Ficção x realidade

    0

    Atores e produtores falam acerca dos serviços de alimentação durante a filmagem de filmes, novelas, comerciais, entre outros

    Como é a alimentação em um set de filmagem? A Food Service News conversou com profissionais da área para saber como é a alimentação deles durante as filmagens que já participaram/produziram.
    Bruno Rodrigues, sócio-fundador da Artes Filmes, franquia pioneira em produção de vídeos, inicia contando que o set de gravação, geralmente, tem uma equipe grande e que vai passar muitas horas trabalhando.
    “Costumam chegar bem cedo e, com isso, é necessário um café bem reforçado, com pão francês, presunto, queijo, pão de queijo, bolo, café, sucos, água, entre outros. Como trabalhamos com bastantes pessoas em um set, é importante você diversificar e colocar alimentos naturais também”, orienta.
    Bruno também diz que a alimentação é o primeiro impacto que uma equipe tem ao chegar a um set, então, ela se alimentando bem, ele diz que o trabalho flui de uma maneira bem melhor. A preparação dos alimentos é feita por um produtor que fica responsável por essa logística.
    “O almoço, dependendo da gravação, o produtor já deixa reservado em algum restaurante próximo, por exemplo. Pode ocorrer também que o diretor veja que a gravação está fluindo muito bem e, para não parar, solicita ao produtor que deixe preparado no set durante a gravação porções de comida rápida e leves para não ‘pesar’ ninguém”.
    O sócio-fundador da Arte Filmes conta que é necessário o cardápio ser diversificado na alimentação para atender todos os públicos, “como exemplo, o pessoal de casting, que trabalham a estética, portanto bem regrados a uma boa alimentação. Os carnívoros, às vezes, acabam ficando um pouco mais tristes, pois precisamos pensar nas condições do trabalho que é pesado e a alimentação é fundamental para um bom dia de gravação”.
    A compra dos itens pela produtora é feita em mercados locais. Em alguns casos que utilizam algum set externo em locais distantes. “Buscamos contratar empresas de buffet local, com isso, não temos um fornecedor específico; acaba se adaptando de acordo com a necessidade do job”, explica.

    Dia a dia

    Ficção x realidade
    Felipe Folgosi, ator, diz que na TV, quando se grava nos estúdios, muitas emissoras têm refeitório, mas também contam com praça de alimentação, onde se encontram franquias conhecidas

    “Geralmente, em cinema, a alimentação é fornecida por uma empresa de catering, em um sistema de buffet self-service com saladas, algumas variedades de pratos quentes, arroz, feijão, alguma massa, carne vermelha, carne branca e sobremesas. Alguns são mais requintados, podendo ter alguma variação como pratos árabes, japoneses, mas geralmente é a comida tradicional caseira que prevalece. De alguns anos para cá, opções vegetarianas também têm sido incluídas. Algumas vezes, a filmagem ou gravação pode começar muito cedo ou tarde da noite, logo oferecendo café da manhã ou ceia. Muitas produções contam também com uma mesa de lanche, com frutas, pães etc.”, apresenta o ator Felipe Folgosi, que entre 1993 e 2019, esteve em 23 programas de televisão para grandes emissoras como Rede Globo, Record, Bandeirantes, SBT, Universal e HBO, participou de 6 filmes no cinema, 14 peças de teatro, publicou 7 obras como autor literário e participou de 6 obras no mundo dos quadrinhos, das quais 4 foi autor e 2 roteirista.
    O perfil dos frequentadores de um set de filmagem, como explica Felipe, é bem variado, desde a equipe técnica que geralmente prefere uma alimentação mais pesada, até para poder aguentar as longas horas que envolvem trabalho braçal, até o elenco, que pode estar em uma dieta mais restrita, menos ou mais calórica, dependendo do personagem que estiver representando.
    No quesito vegano, as pessoas geralmente recorrem às saladas e aos legumes que sempre estão presentes, ou preferem levar sua própria alimentação. Como o ator disse, geralmente, no cinema, é o catering que fornece alimentação.
    “Já na TV, quando se grava nos estúdios, muitas emissoras têm refeitório, mas também contam com praça de alimentação, onde se encontra franquias conhecidas. Quando a gravação é externa, é comum o catering, mas também a produção costuma levar a equipe para algum restaurante, geralmente uma churrascaria”. E continua: “Tive a oportunidade de fazer alguns trabalhos em Los Angeles, nos EUA, e a diferença é que além do catering, existe um food truck que qualquer pessoa da equipe pode pedir o que quiser durante toda a diária de filmagem, e uma mesa enorme de doces, frutas e salgados que não ajuda quem está tentando manter o peso…”, brinca.
    Sobre ter um nutricionista em um set de filmagem, Felipe conta que no Brasil é feito individualmente, o ator ou atriz que se encarregam de contratar um profissional e levar uma comida especifica para o set. Já nos EUA, é comum o acompanhamento de um profissional, muitas vezes estando dentro do contrato que o ator deve seguir a alimentação fornecida para condizer com o perfil do personagem.

    Cardápio

    Leda Ramos, proprietária do Leda Ramos Eventos, que trabalha com eventos, catering, coffee break, fala que, segundo suas experiências, o tipo de alimentação fornecida dentro de um set é básico, a não ser que peçam algo em especial, mas é raro.
    “O cardápio, normalmente, é café da manhã com café, suco, pães, frios e frutas. O almoço, que também pode ser janta, consiste em arroz, feijão, dois tipos de alguma proteína (tipos de carnes), um tipo de massa e salada. Quando possui vegetarianos ou veganos, nos é solicitado um prato específico para eles. O lanche da tarde geralmente é composto por sanduíches, tortas salgadas, salgadinhos, caldos etc. Quando temos a presença de atores no set, também nos é solicitado um camarim para eles com alimentação separada. E tem a manutenção que é feita durante todo o dia, com café, sucos, água, biscoitos, docinhos…”
    A Leda Ramos Eventos já forneceu alimentação em produções de filmes, comerciais, clipes musicais, trabalhando para diversas produtoras das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

    Variação

    Ficção x realidade
    O ator, produtor e diretor Matheus Dias, que trabalha há 20 anos nesse ramo, conta que a alimentação de um set vai depender muito do tipo da produção

    O ator, produtor e diretor Matheus Dias, que trabalha há 20 anos nesse ramo, conta que a alimentação de um set vai depender muito do tipo da produção, se é grande ou pequena.
    “Geralmente, em um set maior, temos refeições completas (café, almoço, janta) e no intervalo entre as principais refeições temos o que chamamos de manutenção, um lanche para aguentar e esperar as próximas cenas”.
    Reforçando o que já foi mencionado, o ator diz que, comumente, o set de filmagem tem um catering, uma equipe que fica por conta de toda comida e, na grande maioria das vezes, comem o que essa equipe produz; ou o famoso marmitex quando a comida é comprada fora.
    Uma dica dele: “Sempre é bom optar por algo mais saudável durante uma gravação e ter alimentos em horários intermitentes sempre que possível”.
    Matheus, dentre vários trabalhos, teve participação especial e atuou na novela Segundo Sol, da Rede Globo.

    Nutróloga

    A Dra. Patrícia Moll, nutróloga, também contribui com seus conhecimentos para uma boa alimentação durante as gravações.
    “Acredito que a alimentação deve ser a mais democrática possível, dentro das condições de espaço e estrutura do local. Hoje em dia temos pessoas com diferentes restrições como alergias, por exemplo, além de consumidores vegetarianos e veganos, e que também precisam de opções. Vale lembrar que se as opções são mais saudáveis, o resultado é positivo, no sentido de dar mais disposição para a equipe. Pessoas com alimentação equilibrada, que usam os alimentos para se nutrir e não apenas para comer, terão mais disposição, mais vitalidade e tudo vai funcionar melhor. Uma possibilidade é tentar reduzir o consumo de carboidratos refinados, que não possui tantos nutrientes. Dentro desse cenário, disponibilizar sempre uma quantidade razoável de proteína também é indicado, lembrando que essa categoria sacia mais o consumidor”.
    A médica dá dicas de algumas opções de lanches que são muito comuns nas gravações: salada de fruta com granola, pasta de proteína (proteína vegetal ou animal), grão de bico, em snack como pipoca ou pastinha, carboidrato bom com nutrientes de qualidade, proteína e gorduras de boa qualidade. “Se conseguirem equilibrar as refeições, as pessoas vão conseguir ter uma vitalidade e uma disposição maior nas filmagens”, garante.

    ARTES FILMES
    www.artesfilmes.com.br
    ATOR FELIPE FOLGOSI
    Instagram: @felipe_folgosi
    LEDA RAMOS EVENTOS
    Instagram: @ledaramoseventos
    Ator MATHEUS DIAS
    Instagram: @mattheusator
    NUTRÓLOGA Dra. PATRÍCIA MOLL
    Instagram: @drapatriciamoll

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here