Foodz: a comida em pó

    0
    Foodz: a comida em pó

    Refeição da startup brasileira já alcançou mais de 10 mil clientes que, em grande parte, fazem pelo menos uma compra por mês

    A comida em pó tem virado tendência. Reunir diversos ingredientes e torná-los pó, por meio de uma tritura e mistura minuciosa, pode resultar em uma refeição completa. É isso que algumas empresas no mundo têm feito para os consumidores que têm uma rotina de vida corrida e optam por esse tipo de produto cujo preparo é extremamente rápido e prático: basta colocar apenas água. Todo esse pó alimentar se dissolverá na água para imediatamente ser consumido.

    Abordando sobre a saudabilidade que esse produto pode trazer, a nutricionista Andréa Marim, especializada em nutrição clínica funcional e esportiva, explica que todo complemento nutricional ajuda em todos os sentidos. “Eles mantêm as vitaminas adequadas e necessárias ao organismo humano. Existem alguns desses produtos que têm até probióticos auxiliando na imunidade e outros com acréscimo de colágeno para melhorar qualidade de cabelo, pele e unha, por exemplo”, diz ela.

    Praticidade

    Foodz: a comida em pó
    “Acredito que daqui a 10 anos, Foodz fará parte do cotidiano de muitos brasileiros e de pessoas ao redor do mundo”, destaca Morgan Dierstein, CEO e fundador da marca

    Falando comercialmente de comida em pó, a Food Service News conversou com o francês radicado no Brasil, Morgan Dierstein, CEO e fundador da Foodz, empresa brasileira criada no fim de 2020, em meio à pandemia, em São Paulo, por um motivo bastante pertinente ao conceito proposto pela marca: por ser um recente pai, Morgan Dierstein viu que não tinha mais tempo de cozinhar. Assim foi criada a startup que já conta com mais de 10 mil clientes fiéis, que regularmente compram os produtos no site da marca.

    “Em um mundo ideal, todos nós teríamos tempo para selecionar, comprar, preparar e cozinhar uma refeição feita com alimentos saudáveis e gostosos. Poderíamos entender como cada alimento participa da nutrição completa que precisamos. Mas, infelizmente, nem sempre é possível, especialmente quando estamos na correria do dia a dia ou viajando. Assim, a maioria das pessoas costuma recorrer àqueles hambúrgueres, pizzas e mistos-quentes ou pacotes de chips que são opções rápidas e práticas, mas longe de serem ideais para nossa saúde”, inicia o fundador da Foodz. “Eu, como pai recente, não tinha mais tempo de cozinhar e fui pesquisar na internet as doses diárias de nutrientes que precisava para me sustentar e ter uma alternativa saudável. Desenvolvi a primeira receita na cozinha”, diz ele.

    Hoje, as receitas dos produtos são desenvolvidas por chefs de cozinha e nutricionistas com ingredientes naturais que fornecem 100% de suas necessidades nutricionais. Todas as unidades de produção são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    Alimento dentro da garrafa

    Foodz: a comida em pó
    Desde que os produtos da Foodz foram criados, há menos de um ano, muitos clientes se mostraram – e se mostram – interessados e curiosos, de acordo com Morgan Dierstein, CEO e fundador da marca

    Foodz é uma refeição completa dentro da garrafa para as pessoas que não encontram tempo de se alimentar corretamente ou não têm vontade de cozinhar. O alimento é preparado em menos de 20 segundos com ingredientes à base de plantas, sem glúten, sem lactose, compostos de proteína de arroz e ervilha, leite de coco, aveia, vitaminas e minerais. “Só coisas boas”, diz o CEO.

    A produção do pó não tem mistério. As matérias-primas são trituradas e misturadas. “A receita da Foodz é destinada, principalmente, para quem não tem tempo de cozinhar ou de comer refeições saudáveis quando precisar. Ressalta-se que não aconselhamos o consumo do produto para crianças e adolescentes, pois suas necessidades nutricionais – tanto em qualidade quanto em quantidade – são diferentes de um adulto. Para grávidas é importante o acompanhamento de um profissional de nutrição para inseri-lo na dieta. Pensando em agradar diversos gostos, hoje contamos com três sabores: morango, chocolate e cappuccino e em duas porções diferentes para o produto. As garrafas, que contêm 110g para uma única refeição, e o Foodz Bag, que contém 1,76kg e prepara até 16 refeições”, conta ele.

    As garrafas Foodz são vendidas em caixas com seis unidades, sendo que cada unidade sai pelo valor de R$ 24,90, totalizando R$ 149,90 por caixa. Já o Foodz Bag, que oferece 1,76kg de pó Foodz e prepara até 16 refeições, sendo cada uma R$ 18,60, totaliza R$ 299. Todas as embalagens são biodegradáveis.

    Clientes fidelizados

    Foodz: a comida em pó
    A Foodz foi criada no fim de 2020, em São Paulo, por um motivo bastante pertinente ao conceito proposto pela marca: por ser um recente pai, o fundador Morgan Dierstein viu que não tinha mais tempo de cozinhar

    Morgan Dierstein conta que, de modo geral, os clientes que provam Foodz gostam do sabor, da textura e, principalmente, da saciedade. “Não indicamos uma refeição específica para ser substituída, pois Foodz pode ser tomado em qualquer momento do dia. A garrafinha já vem praticamente pronta para o consumo. É só abrir, adicionar aproximadamente 400ml de água gelada, mexer por 10 segundos e está pronto para beber. E, sim, Foodz pode substituir refeições sólidas, apesar de não recomendarmos que alguém viva apenas de Foodz”, diz ele.

    Praticamente qualquer adulto pode ser consumidor de comida em pó na visão e experiência de mercado do CEO. “Todo mundo vai ter um momento onde não vai conseguir comer algo saudável, que seja na correria do dia a dia ou viajando, por exemplo. A gente quer ajudar as pessoas que estão movendo o mundo”, afirma ele.

    Desde que os produtos da Foodz foram criados, há menos de um ano, muitos clientes se mostraram – e se mostram – interessados e curiosos, de acordo com Morgan Dierstein. “Temos clientes que realmente ficaram fãs do produto. Hoje são mais de 10 mil clientes e uma grande proporção fazendo pelo menos um pedido por mês”, afirma.

    A startup, no momento, não trabalha com revenda, atualmente são apenas vendas no site da marca. Mas logo estarão presentes em várias partes do Brasil, desde supermercados e lojas de conveniência a drogarias. “Trabalhamos todos os dias para isso”.

    Inovação em se alimentar

    Diante de todo esse cenário, também existem os desafios. “Acho que um desafio relevante que enfrentamos é conquistar pessoas receosas em experimentar comida em pó. Entretanto, acredito que daqui a 10 anos, Foodz fará parte do cotidiano de muitos brasileiros e de pessoas ao redor do mundo”, destaca.

    FOODZ
    www.foodz.store
    Instagram: @foodzbr
    Nutricionista ANDRÉA MARIM
    www.andreamarim.com.br
    Instagram: @nutriandreamarim

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here