Fondue de chocolate meio amargo com nozes-pecã e caramelo salgado é a receita ideal para ocasiões especiais

0

Sobremesa integra o menu exclusivo do Saboroso composto também por entrada e prato principal, que segue no cardápio do Indaiá Restaurante até o fim de agosto

Um jantar romântico, uma noite entre amigos, uma visita de um parente, a celebração de aniversário de casamento ou uma formatura. Ocasiões especiais pedem cardápios exclusivos. Para quem está precisando montar um menu comemorativo em pleno Inverno, a dica é o fondue de chocolate meio amargo com nozes-pecã e caramelo salgado. Ficou com água na boca? O chef Gustavo Piffer, do Indaiá Restaurante, deu detalhes da receita para quem quer saber mais:

Fondue de chocolate meio amargo com nozes-pecã e caramelo salgado

 Rendimento: 2 pessoas

Tempo de preparo: 30 minutos

INGREDIENTES:

  • 150g de açúcar (3/4 de xícara de chá)
  • 180g de chocolate meio amargo
  • 200g de creme de leite
  • 18g de manteiga (uma colher de sopa)
  • 15g de nozes-pecã
  • Essência de baunilha
  • Sal

MODO DE PREPARO:

Inicie com a separação das nozes-pecã. Deixe-as em um recipiente reservado, já prontas para consumo. Em seguida, faça o fondue. Em uma panela especial para fondue ou outra antiaderente, derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Assim que atingir o ponto, adicione cerca de 100g do creme de leite aos poucos, o suficiente para equilibrar a densidade, e mexa até ficar cremoso. Reserve.

Por fim, é o momento de produzir o caramelo. Em uma panela, coloque o açúcar e mexa até ele derreter. Muito cuidado para não queimar. Ele vai escurecer e ficar em um tom marrom. Adicione a manteiga e mexa até dissolver. Em seguida, coloque cerca de 100g do creme de leite aos poucos, mexendo de forma suave, porém constante para garantir que se transforme em um caramelo cremoso. Por fim, coloque cerca de três gotas da essência de baunilha e uma pitadinha de sal. Continue a misturar com suavidade para garantir que todos os ingredientes estejam incorporados.

Fondue de chocolate meio amargo com nozes-pecã e caramelo salgado é a receita ideal para ocasiões especiaisMODO DE SERVIR:

Garanta que o fondue de chocolate está quente. Se necessário, coloque no fogo para mantê-lo aquecido, porém mantenha a atenção para não queimar. Por cima, adicione as nozes-pecã até que elas cubram todo o doce. Regue as nozes com o caramelo salgado. Para ajudar, use uma colher e faça movimentos circulares. Sirva ainda quente.

Sugestões de acompanhamentos: frutas sozonais, tubetes, brownie, marshmallow, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − 1 =