Experiência significativa

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    O Grupo Mr. Bey Alimentos selou em 2013 a união das empresas Mr. Bey Sobremesas e Alibey, que produz alimentos especiais, destacando-se a coalhada seca e o homus. Mas, mesmo antes da criação do grupo, as marcas já se uniam quando o assunto era a gerência. Em 2006, Fernando Ruas assumiu a Gerência Comercial das duas empresas e, em 2009, ele assumiu também a Gerência de Marketing, tornando-se um dos grandes destaques das duas marcas.

    No início de 2013, Ruas foi designado para ocupar a Superintendência Comercial e Marketing do recém-criado grupo Mr. Bey Alimentos, passando a ser responsável pelas áreas de Marketing, Comercial e Pesquisa e Desenvolvimento. Um reconhecimento grande para ele que está há 14 anos dedicando-se ao reconhecimento e à qualidade dos produtos e do grupo Mr. Bey.

    O esforço compensa

    Desde muito cedo, o esforço é realidade para Ruas. Logo aos 14 anos, ele ingressou no mercado como contínuo, realizando trabalhos de entrega e coleta, transações bancárias simples, entre outras tarefas solicitadas, em uma grande empresa de prestação de serviços.

    Já aos 16 anos, ele foi promovido e começou a trabalhar no setor de Recursos Humanos da empresa. Na época, estava concluindo o curso de técnico em contabilidade.

    No início do ano 2000, quando tinha 19 anos, Ruas começou uma parceria com os sócios da Alibey, empresa que era “praticamente uma startup ainda muito pequena”, segundo ele. Com o crescimento da empresa ao longo dos primeiros anos, Ruas trabalhou para conseguir formar uma equipe de vendas. Em meados de 2004, ele se destacou por gerenciar um trabalho comercial com uma linha de sobremesas especiais da Nestlé junto aos produtos Alibey durante 1 ano, trabalho que considera como uma de suas melhores contribuições para o crescimento da Alibey e criação da Mr. Bey, em 2006.

    O trabalho na Mr.Bey é gratificante para Ruas, que cursou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP), e preza a ética do grupo e de seus sócios: “Isso é uma base muito importante sem a qual eu não conseguiria desenvolver meu trabalho da maneira que gosto. O fato de ser uma empresa familiar, mas onde prevalecem a meritocracia e a gestão profissional da empresa, também é outro aspecto que considero extremamente importante e um dos principais motivos de eu estar há 14 anos aqui”, diz.

    Dificuldades e oportunidades

    O mercado de sobremesa e de alimentos especiais tem um bom espaço no país, mas apesar de a produção aumentar a cada ano com novos pedidos, é possível destacar as dificuldades enfrentadas por essa indústria atualmente. “Os mercados são extremamente desafiadores, principalmente para o de sobremesas prontas congeladas. A começar na questão da fabricação em si, em que há uma dificuldade grande de encontrar equipamentos nacionais para automação de produtos onde o aspecto artesanal é uma das características mais valorizadas”, pondera Ruas.

    Ele comenta também sobre o desafio da distribuição dos produtos, que é preocupante tanto no que diz respeito às sobremesas congeladas quanto para toda a cadeia de frios e produtos in natura.“Passando pela questão logística, em que o mercado oferece poucas opções de transportes que garantam uma qualidade adequada dos produtos, considerando que estamos em um país com dimensões continentais e cuja infraestrutura de transportes deixa muito a desejar”.
    Mas isso não é, para ele, motivo de desânimo na produção.“Em contrapartida, impulsionado pelo crescimento dos setores de varejo e principalmente de food service, o mercado de sobremesas apresenta enormes oportunidades para quem está se preparando adequadamente”, afirma.

    Uma dica que Ruas dá para aqueles que passam por situação parecida é que, além de uma preparação adequada, o empresário precisa de muito planejamento. “Estude o mercado, planeje-se e contrate bons profissionais. Feitas essas coisas, serão necessários muito suor, paciência e resiliência”.

    Food Service está em alta

    Hoje, o food service representa cerca de 70% dos negócios da Mr. Bey Alimentos. O setor é considerado pela empresa o mercado-alvo e, por isso, a marca tem um cuidado constante em entender as necessidades desse segmento como base principal de todos os planejamentos do negócio. A Mr. Bey conta com produtos padronizados e pensados para diversos tipos de clientes do setor e ainda possui uma rede de distribuidores que cobre os grandes centros de consumo de 19 estados brasileiros, apontada por Ruas como muito boa e eficiente.

    As principais linhas de produtos do grupo Mr. Bey em ambos os mercados, food service e varejo, são, na marca Mr. Bey Sobremesas, o Petit Gateau e Torta Holandesa. Já na Alibey, a Coalhada Seca e o Homus. Mas há as demais linhas como a de Brigadeiros, Brownies e Mousses, variedade que, ao todo, somam cerca de 58 produtos procurados e apreciados por uma grande quantidade de clientes. E o portfólio deve aumentar. Novos produtos são as principais metas da empresa para este ano. “Em 2014, teremos grandes novidades, principalmente na Mr. Bey Sobremesas”, diz Ruas, que acrescenta que todas as decisões e projetos são amplamente pesquisados junto ao consumidor final. “A principal fonte de novos produtos da Mr. Bey Alimentos são nossos clientes. Procuramos entender as necessidades, fazendo pesquisas internas em nossa própria base de clientes. Além disso, temos uma ‘mente criativa’, que é a de nosso sócio-diretor, Marcelo Beyruti. Ele, baseado em seus conhecimentos técnicos e suas pesquisas no exterior, traz diversas ideias que procuramos traduzir em produtos deliciosos”.

    O crescimento constante do setor no ano passado gera uma posição mais confortável para ousar e ampliar os investimentos no food service ao longo desse ano. “Procuro sempre ser otimista. Acredito que o crescimento verificado nos últimos anos do setor de food service e também do varejo vai continuar. Entendo que o nível de profissionalização dos operadores está cada dia melhor e a demanda dos consumidores por produtos de qualidade e de empresas sérias e éticas está cada vez maior. Acredito que haverá um fortalecimento maior dos distribuidores, que serão cada vez mais especializados e estruturados, como principal canal de vendas das indústrias” afirma Ruas. Ele acredita que a Mr. Bey acompanhará o crescimento do mercado, mas se preocupa com a possível instabilidade política por conta das eleições e da Copa do Mundo de Futebol.

    Confiança no trabalho

    O trabalho pesado só agregou valor à profissão de Ruas. Ele, que conhece o mercado em que atua e a empresa que trabalha há tanto tempo, já desbravou as diversas áreas que compõem a Mr. Bey e garante que todas elas contribuíram para chegar até na área em que ele está hoje. Todas foram boas memórias para o currículo e para a vida. “Foram tantas experiências que fica difícil até de listar. Passei praticamente por todos os setores da empresa e o que mais aprendi é a necessidade de trabalhar com um bom planejamento e nunca se render ao famoso ‘isso não é possível’. Minha expectativa é continuar crescendo com a Mr. Bey. Já são 14 anos de parceria e está sendo fantástico trabalhar com profissionais motivados e que ‘fazem acontecer’. Gostar do que faz e estar em um lugar onde se é valorizado é extremamente gratificante”, finaliza.

    Mr.Bey Alimentos
    www.mrbey.com.br

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