Festival gastronômico reúne chefs franceses e nacionais no Ceará

    0

    De 18 a 21 de novembro, o Pontal de Maceió será palco do primeiro festival gastronômico organizado pelo chef estrela Michelin, Emmanuel Ruz. O evento vai reunir chefs de Belém do Pará, Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, terá aulas de gastronomia para adultos e crianças e dois jantares exclusivos nos hotéis Vila Selvagem e Jaguaríndia Village.

    Jantar a quatro mãos, menu inovador, degustação de pratos, aulas de culinária e participação dos hotéis, restaurantes, bares e cantinas do Pontal de Maceió reunindo chefs de cozinha em momentos raros, criativos e descontraídos. Este é o ambiente excepcional e amigável que vai receber de, 18 a 21 de novembro, o encontro do melhor da culinária franco-brasileira.

    Organizado pelo chef Emmanuel Ruz, condecorado com uma estrela Michelin, Master chef da França e Cordon d’Or da gastronomia do Principado de Mônaco, a primeira edição do Festival do Pontal de Maceió receberá os chefs Ivo Faria e Flávio Trombino “Xapuí”, de Belo Horizonte, a chef Louise Benevides, de Fortaleza, o chef Paulo Anijar, de Belém do Pará, os chefs Vitor e André Generoso, de Maceió e o chef francês, Jean-Baptiste Natali.

    “A ideia central deste evento surgiu do desejo de celebrar a arte culinária em geral e a gastronomia cearense, ao mesmo tempo proporcionar o encontro entre culturas diferentes. Seja na Europa, em outras partes do Brasil ou neste lindo lugar, que é o Pontal de Maceió, que escolhemos nos instalar. Há muito tempo sonhava com um encontro regido sob o signo da partilha e da diversidade cultural”, comenta o chef Emmanuel Ruz.

    abertura do festival no dia 18 de novembro é marcada com um jantar no hotel Vila Selvagem, que vai reunir todos os chefs com menu em quatro tempos. E outro destaque fica para o jantar de gala que será oferecido no novo hotel de luxo da região, o Jaguaríndia Village, com menu elaborados pelos chefs Paulo Anijar, Louise Benevides, Ivo Faria, Flavio Trombino.

    Transmitindo e Compartilhando conhecimento

    Aulas e workshops com os chefs irão ensinar os moradores regras simples e técnicas fáceis para o preparo de alimentação saudável todos os dias. Em contrapartida, os chefs e visitantes terão o prazer de conhecer a cozinha tradicional à base de caju, mandioca, coco, peixes da pesca artesanal, além de outras exemplos que contribuem com o desenvolvimento econômico local e sustentável. Para esta ocasião, o Cachaju, coquetel à base de caju e cachaça, criado por profissionais da alimentação do Pontal de Maceió, será servido em todos os bares e restaurantes da cidade. O festival também tem como objetivo desenvolver práticas ecológicas com os agricultores da região.

    Três pontos de venda de alimentos serão instalados na praça do Pontal de Maceió, onde os moradores e visitantes costumam se encontrar. Todos serão conectados a estandes de produtores locais, o que irá estimular o intercâmbio entre chefs, produtores e público em geral.

    Para os organizadores, também foi fundamental que as crianças de Pontal de Maceió participassem da festa e elas terão suas próprias oficinas de culinária para despertá-las de forma lúdica e sensorial.

    A população mais carente da região receberá refeições elaboradas pelos chefs ratificando o cunho social e equidade da proposta do evento.

    Para mais informações acesse: https://www.instagram.com/festivalgastronomicopontal/

    Programação completa e estabelecimentos participantes:

    Quinta-feira, 18 de Novembro

    Hotel Vila Selvagem – Jantar privado

    Informações e reservas: +55 (88) 9 9990-5555

    Aperitivo drinks: Coquetel de Festival de Cajurinhas

    Amuse bouche 3 peças: chef Emmanuel Ruz (Pontal de Maceió)

    Entrada: Chef Paulo Anijar (Belém)

    Prato principal: Chef Jean-Baptiste Natali (França)

    Sobremesa + Mignardises: Louisa Benevides (Fortaleza)

    Presença de Ivo Faria e Flavio Trombino.

    Sexta-feira, 19 de novembro

    Aulas de culinária das 14 às 17h

    Na Associação de Moradores de Pontal organizado pela escola ‘Emília Queiroz’ para crianças do 8º ano com os chefs: Emmanuel Ruz, Jean Baptiste Natali, Louisa Benevides et Paulo Anijar

    Café das Artes

    Encontro com chefs a partir das 18h. Jantar para público, sem reserva, a partir das 19 horas com os chefs: Emmanuel Ruz, Jean Baptiste Natali, Louisa Benevides e Paulo Anijar

    Hotel Pausa – Jantar a quatro mãos

    Com Chef Ivo Fario e Bruno Teixeira, proprietário do Pausa

    Informações e reservas: (88) 98154-6382

    Restaurante Villa Caiçara – Jantar a quatro Mãos

    Com Chef Flavio Trombino (Xapuri)

    Informações e reservas: (85) 99992-7108

    Sábado 20 de novembro

    Aulas de culinária das 14 às 17h

    Na Associação de Moradores de Pontal organizado pela escola ‘Emília Queiroz’ para crianças do 9º ano com os chefs: Emmanuel Ruz, Jean Baptiste Natali e chef Bruno Teixeira, do Hotel Pausa

    Café das Artes

    Encontro com chefs a partir das 18h. Jantar para público, sem reserva, a partir das 19 horas com os chefs: Emmanuel Ruz, Jean Baptiste Natali e chef Bruno Teixeira, do Hotel Pausa

    Jaguaríndia Village Jantar de Gala a partir das 19h30

    com os Chefs Paulo Anijar (Belém), Louise Benevides (Fortaleza), Ivo Faria e Flavio Trombino (Minas Gerais)

    Domingo 21 de novembro

    Café da manhã especial na Padaria Zeste de Pontal:

    Informações e reservas: + 55 8898180-2368

    Casarão da Praça

    Presença dos chefs na praça às 18h do Casarão para um drink e tour pela praça para encerramento

    Demais estabelecimentos da região

    Bar Show de Bola (88) 98122-0765

    Zeste (88) 98180-2368

    Casarão da Praça (88) 99987-0130

    CavalAventure (88) 98126-1037

    Boteco do Joabe (88) 98870-8636

    Pizzaria Terraza Sul Mare (85) 999325982

    Restaurante Selena (85) 99795-6051

    Pizarria Vila Braga (85) 98404-3421

    Mandacaru (88) 98161-2121

    Vila Caiçara (85) 99992-7108

    Sabor na Brasa Pontal (88) 994932964

    Barraca Caranguejada da rainha (88) 981679371

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here