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Prato brasileiro mais famoso no Instagram, tapioca ganha cada vez mais fãs dentro e fora do Brasil

A tapioca é cada vez mais um sucesso por todo o país. E esse sucesso tem se refletido também no mundo virtual, já que o prato marca grande presença nas redes sociais, em especial no Instagram.

De acordo com um estudo da empresa holandesa Thuisbezorgd.nl, a tapioca é o prato brasileiro mais popular na rede social de fotografias, sendo a hashtag relacionada a uma receita mais utilizada na plataforma no Brasil. As diversas possibilidades de apresentações, a preferência dada por muitos influencers, a facilidade no preparo, entre outros, estão entre os pontos que explicam todo esse êxito.

Crescimento e consolidação

Júlio Cezar de Berredo Neto, proprietário da Tapiocaria.com, fala sobre o sucesso do produto nas redes sociais e no dia a dia do estabelecimento, creditando-o às mudanças de hábitos da população e à forma com que a própria empresa enxerga seu produto.

“Além de acreditarmos muito no produto, existe a questão da mudança de hábitos das pessoas em consumirem produtos diferenciados. A tapioca com certeza chegou para ficar e cada dia mais crescer devido também à grande aposta na variedade de recheios que podem ser agregadas, além dos pratos completos que são crepiocas e omeletes”, afirma ele.

Segundo Júlio Cezar Neto, o sucesso da tapioca no Instagram tem a ver com a apresentação dos pratos. “A razão do sucesso é o capricho que as tapiocarias (de modo geral) estão tendo cada vez mais na forma de apresentação dos produtos e seus recheios. Isso com certeza está despertando uma vontade de continuar comendo ou para quem nunca comeu dá a oportunidade de experimentar”, diz ele.

Perguntado se a versatilidade do prato interfere nesse sucesso, o empresário confirmou, dizendo que é fácil adaptá-lo ao gosto dos consumidores ou a regionalismos. “Com certeza e por isso o mercado das tapiocas só cresce. Você pode colocar desde uma opção mais leve ou fit até mesmo uma opção bem suculenta. A vantagem de trabalhar com o prato é que você pode colocar recheios inusitados ou de acordo com a cultura do estado ou país”, destaca.

Ultrapassando fronteiras

Dúnia Milagres Bernardes, proprietária da tapiocaria Casa de Taipa, afirma que o meio digital reflete a realidade, já que a tapioca é cada vez mais conhecida e querida por suas diversas qualidades.

“Eu não sabia do estudo dessa empresa holandesa, e isso é uma informação muito legal. Eu acho que o meio digital acaba refletindo a realidade. A tapioca é um prato versátil, muito fácil de preparar, com baixo teor de gordura, você pode fazer de várias formas diferentes”, destaca.

Dúnia Bernardes ainda fala sobre as possibilidades de expansão na comercialização do produto. “A tapioca ser o produto brasileiro mais popular no Instagram é uma marca superimportante. Já existe o interesse de outros países com a tapioca”, afirma ela.

Feita para o sucesso

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“Sabemos que a tapioca já é adorada pelos brasileiros há muito tempo e que ela representa muito o dia a dia das pessoas. Com o dadinho de tapioca, buscamos transformar esse ingrediente maravilhoso num produto ainda melhor e que em pouquíssimo tempo já se tornou parte da cultura brasileira”, afirma Gabriel Horn, diretor de canais digitais da Haru’s

Gabriel Horn é diretor de canais digitais da Haru’s, empresa que trabalha com dadinhos de tapioca. Ele comenta sobre o sucesso do prato nas redes sociais. “Acreditamos que se deve ao fato de ser um produto com um ótimo custo-benefício, saudável, com inúmeros benefícios à saúde, e por ser fácil e rápido de se preparar. Além disso, é um produto que pode ser facilmente combinado com diversos ingredientes e se encaixa praticamente em qualquer momento de consumo. No Instagram podem ser encontrados diversos conteúdos que ensinam formas fáceis de prepará-lo e como consumir o produto”, destaca.

Sobre os produtos da Haru’s, Gabriel Horn afirma que há uma grande procura no dia a dia. “Os dadinhos possuem uma enorme procura no dia a dia. Acreditamos que se deve ao fato de se tratar de um produto único, extremamente saboroso, muito fácil de ser preparado (apenas 15 minutos na air fryer) e ainda por ser um produto clean label, isto é, possui apenas 5 ingredientes na fórmula: leite, tapioca, queijo mineiro, sal e pimenta. Além disso, não contém glúten nem qualquer tipo de conservantes”, afirma.

Gabriel Horn também destaca a importância de entregar produtos de qualidade para os consumidores. “Por ser um produto extremamente querido pelos brasileiros, temos a responsabilidade de entregá-lo com uma enorme qualidade para nossos clientes. Além disso, temos a oportunidade de representar de forma espetacular a cultura brasileira. Temos muito orgulho de produzir o Dadinho de Tapioca do Brasil e mais ainda de podermos levá-lo para o mundo inteiro, como já fazemos exportando para países como Canadá e Japão”, afirma ele.

Por fim, Gabriel Horn comenta sobre as possibilidades de usar a popularidade da tapioca nas redes sociais para ações de marketing que explorem todo esse potencial, contando que a empresa já busca se conectar ao consumidor com estratégias de aproximação e valorização da cultura nacional.

“Sabemos que a tapioca já é adorada pelos brasileiros há muito tempo e que ela representa muito o dia a dia das pessoas. Com o dadinho de tapioca, buscamos transformar esse ingrediente maravilhoso num produto ainda melhor e que em pouquíssimo tempo já se tornou parte da cultura brasileira. É um produto extremamente versátil que pode ser consumido nas mais diversas ocasiões, como numa reunião de família, naquela resenha com os amigos, reuniões de trabalho e até para festas e eventos. Por isso, gostamos muito de levar para o nosso marketing a cultura brasileira, do Oiapoque ao Chuí, e que nossos clientes se sintam sempre muito bem representados”, afirma ele.


Tapiocaria.com
www.instagram.com/tapiocaria.com_
Casa de Taipa
www.instagram.com/casadetaipatapiocaria
Haru’s
comaharus.com.br

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