Eventos II: Milhões em negócios

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    Primeira edição da ANUFOOD Brazil repercutiu favoravelmente

    A primeira edição da ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, realizada em São Paulo, no último mês, foi um sucesso. Estima-se que os negócios gerados no evento fiquem entre U$ 10 e U$ 15 milhões. A ANUFOOD é inspirada na ANUGA, que é realizada há mais de cem anos na Alemanha. Assim como naquele país, o evento no Brasil é organizado e promovido pela Koelnmesse.

    No encontro, as marcas expositoras do Brasil e do mundo foram divididas em dez setores: Agrifoods; Meat; Chilled & Fresh Food; Dairy; Drinks & Hot Beverages; Fine Food; Bread & Bakery; Organic; Sweets & Snacks e Food Service. Também havia pavilhões temáticos da Argentina, Alemanha, Países Árabes, entre outros.

    Ao longo da programação, a feira recebeu, ainda, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e Gustavo Junqueira, Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Ambos confirmaram seu apoio e compromisso para as próximas edições.

    “Estamos muito felizes com os resultados da primeira edição da ANUFOOD Brazil 2019. Foram dois anos de muito trabalho. Desde o início do projeto, a Koelnmesse recebeu o apoio GV Agro (Fundação Getúlio Vargas), nosso parceiro estratégico na realização do evento e do congresso, além das principais entidades do setor. Reunimos mais de 200 marcas expositoras de 20 países e recebemos um público qualificado de 7.395 visitantes, durante os três dias de evento. O retorno também foi bastante positivo entre os expositores e visitantes em relação às atrações simultâneas em parceria com a Abrasel, BaresSP e Fiesp/Senai”, destaca Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Brasil.

    O profissional ressalta que a ANUFOOD Brazil é a única feira exclusiva de alimentos e bebidas no país que é totalmente focada na realização de negócios para esse mercado. “A segmentação do evento, dividido em dez setores, é uma prática da Anuga que trouxemos para o evento, para facilitar a visita dos compradores. Além disso, a feira é pioneira na promoção do agronegócio brasileiro e seus produtos in natura e típicos de cada região. Esses são pontos que a diferenciam das outras feiras que ocorrem no país. Expositores e visitantes tiveram a oportunidade de ampliar seus negócios em todos os níveis, tanto no mercado interno quanto no mercado externo, para aqueles que desejam exportar os produtos brasileiros. A organização identificou os principais compradores no Brasil e ao redor do mundo por meio da rede global de eventos da Koelnmesse, para garantir a consolidação de parcerias na feira”, diz.

    Para Facchinetti, a realização da ANUFOOD Brazil confirma o potencial do setor de alimentos e bebidas não somente no país, mas em todo o mundo. “Dessa forma, estamos no caminho certo e fortalecemos a nossa participação nesse segmento da indústria. O Brasil é o mercado mais importante para a Koelnmesse na América do Sul e um player cada vez mais relevante no cenário mundial da produção de alimentos”, afirma.

    A segunda edição da feira já tem data certa para acontecer: de 9 a 11 de março de 2020, no São Paulo Expo. “Nosso plano é expandir as atividades simultâneas à feira, mantendo também o congresso e a rodada de negócios. Esse modelo de trazer experiência ao visitante deu muito certo e seguiremos com muitas novidades para a próxima edição. Para isso, já temos a confirmação do apoio das principais associações do setor, que vão continuar do nosso lado”, frisa Facchinetti.

    Eventos II: Milhões em negóciosAlinhamento

    Gerson Mantovani, diretor comercial de food service da BRF, afirma que a primeira edição da ANUFOOD no Brasil mostrou que o mercado doméstico de food service está bastante maduro e competitivo, alinhado às principais tendências mundiais. “A feira contribuiu com a troca de experiências e informações entre empresas e clientes e, nesse sentido, foi uma excelente oportunidade para BRF, visto que esse segmento voltou a ser uma de nossas prioridades”, afirma ele.

     

    O profissional relata que, na ocasião, foram feitos contatos importantes e trocas de experiências. “Comunicamos a esse público sobre nosso amplo portfólio de produtos, capaz de atender a qualquer cliente que vai desde pequeno, passando pelo médio até as grandes redes, varejistas e transformadores. Conseguimos mostrar para os clientes como podemos atendê-los, não somente com a oferta de produtos, mas também com a expertise de transformação, por meio de receitas elaboradas pelos chefs consultores da BRF. Isso tudo foi muito enriquecedor e é parte da nossa estratégia de negócio, ser cada vez mais parceiro, entregar soluções que facilitem o dia a dia dos clientes. Além disso, foi durante a ANUFOOD que divulgamos o primeiro lançamento do ano da BRF para o food service, o presunto Perdigão. O novo produto entrega atributos desejados pelos clientes desse segmento, entre eles, rendimento, formulação equilibrada, qualidade de fatiamento e tradição, este último reflexo dos mais de 80 anos da marca Perdigão no mercado brasileiro”, salienta.

    Mantovani também destaca números do food service e frisa por que é importante marcar presença em eventos como a ANUFOOD. “O mercado de alimentação fora do lar deve movimentar cerca de R$ 226,1 bilhões em 2020, segundo estudo GS&NPD para o Instituto FoodService Brasil. Diante desse mercado promissor, a BRF estabeleceu um plano para tornar o segmento de food service uma plataforma estratégica de seu negócio. Portanto, eventos como a Anufood Brasil nos ajudam a tangibilizar parte dessa estratégia. Recentemente, reestruturamos o time interno de atendimento ao food service e isso nos permitirá avançar com mais rapidez a partir de agora. Estamos otimistas com as perspectivas do setor”, ressalta.

    Eventos II: Milhões em negóciosPresença

    A Mult-Grill, para evidenciar e consolidar a marca no mercado, está sempre presente nas maiores e melhores feiras do segmento food service, segundo Cintia Macedo, diretora de marketing da empresa. E a ANUFOOD, por ser a primeira edição no Brasil, surpreendeu positivamente, conforme pondera a profissional.

    “Ótima feira, bem movimentada e com visitantes qualificados”, diz. “Apresentamos lançamentos, revemos clientes, aumentamos a nossa rede de contatos, realizamos negociações e fortalecemos a marca Mult-Grill Express”, ressalta.

    Relevância

    A Friboi e a Seara, marcas da JBS, também marcaram presença na feira. A empresa classifica a participação como positiva. “São Paulo é um mercado bastante relevante para a Friboi e a Seara, então é importante ter um espaço para estreitar relacionamento com os nossos clientes e prospectar oportunidades de novos negócios para a companhia”, destaca a organização.
    A empresa afirma que a ligação entre a ANUFOOD e a Anuga, uma das mais importantes feiras do setor alimentício no mundo, foi decisiva para a sua participação. “O evento foi mais uma boa oportunidade para demonstrar a qualidade dos nossos produtos e nosso portfólio de alto valor agregado, como a 1953 Friboi e a Seara Rotisserie DaGranja, por exemplo, que fizeram bastante sucesso entre os presentes na feira”, pontua a companhia. “A JBS considera importante aproveitar todas as oportunidades que têm potencial de geração de novos negócios e a empresa espera que a feira siga crescendo em suas próximas edições”, frisa.

    Eventos II: Milhões em negócios

    Balanço

    Para Marcelo Proença, diretor comercial da Marfrig, o balanço do evento é muito positivo. “Para a companhia, participar de um evento como a ANUFOOD, que reúne toda a cadeia do mercado de alimentos e bebidas, e onde a Marfrig tem um papel relevante nesse mercado de proteínas, foi uma oportunidade de convidar os seus clientes para visitação e recebê-los no seu stand”, diz ele.

    No evento, a marca anunciou o lançamento do mercadomarfrig.com, projeto estratégico e pioneiro no setor frigorífico de vendas digital por meio do e-commerce B2B. “A companhia acredita nessa nova plataforma de vendas como um importante canal de atendimento ao nosso cliente. Nossa perspectiva é que esse novo formato proporcionará ao cliente uma nova experiência, acesso e comodidade, alinhado às novas tendências do processo de compra do cliente”, ressalta.

    O profissional também menciona por que é importante para a marca participar de um evento como esse. “A Marfrig é uma empresa brasileira com atuação global, somos uma das companhias líderes em carne bovina no mundo. Temos uma plataforma de produção localizada no eixo das Américas, uma atuação sustentável e somos reconhecidos pela qualidade de nossos produtos, que chegam às mesas em mais de 100 países. Participamos de feiras nacionais e internacionais como a Anuga, na Alemanha, expondo a qualidade dos nossos produtos. Dessa forma, faz todo sentido para a companhia participar de uma feira de alimentos como a ANUFOOD aqui no Brasil”, relata.

    Nome forte

    Para Junior Morais, diretor comercial da Mult-Solution, o evento foi muito bom e tem tudo para crescer no Brasil. “O nome da feira é muito forte”, ressalta ele. “Gostamos do público, foi bem direcionado”, diz.
    O profissional afirma que está aguardando o máximo de retorno dos clientes que visitaram o estande. “É importante participar de eventos como esse devido ao retorno dos clientes durante o ano, o que dará o sustento que a empresa necessita para continuar no mercado”, salienta.

    Expectativas

    Conrado Zenun, diretor da Café Ouro de Kaffa, afirma que a ANUFOOD 2019 superou as expectativas. O profissional ressalta que a participação na feira permite oferecer os produtos e preços da marca diretamente para os consumidores específicos do segmento.
    O diretor relata, ainda, os principais benefícios de a empresa participar de eventos como este. “A divulgação dos produtos da marca Ouro de Kaffa e a oportunidade de oferecer para degustação um produto especial, de qualidade recomendada e com preço justo, para um público selecionado com expectativa de bons negócios”, afirma.

    Contatos

    “A partir da feira, desenvolvemos contatos qualificados para negociação. A ANUFOOD reuniu importantes players do segmento de alimentos, oferecendo oportunidades no mercado interno e para exportações”, diz César Reis, diretor de exportação da M. Dias Branco.
    O profissional afirma que participar da feira é estratégico para a empresa, “como líder de mercado, pois desenvolvemos novos clientes e fortalecemos a relação com os atuais parceiros a partir da exposição de nossas marcas, como Adria, Richester, Vitarella, Piraquê, Isabela e Finna, entre outras”, diz. “Quando a Koelnmesse informou que traria a feira ao Brasil, tínhamos certeza da qualidade do evento, pois conhecemos o bom trabalho realizado na organização da ANUGA, uma das mais importantes feiras internacionais do segmento de alimentos, realizada em Colônia, na Alemanha, há mais de um século”, pontua.
    Reis ressalta que a M. Dias Branco valoriza as oportunidades de relacionamento com os clientes, divulgação das marcas da empresa e que está sempre engajada no desenvolvimento de novos negócios no Brasil e no exterior. “Por isso, a participação em feiras e eventos se torna fundamental na estratégia de crescimento da companhia”, diz.

    Diferenciais

    “Desde o lançamento da ANUFOOD Brazil, o evento se posicionou como uma feira exclusiva para alimentos e bebidas, e este foco permitiu que ela se diferenciasse das demais em relação ao público visitante”, afirma Graziela Luchini, diretora geral da Grani Amici. “Percebemos o evento como positivo para o posicionamento da nossa marca no mercado brasileiro, pois os visitantes puderam visualizar nossa linha completa de panificados sem glúten e sem lactose e a maioria se interessou pelos nossos produtos. Também recebemos visitas de importadores da América do Sul, como Uruguai, Paraguai e Chile, que hoje são nossos mercados-alvos para exportações. Ao ver todas as linhas que oferecemos para o mercado nacional, ficaram admirados com a variedade, a ótima apresentação e os principais diferenciais dos nossos panificados sem glúten, que são o sabor e a textura de excelente qualidade”, pontua.

    Eventos II: Milhões em negóciosEm relação às vantagens de participar da feira, Graziela destaca como principal benefício a oportunidade de a empresa expor toda a sua linha de panificados sem glúten e sem lactose para um público selecionado e interessado em novidades.
    “Também obtivemos destaque por sermos a única empresa gluten-free do setor Bread & Bakery, o que atraiu atenção dos visitantes que passaram pelo nosso corredor. Soma-se a isso a excelente apresentação do nosso estande e qualidade no atendimento ao público que nos visitou. Os visitantes também ficaram impressionados com as informações dispostas no painel do nosso estande que demonstram o crescimento do segmento de Panificados Sem Glúten no Brasil, com previsão de vendas para 2019 de R$ 417 milhões segundo reporte da Euromonitor International. O que para nós é de extrema relevância, pois estamos nesse mercado desde 2010 e acompanhamos de perto a evolução desse nicho que aumentou 243% em vendas entre os anos de 2013 e 2018”, salienta.

    Para a diretora geral, a importância da participação nesses eventos é a visibilidade que eles proporcionam à Grani Amici, “atraindo atenção de potenciais compradores que ainda não conhecem a empresa, ou mesmo daqueles que já a conhecem, porém não tiveram oportunidade de visualizar nossa apresentação completa com todos os produtos dispostos em gôndolas devidamente identificadas com nossa comunicação. Do mesmo modo, em feiras como essas podemos promover a degustação dos nossos panificados, que é o passo mais importante na conquista de futuros clientes”, afirma.

    Além disso, conforme Graziela, “o contato com consumidores finais se faz presente e permite que tais pessoas possam provar nossos produtos, reconhecê-los nas gôndolas dos mercados quando for às compras e recomendá-los para outras pessoas do seu convívio que possuam restrições alimentares relacionadas ao glúten, leite e lactose”, diz.

    Pizzas

    Henrique Coelho, diretor-regional Brasil da Le 5 Stagioni Academy / Scuola Italiana Pizzaioli, ressalta que o evento atraiu muita gente do setor de food service de modo geral, “e acredito que essa foi a proposta, pois é um evento generalista. Dentro dessa alta quantidade de pessoas, tivemos muitos contatos interessantes, pois a maioria dos nossos visitantes eram potenciais alunos, enquanto atuais ou futuros proprietários de pizzarias”, pontua ele.

    O profissional relata que a parceria com a Abrasel e o Instituto ConPizza permitiu que a empresa criasse, dentro de uma feira generalista, um ambiente especializado no setor pizza. “Trouxemos profissionais de alto nível, que fizeram apresentações sobre variações do produto pizza, partindo da explicação da receita, demonstração dos processos, técnica de abertura da massa, condimentação e cocção. Mas a parte da degustação foi a mais apreciada pelo público que lotou e aplaudiu muito todas as apresentações”, afirma.

    Para o diretor, o comparecimento em feiras de food service ajuda a reforçar a presença da Le 5 Stagioni Academy / Scuola Italiana Pizzaioli no Brasil, encontrando ao vivo com as pessoas que procuram e se interessam pelos cursos da empresa. “Também é uma ótima ocasião para encontrar ao vivo tantas pessoas que fazem parte do nosso corpo de ex-alunos e que nos trazem histórias sobre como o curso mudou para melhor o produto deles e a forma de trabalhar”, salienta.

    Iniciativa

    O palestrante, doutor em educação, José Luiz Tejon, afirma que a ANUFOOD é uma excelente iniciativa para colocar o Brasil atuando na linha de frente do agronegócio, “com a indústria da alimentação, o food service, o valor agregado, só conseguiremos dobrar o tamanho do nosso agronegócio com agregação de valor pós-porteira das fazendas, além de frutas e hortaliças”, frisa.

    Para Tejon, o benefício de participar de um evento como esse é “o de mostrar ao mundo nossa agroindústria, processamento, potencial de logística além da produção. O Brasil está dentro das 10 maiores economias do mundo e precisa ser muito mais percebido internacionalmente do que somos. Sem dúvida, um extraordinário evento para o comércio e o marketing brasileiro”, destaca.

    ANUFOOD Brazil
    www.anufoodbrazil.com.br
    Anuga
    www.anuga.com
    Koelnmesse
    www.koelnmesse.com/Koelnmesse/index-4.php
    GV Agro
    gvagro.fgv.br
    Abrasel
    Abrasel.com.br
    BaresSP
    www.baressp.com.br
    Fiesp/Senai
    www.fiesp.com.br/servicos/senai
    BRF
    www.brf-global.com
    Mult-Grill
    www.multgrill.com.br
    Friboi
    www.friboi.com.br
    Seara
    www.seara.com.br
    JBS
    jbs.com.br
    Marfrig
    www.marfrig.com.br
    Mult-Solution
    www.multsolution.com.br
    Café Ouro de Kaffa
    www.ourodekaffa.com.br
    M. Dias Branco
    mdiasbranco.com.br
    Grani Amici
    www.graniamici.com.br
    Le 5 Stagioni Academy / Scuola Italiana Pizzaioli
    le5stagioniacademy.com.br/index.html
    José Luiz Tejon
    www.tejon.com.br

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