Florianópolis é eleita a melhor cidade para empreender

    Estudo da Endeavor lista as melhores cidades do país para construir um negócio

    0

    Em uma pesquisa divulgada pela Endeavor, uma organização que promove o empreendedorismo ao redor do mundo, Florianópolis foi a eleita a melhor cidade para empreender no Brasil. O estudo lançado nessa segunda-feira fez uma lista com as cidades com mais capacidade de receber empresas com grandes potenciais- que conseguem aumentar o número de funcionários cerca de 20% por ano.

    A lista levou em conta 49 indicadores, divididos em sete itens, são eles: mercado, capital humano, ambiente regulatório, inovação, infraestrutura, acesso a capital e cultura empreendedora. Juliano Seabra, diretor-geral da Endeavor no Brasil, disse que a ideia é que as cidades consigam identificar seus principais problemas. “Se não tivermos indicadores, os formuladores de políticas públicas não conseguem definir o que é prioridade”, conta. Em uma escala de zero a dez, Florianópolis levou nota 7,53, seguida por São Paulo (7,46) e Vitória (7,16).

    Foram mapeadas 35 mil empresas com alto potencial de crescimento no Brasil. De acordo com Seabra, o ideal é que esse número se aproxime de 100 mil, média de países desenvolvidos. “Essas 35 mil empresas criam mais da metade dos postos de trabalho da economia brasileira. Quando tiver algo próximo [desse número], a gente vai ter um ambiente mais favorável, com empreendedores construindo empresas que vão mais longe e impactam mais gente, pensando global e inovando“, completa.

    Mesmo liderando a maioria dos indicadores, São Paulo perdeu a liderança para Florianópolis pelo baixo desempenho em alguns quesitos, como, por exemplo, ambiente regulatório e mobilidade urbana. No estudo, 28% dos catarinenses da capital gastam mais de 30 minutos no trajeto casa-trabalho, contra 60% dos paulistanos e 64%dos cariocas.

    Fonte: Estadão

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here