Food Service na rede

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    Os blogs cujo assunto é alimentação são muito comuns na rede e, devido à facilidade de divulgação por meio das redes sociais, cada vez mais acessados. Os assuntos tratados nos portais são variados: alimentação saudável, dicas de receita, experiências gastronômicas etc.

    Para atrair o público – que varia de acordo com os interesses -, os criadores dos blogs investem em atualizações constantes de informações, visual bem estruturado, dicas válidas para o dia a dia e interatividade.

    Presença na internet

    Inaugurado em 1994, o restaurante Ráscal tem oito unidades em São Paulo e três no Rio de Janeiro. O local apresenta uma culinária mediterrânea com toque italiano. Segundo o diretor de marketing da rede, Daniel Allegro, o restaurante conta com um blog que surgiu a partir do interesse de Roberto Bielawski, sócio-fundador da rede, em criar um espaço diferenciado do Ráscal na web, com o objetivo de trocar informações e garantir a aproximação com os clientes. “O Ráscal não trabalha agressivamente em publicidade e propaganda, mas com a criação do blog e redes sociais, conseguimos com baixo custo aumentar a presença da marca Ráscal na internet”, diz.

    Segundo Allegro, o blog apresenta curiosidades sobre a preparação dos alimentos, dicas de armazenamento de alimentos em casa, dicas de vinhos para estação e harmonização, e conta também com a consultora gastronômica Nadia Pizzo, que está à disposição para tirar dúvidas e receber novas ideias. “O conteúdo mais atrativo e solicitado pelos clientes são as receitas. O público do blog é constituído por clientes do restaurante, estudantes de gastronomia e apaixonados por culinária”, relata.

    Divulgando a marca do restaurante e permitindo um contato efetivo com os clientes, de acordo com Allegro, o blog garante uma maior flexibilidade para que assuntos distintos sejam abordados com uma maior facilidade e agilidade. A página tem apresentado um aumento no número de acessos devido, principalmente, a sua divulgação boca a boca.

    O diretor de marketing conta que, por meio do blog, os clientes sugerem receitas e harmonizações de vinhos, o que se torna um grande facilitador para o serviço a ser oferecido. “Muitos clientes chegam às lojas com páginas do blog impressas, solicitando a nossa sugestão ou receita que lá estava. Temos vários casos de cruzamento de impacto do blog nas lojas. É o máximo saber que o Blog virou um cantinho especial do Ráscal para seus clientes. Tanto o blog quanto o Facebook estão ajudando a marca Ráscal e influenciando clientes pela internet”, diz ele.

    Novidade na web

    O blog ‘Diário da Nutricionista’, com menos de um mês de criação, apresenta expectativa de mais de mil acessos, segundo a autora, Elisa Vieira Masson, nutricionista, consultora em estabelecimentos e gerente de Conteúdo do Portal Nutrição em Foco. Ao criar o blog, ela possuía o intuito de poder falar sobre o assunto de maneria mais livre e descontraída, porém sem deixar o comprometimento com a informação de lado. “Para se escrever em um blog, é preciso ter muito compromisso, nunca deixar o blog desatualizado, colocar um conteúdo interessante e real, não inventar dados ou conclusões. É preciso muito estudo, pesquisa e dedicação. Com o blog, além de aprender bastante, fortaleço o meu nome no mercado e conquisto meu espaço na mídia”, diz.

    Ela acredita que a força de vontade e o interesse do autor contam muito para o sucesso do blog e que este deve se manter sempre atualizado, com conteúdo interessante para os leitores. “Acredito que um blog atrativo deve ser bem estruturado, com um visual interessante, sem textos muito extensos, para atrair mais leitores. Hoje, as redes sociais são grandes aliadas para captar atenção para o blog e para divulgá-lo”, afirma.

    As pessoas interessadas em saúde e alimentação saudável, receitas gastronômicas, dicas culinárias e os estudantes de nutrição são os que mais procuram o blog. Segundo Elisa, os assuntos de maior procura são dietas, dicas para perder peso e emagrecimento.

    ‘Terapia’ para o sucesso

    Para registrar suas experiências na cozinha e sem muitas pretensões, Tatiana Romano Leonardo criou o blog Panelaterapia em 2009 e se surpreendeu com o crescimento apresentado. Segundo ela, um blog se torna atrativo na medida em que dialoga com os leitores, traz opiniões, novidades e está sempre atualizado de acordo com as novas tendências. “No meu blog, os conteúdos que fazem mais sucesso são as receitas simples que apresentam resultados muitas vezes surpreendentes. Procuro sempre ler blogs nacionais e internacionais, me manter informada a assuntos ligados a gastronomia e postar um conteúdo que agregue algo para o leitor”, afirma.

    O blog conta com uma média de um milhão e duzentos mil acessos mensais, número que tem aumentado frequentemente desde a sua criação. Sendo mulheres a maioria do público que procura pelo blog, Tatiana afirma que o número de homens que acessam o site tem aumentado consideravelmente com o passar do tempo.

    Tatiana diz que a única desvantagem que enxerga nos blogs é o fato de que eles ficaram estigmatizados como ‘diários pessoais’, o que, muitas vezes, acaba por tirar a seriedade e o profissionalismo do uso deles. Em contrapartida, destaca o fato de eles serem uma plataforma simples de utilizar, de permitir uma grande facilidade e liberdade de comunicação com os leitores e garantir autonomia ao autor para expor suas ideias.

    Informação por toda parte

    Com colunistas em praticamente todo o país, o blog Dicas de Nutrição foi fundado em 2008 pela Nutricionista Kilza Kock de Minas Gerais, porém, por fatores pessoais, ela se ausentou, e em 2011 convidou as nutricionistas Gabrieli Comachio, do Mato Grosso, e Priscila Fronza Walker, da Bahia, para assumirem o projeto. “Assim como o layout, o interesse do blog permaneceu o mesmo: melhorar a qualidade de vida dos seus usuários. Atualmente, temos colunistas fidelizadas em praticamente todo o país. As nutricionistas nos enviam artigos exclusivos. Existe uma comissão que avalia o artigo para, então, as postagens serem programadas. Por cinco vezes na semana são divulgadas matérias, receitas e dicas de nutrição com assuntos atuais e objetivos. Assim, o blog vem se tornando referência para muitos nutricionistas no país bem como para pessoas que procuram esclarecer suas dúvidas em relação a emagrecimento e saúde de um modo geral”, relata Gabrieli.

    Segundo ela, para que o blog tenha sempre assuntos diferentes e atualizados e para que haja interação e troca de conteúdo entre as colunistas, há a realização de pelo menos um bate papo em grupo por mês. Nele, são apresentadas as matérias mais acessadas e há a troca de informações e sugestões. Desta forma, a criatividade de todas as colunistas é sempre instigada e incentivada.

    Buscando gerar cada vez um maior interesse nos leitores, as colunistas apostam em assuntos atrativos que despertem a curiosidade de quem acessa o blog. “O blog é atrativo porque apresentamos artigos objetivos e exclusivos sobre assuntos diversos da Nutrição. Nosso maior segredo de sucesso é contar com uma equipe comprometida de colunistas nutricionistas que são profissionais de referência em seus estados. Somos parceiras, escrevemos sobre a realidade, com dicas objetivas, sempre valorizando o profissional nutricionista que é tão especial para a comunidade”, afirma Gabrieli.

    Sendo divulgado em vários estados e por meio das redes sociais, o blog triplicou seu número de acessos em um ano e possui uma média mensal de 43 mil visitantes únicos e 140 mil visualizações por página, segundo avaliação da Google Analytics. De acordo com Gabrieli, os assuntos mais procurados pelos leitores são os relacionados a orientações nutricionais, referente a doenças e segurança de alimentos; já o público específico que procura pelo blog é formado por nutricionistas, estudantes da área da saúde em geral e indivíduos de 25 a 45 anos em média, de ambos os sexos.

    As nutricionistas vão além do blog e investem na comercialização de serviços do setor de medicina estética, assim como alimentos e bebidas e na realização de cursos e palestras para formarem profissionais empreendedores. “Nosso objetivo é fazer do blog uma empresa, onde o público possa ter acesso à nutricionista de seu estado, e principalmente, contatar inicialmente os serviços nutricionais. Queremos gerar negócios e projetos com qualidade e garantia de satisfação. O processo é lento porque estamos formando nossa equipe e estamos programando conferências com as colunistas para repassar nossa filosofia atual, bem como instigar essa vontade de querer ser colunista e representante em seu estado”, diz Gabrieli.

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