Festival gastronômico reúne chefs franceses e nacionais no Ceará

0

De 18 a 21 de novembro, o Pontal de Maceió será palco do primeiro festival gastronômico organizado pelo chef estrela Michelin, Emmanuel Ruz. O evento vai reunir chefs de Belém do Pará, Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, terá aulas de gastronomia para adultos e crianças e dois jantares exclusivos nos hotéis Vila Selvagem e Jaguaríndia Village.

Jantar a quatro mãos, menu inovador, degustação de pratos, aulas de culinária e participação dos hotéis, restaurantes, bares e cantinas do Pontal de Maceió reunindo chefs de cozinha em momentos raros, criativos e descontraídos. Este é o ambiente excepcional e amigável que vai receber de, 18 a 21 de novembro, o encontro do melhor da culinária franco-brasileira.

Organizado pelo chef Emmanuel Ruz, condecorado com uma estrela Michelin, Master chef da França e Cordon d’Or da gastronomia do Principado de Mônaco, a primeira edição do Festival do Pontal de Maceió receberá os chefs Ivo Faria e Flávio Trombino “Xapuí”, de Belo Horizonte, a chef Louise Benevides, de Fortaleza, o chef Paulo Anijar, de Belém do Pará, os chefs Vitor e André Generoso, de Maceió e o chef francês, Jean-Baptiste Natali.

“A ideia central deste evento surgiu do desejo de celebrar a arte culinária em geral e a gastronomia cearense, ao mesmo tempo proporcionar o encontro entre culturas diferentes. Seja na Europa, em outras partes do Brasil ou neste lindo lugar, que é o Pontal de Maceió, que escolhemos nos instalar. Há muito tempo sonhava com um encontro regido sob o signo da partilha e da diversidade cultural”, comenta o chef Emmanuel Ruz.

abertura do festival no dia 18 de novembro é marcada com um jantar no hotel Vila Selvagem, que vai reunir todos os chefs com menu em quatro tempos. E outro destaque fica para o jantar de gala que será oferecido no novo hotel de luxo da região, o Jaguaríndia Village, com menu elaborados pelos chefs Paulo Anijar, Louise Benevides, Ivo Faria, Flavio Trombino.

Transmitindo e Compartilhando conhecimento

Aulas e workshops com os chefs irão ensinar os moradores regras simples e técnicas fáceis para o preparo de alimentação saudável todos os dias. Em contrapartida, os chefs e visitantes terão o prazer de conhecer a cozinha tradicional à base de caju, mandioca, coco, peixes da pesca artesanal, além de outras exemplos que contribuem com o desenvolvimento econômico local e sustentável. Para esta ocasião, o Cachaju, coquetel à base de caju e cachaça, criado por profissionais da alimentação do Pontal de Maceió, será servido em todos os bares e restaurantes da cidade. O festival também tem como objetivo desenvolver práticas ecológicas com os agricultores da região.

Três pontos de venda de alimentos serão instalados na praça do Pontal de Maceió, onde os moradores e visitantes costumam se encontrar. Todos serão conectados a estandes de produtores locais, o que irá estimular o intercâmbio entre chefs, produtores e público em geral.

Para os organizadores, também foi fundamental que as crianças de Pontal de Maceió participassem da festa e elas terão suas próprias oficinas de culinária para despertá-las de forma lúdica e sensorial.

A população mais carente da região receberá refeições elaboradas pelos chefs ratificando o cunho social e equidade da proposta do evento.

Para mais informações acesse: https://www.instagram.com/festivalgastronomicopontal/

Programação completa e estabelecimentos participantes:

Quinta-feira, 18 de Novembro

Hotel Vila Selvagem – Jantar privado

Informações e reservas: +55 (88) 9 9990-5555

Aperitivo drinks: Coquetel de Festival de Cajurinhas

Amuse bouche 3 peças: chef Emmanuel Ruz (Pontal de Maceió)

Entrada: Chef Paulo Anijar (Belém)

Prato principal: Chef Jean-Baptiste Natali (França)

Sobremesa + Mignardises: Louisa Benevides (Fortaleza)

Presença de Ivo Faria e Flavio Trombino.

Sexta-feira, 19 de novembro

Aulas de culinária das 14 às 17h

Na Associação de Moradores de Pontal organizado pela escola ‘Emília Queiroz’ para crianças do 8º ano com os chefs: Emmanuel Ruz, Jean Baptiste Natali, Louisa Benevides et Paulo Anijar

Café das Artes

Encontro com chefs a partir das 18h. Jantar para público, sem reserva, a partir das 19 horas com os chefs: Emmanuel Ruz, Jean Baptiste Natali, Louisa Benevides e Paulo Anijar

Hotel Pausa – Jantar a quatro mãos

Com Chef Ivo Fario e Bruno Teixeira, proprietário do Pausa

Informações e reservas: (88) 98154-6382

Restaurante Villa Caiçara – Jantar a quatro Mãos

Com Chef Flavio Trombino (Xapuri)

Informações e reservas: (85) 99992-7108

Sábado 20 de novembro

Aulas de culinária das 14 às 17h

Na Associação de Moradores de Pontal organizado pela escola ‘Emília Queiroz’ para crianças do 9º ano com os chefs: Emmanuel Ruz, Jean Baptiste Natali e chef Bruno Teixeira, do Hotel Pausa

Café das Artes

Encontro com chefs a partir das 18h. Jantar para público, sem reserva, a partir das 19 horas com os chefs: Emmanuel Ruz, Jean Baptiste Natali e chef Bruno Teixeira, do Hotel Pausa

Jaguaríndia Village Jantar de Gala a partir das 19h30

com os Chefs Paulo Anijar (Belém), Louise Benevides (Fortaleza), Ivo Faria e Flavio Trombino (Minas Gerais)

Domingo 21 de novembro

Café da manhã especial na Padaria Zeste de Pontal:

Informações e reservas: + 55 8898180-2368

Casarão da Praça

Presença dos chefs na praça às 18h do Casarão para um drink e tour pela praça para encerramento

Demais estabelecimentos da região

Bar Show de Bola (88) 98122-0765

Zeste (88) 98180-2368

Casarão da Praça (88) 99987-0130

CavalAventure (88) 98126-1037

Boteco do Joabe (88) 98870-8636

Pizzaria Terraza Sul Mare (85) 999325982

Restaurante Selena (85) 99795-6051

Pizarria Vila Braga (85) 98404-3421

Mandacaru (88) 98161-2121

Vila Caiçara (85) 99992-7108

Sabor na Brasa Pontal (88) 994932964

Barraca Caranguejada da rainha (88) 981679371

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

três + 12 =