Fatia importante do mercado

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Pizzarias têm apostado em sabores e formatos inovadores para atrair e impressionar os consumidores

O brasileiro ama pizza! E isso não é só uma expressão. Estamos entre os países mais consumidores do produto no mundo, com cerca de um milhão de pizzas produzidas por dia, segundo um levantamento da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, feito em 2018.

A pesquisa ainda aponta que desse número, 572 mil são consumidas somente no estado de São Paulo. A capital do estado é a segunda cidade que mais consome o item no mundo, perdendo só para Nova York, nos Estados Unidos. Nesse cenário, também há muita criatividade para alcançar o maior número de consumidores.

Criatividade e inovação

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“Hoje, mais do que nunca, o consumidor anseia pelo novo. Os clientes querem ser surpreendidos e é nosso papel trazer essa inovação”, afirma Flávia Molina, CMO da Domino’s Pizza no Brasil

Flávia Molina é CMO (Chief Marketing Officer) da Domino’s Pizza no Brasil, maior rede de entregas de pizzas do mundo e que produz alguns sabores diferentes, como as pizzas de pão de alho.

“A criatividade e a inovação estão entre os nossos atributos e isso se reflete também no desenvolvimento dos nossos sabores de pizza. A de pão de alho, por exemplo, foi um sabor especial criado para o Dia da Pizza. O sucesso foi tanto que resolvemos incorporar no cardápio de todo o Brasil. Só em 2020 tivemos quatro lançamentos: a pizza brotinho de Ovomaltine, o Alho Roll, a pizza de pão de alho e as entradas de frango. O nosso consumidor adora experimentar as novidades”, destaca ela.

Flávia Molina cita a importância de observar como o consumidor receberá os produtos diferentes, para saber se o item deve se tornar fixo nos cardápios da pizzaria ou não.

“Ao trazer novidades para o cardápio, por exemplo, um dos principais pontos de atenção é observar a resposta do consumidor para aprimorar cada vez mais o produto e até para definir se ele deve ser sazonal ou fixo, como o caso da pizza de pão de alho”, salienta ela.
Flávia Molina também comenta sobre a importância de levar inovações para o consumidor.

“Hoje, mais do que nunca, o consumidor anseia pelo novo. Os clientes querem ser surpreendidos e é nosso papel trazer essa inovação. Esse é um compromisso da Domino’s Pizza, no Brasil e no mundo”, afirma ela.

Experimentação e engajamento

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“Criar produtos originais é um ímã de experimentação e curiosidade”, diz Rafael Augusto, diretor de marketing do Grupo Patroni

O Grupo Patroni, rede de restaurantes em praças de alimentação que tem menu expresso de especialidades italianas, pizzas, chopp, lançou o “Pizza Burger”, que como o nome já sugere é uma mistura de pizza e hambúrguer.
Rafael Augusto, diretor de marketing da empresa, fala sobre o produto e se inovações como esta atraem o público.

“Sim (atraem), montamos uma plataforma para sugerir a categoria de burgers, com o ‘Pizza Burger’. A ideia é oferecer mais um item core de vendas, dentro do conceito italiano da Patroni, onde o pão do burger é representado pela nossa massa de pizza com a mesma receita desde 1984, assada em forno a lenha. O produto atrai experimentação e é relevante para a oxigenação do mix”, afirma.

O profissional conta como surgiu a ideia de criação do produto, creditando-a à vontade de inserir os burgers em seu cardápio, sem perder o conceito italiano que caracteriza a Patroni.

“Pretendíamos oferecer a única categoria core de vendas em alimentação fora do lar que até então não tínhamos – a de burgers. Inicialmente, a ideia de usar o pão tradicional de sanduíche não se encaixou no conceito italiano da marca, então ajustamos o produto com a nossa massa de pizza – assada em forno a lenha – para fazer o papel do pão no sanduíche”, afirma.

Entre os benefícios e cuidados de se trabalhar com produtos fora do convencional, Rafael Augusto destaca o engajamento que as inovações trazem e a preocupação de não se perder o conceito e características da marca ao buscar produzir “fora da curva”.

“Gerar experimentação e buzz, divulgação em mídia para engajamento, além de originalidade no menu. O produto tem sempre de estar encaixado dentro do conceito da marca e da categoria de cozinha em que atua”, frisa.

Rafael Augusto exalta a inovação nos produtos, afirmando que isso acaba caracterizando a marca como criativa, levando os consumidores a saberem que sempre terão novidades, despertando a curiosidade deles.

“Criar produtos originais é um ímã de experimentação e curiosidade. Os lançamentos sazonais feitos de maneira consistente e sempre com certa frequência acabam por caracterizar o poder de criação e elasticidade da marca, gerando diferenciação no mercado e deixando a mensagem de que ‘sempre tem coisa nova’ para consumidor”, diz ele.

Tendências

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Erik Momo é sócio-proprietário da 1900 Pizzeria, que oferece inovações em seus produtos. Entre essas inovações esteve o GiroMilho, uma parceria entre a pizzaria e a Paçoquita, marca da Santa Helena, indústria de produtos à base de amendoim

Erik Momo é sócio-proprietário da 1900 Pizzeria, que oferece inovações em seus produtos. Entre essas inovações esteve o GiroMilho, uma parceria entre a pizzaria e a Paçoquita, marca da Santa Helena, indústria de produtos à base de amendoim. A receita é uma variação da tradicional sobremesa registrada GiroMille, sendo ela feita com massa de pizza e recheada com paçoca e com doce de leite.

“Sempre buscamos atualizar nossos produtos com ingredientes de qualidade e alguns com tendência de mercado como queijos e chocolates veganos. O GiroMille é uma sobremesa que é registrada por nós e é uma receita familiar secreta. Dela sai a versão do GiroMilho para o mês de junho, festa junina. Acabamos de lançar uma pizza chamada Pizza in Pala, feita por blend de farinhas italianas e servida em fatias crocantes”, afirma.
Erik Momo também fala mais sobre a mais nova criação da 1900 Pizzeria, a Pizza in Pala, contando como surgiu a ideia, oriunda do interesse de oferecer um produto diferente aos seus clientes.

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“Sempre buscamos atualizar nossos produtos com ingredientes de qualidade e alguns com tendência de mercado como queijos e chocolates veganos”, diz Erik Momo, sócio-proprietário da 1900 Pizzeria

“A massa de fermentação longa é aberta suavemente e a ideia veio em trazer uma pizza diferente aos paulistanos, que já existe na Itália e é bem diferente do que a tradicional servida na 1900. A Pizza in Pala é um estilo romano e a massa é leve, mais alta e ao mesmo tempo leve”, destaca.

Erik Momo ressalta os principais benefícios, cuidados e a importância de oferecer produtos fora do convencional para os clientes.

“Versatilidade em oferecer ao nosso cliente novidades, tendências e produtos de máxima qualidade. Sempre saber se interessa mesmo ao público fiel àquela casa, se os ingredientes são de referência, se a equipe está bem treinada para produzir a massa fielmente e com uniformidade. Mostrar a referência que somos para as pizzarias no Brasil e aos nossos clientes”, afirma.

Novas percepções e sensações

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“Acreditamos em parcerias que somem ao nosso trabalho e permitam novas experiências aos consumidores”, afirma Tiago Garcia Leal, gerente de marketing e inovação da Santa Helena, empresa que se uniu à 1900 Pizzeria

Tiago Garcia Leal é gerente de marketing e inovação da Santa Helena, empresa que se uniu à 1900 Pizzeria. Ele diz o que leva a indústria a firmar parcerias com o setor e quais resultados foram proporcionados pela estratégia.

“Acreditamos em parcerias que somem ao nosso trabalho e permitam novas experiências aos consumidores. Toda ação que traga uma nova possibilidade de consumo e que esteja de acordo com as nossas diretrizes de padrão e qualidade é muito bem-vinda. Sempre avaliamos a junção de sabores que proporcionem uma nova percepção e novas sensações na degustação, pois isso amplia a maneira como os produtos Santa Helena se apresentam ao mercado e chegam aos consumidores de diversas idades e perfis. As parcerias com a 1900 Pizzeria (Giromilho) e com a Pizza Estupenda, por exemplo, permitiram ampliar ainda mais o conhecimento de marca e mostrar a versatilidade dos produtos da empresa e a forma como eles atendem a diferentes propostas. Nos casos mencionados, as marcas Paçoquita e Cuida Bem adicionaram ao sabor diversão e saudabilidade, respectivamente”, ressalta.

Tiago Garcia Leal também foi questionado sobre a Paçoquita ou outros produtos da companhia serem aderentes ao movimento cada vez maior por pizzas diferenciadas, que fogem dos sabores convencionais, e afirmou que essa participação é importante para o produto se manter atual.

“Paçoquita tem uma história de tradição e credibilidade, e para mantê-la sempre moderna, relevante e divertida, apostamos em parcerias que realcem seu sabor em combinações que agradam ao público, como as pizzas. Tão apreciada pelos brasileiros e versátil em sabores, é um alimento que permite que a Paçoquita esteja presente de forma a promover novas experiências e também novas sensações ao paladar, com foco em satisfação e potencialização de sabores. No universo das pizzas, a inovação é uma constante e aguardada pelo público, e por termos produtos capazes de contribuir para a construção de combinações atrativas e saborosas, estamos sempre atentos a parcerias nesse setor”, afirma.

Domino’s
www.dominos.com.br
Patroni
www.patronipizza.com.br
1900 Pizzeria
1900.com.br
Santa Helena
loja.santahelena.com

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