto de EAD finalizado.

A grande vantagem neste tipo de treinamento é que ele oferece independência ao aluno ou usuário em conduzir o curso seguindo seu ritmo de aprendizado, podendo vir a escolher os melhores dias, horários e locais para estudar. Ao final desses cursos, os alunos recebem um certificado de conclusão, demonstrando que estão aptos a trabalhar dentro do padrão que você considera ideal.

Alguns estudos na área indica a maioria das empresas exploram menos de 30% da capacidade das soluções por simples desconhecimento. Com a utilização de cursos a distância, esse percentual pode ser reduzido pela metade, aumentando, assim, a eficiência na utilização dos fornos, equipamentos e processos de sua compania, resultando num aumento da qualidade de suas refeições ou produtos, gerando como conseqüência final uma maior lucratividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × 2 =