Eventos: Grandes oportunidades de negócios

0

Fipan 2019 teve 55 mil visitantes e 350 expositores com 450 marcas

A Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business – Fipan 2019 foi realizada entre os dias 23 e 26 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é promovido pelo Sampapão — sigla que congrega a Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, o Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e o Instituto do Desenvolvimento de Panificação — e organizado pela Seven.

“A Fipan deste ano teve 350 expositores com 450 marcas, número maior do que o ano passado, com 38 mil m² de área de exposição, com expositores nacionais e internacionais. Foi uma feira repleta de novidades, e os negócios iniciados chegaram a R$ 1 bilhão, com 55 mil visitantes vindos de 1400 cidades brasileiras”, ressalta Antero José Pereira, presidente do Sampapão.

Conforme o profissional afirma, o food business cresceu e a feira trouxe lançamentos que permitiram que o visitante pensasse em seu empreendimento como um todo, para atender os seus clientes. “A Fipan é importante para todos os segmentos que ela abrange, incluindo o food business. Nela, o visitante vê as novidades, se recicla com cursos, assiste a concursos de panificação, confeitaria e pizzaria e descobre as tendências do mercado mundial”, frisa.

Para 2020, Pereira diz que as expectativas são de que o evento aumente, “continue o seu caminho e abranja um número maior de visitantes do que tivemos neste ano. Mudanças positivas na economia brasileira poderão fazer isso”, salienta.

Integração

“A feira Fipan vem se profissionalizando a cada ano e cada vez mais aumenta sua relevância junto ao segmento, não apenas no Brasil, mas também em âmbito internacional, tanto para visitantes como para expositores. Alcançando desde o ponto de venda até a grande indústria, o que contribui para maior integração, divulgação e implementação de novas tecnologias para o setor”, ressalta Milton Machado, diretor da Prática.

Conforme ele destaca, a marca “apresenta um vasto portfólio de soluções em equipamentos, tanto para panificação quanto para gastronomia. Na Fipan, feira voltada para o segmento de panificação, foi dada maior evidência aos produtos desse segmento, abrangendo desde o ponto-quente até a linha industrial. No ponto-quente, apresentamos uma nova linha de fornos vitrines modulares, com novo design e índices de automação e os Speed Ovens para finalização ultrarrápida de alimento como sanduíches e pizzas nas padarias. Na panificação média, focamos soluções para aumento de produtividade e rendimento, com equipamentos integrados na parte de preparação, como amassadeiras, divisoras, modeladoras, grupos automáticos, câmaras de fermentação, até ao assamento, com os fornos turbos, vitrines e lastros, complementando a solução com a linha de ultracongelamento profissional.
O grande destaque foi a linha industrial integrada, da farinha até o pão ultracongelado, totalmente automatizada e integrada, composta por: amassadeira basculante, alimentador contínuo, grupo automático (divisão e modelagem) e espiral de congelamento. Todas as soluções foram apresentadas para ajudar nossos clientes a alavancarem seus negócios e a preparar comida de qualidade e sem desperdícios”, pontua.

Para o profissional, é importante participar da Fipan “por ser uma grande oportunidade de estreitar nossas relações com clientes e parceiros, onde apresentamos muito mais que soluções, equipamentos, processos e conceitos, é o momento único para apresentarmos nossos valores, em especial o valor Dedicação ao Cliente, pois todo o nosso trabalho é feito para eles”, diz. “Pudemos colaborar ainda mais com o setor, tivemos a oportunidade de ser um dos patrocinadores da Fipan, ficamos orgulhosos de fazer parte de um evento tão grande e importante para o segmento. Também compartilhamos conhecimento, além das apresentações do nosso estande, nosso diretor de panificação, Angelo de Souza, ministrou uma palestra no Congresso Fipan ‘A Quarta Onda’, com o tema: ‘Eficiência Energética em Tempos 4.0’. Todas as atividades contribuíram para o fortalecimento da marca, para confirmação de estarmos no caminho certo em contribuir com importantes soluções e ajudar nossos clientes e parceiros a alavancarem seus negócios. Agradecemos a Food Service News pela oportunidade e por realizar a cobertura deste evento grandioso para o segmento de panificação”, finaliza.

Oportunidade

Segundo Joicelena Fernandes, gerente executiva de marketing de food service da BRF, por mais um ano, a feira foi uma excelente oportunidade para a marca fortalecer o seu relacionamento com o canal de padarias e restaurantes, além de se aproximar de potenciais clientes. “A companhia, já consolidada entre os principais participantes do ramo de panificação e contribuidora para seu crescimento, enxerga o evento com grande relevância para seu negócio, pois possibilita explorar todas as inovações e soluções exclusivamente dedicadas ao mercado de food service”, diz.

De acordo com a profissional, o grande destaque apresentado pela BRF na Fipan foi com a marca Sadia. Na ocasião, foi anunciada a ampliação do portfólio de frios premium com o lançamento da linha Speciale. “Elaborados com cortes nobres a partir de processos especiais, são nove produtos oferecidos ao setor – como o salame com borda temperada com pimenta preta e a tábua de frios (composta por presunto cru, salame milano e copa italiana) – que chegam para atender ao público que busca por produtos de alta qualidade e uma experiência diferenciada. Além disso, reforçamos a importância da Sofiteli dentro do segmento do food service. Encontrada em embalagem de 15 kg, a margarina é ideal para produção de pães, bolos e massas em geral, trazendo alta performance culinária por ser composta 75% por lipídios.
Explorando a proposta de impactar o canal de padarias, a BRF trouxe no estande o conceito do espaço ‘Top Padarias’, em que simulou a dinâmica de uma padaria convencional e recebeu, em todos os dias da feira, diversas aulas de culinária ministradas pelo time de chefs consultores da BRF”, relata.

Joicelena afirma que a Fipan é muito relevante para o negócio da marca, “pois amplia e potencializa o relacionamento com as padarias, canal estratégico para a companhia. Além de ser uma excelente vitrine para a exposição do nosso portfólio, principalmente para a categoria de frios, o evento possibilitou estar mais próximo de potenciais clientes e parceiros. A feira também ampliou o atendimento e relacionamento com demais estabelecimentos do food service, como pizzarias e restaurantes, garantindo a oportunidade de se aproximar de profissionais do Brasil e do exterior”, diz.

A profissional completa que, com o aquecimento do segmento, “a Fipan atendeu as expectativas da BRF quanto ao volume de visitantes e negócios gerados durante o evento, por meio do relacionamento com proprietários, diretores e gerentes de alto poder de decisão. Além do estande, também estivemos presentes na Arena do Pão e no espaço Fipan Pizza, em que foi possível demonstrar a versatilidade de nossos produtos ao explorar as possibilidades de transformação em receitas servidas e vendidas nesses estabelecimentos. Com a ampla exposição do nosso portfólio na feira, a BRF intensificou o relacionamento com o canal de padarias – atualmente, a companhia movimenta uma base de cerca de 25 mil estabelecimentos em todo o país”, pontua.

Importância

“A Fipan, por ser uma vitrine para o setor de confeitaria e panificação, torna-se uma feira muito importante para o setor e, dessa forma, não poderia ser diferente para a Xamego Bom. Nessa edição, tivemos oportunidade de demonstrar não somente nossa linha de produtos, como também encontrar clientes antigos e de fazer novos parceiros. Logo, avaliamos a nossa participação no evento com muito sucesso”, afirma José Carlos Palopoli, do setor de marketing da Xamego Bom.

O profissional conta que além de a marca ter demonstrado todos os produtos da sua linha, as suas grandes novidades foram os lançamentos deste ano: os recheios e coberturas termoestáveis a base de frutas nos sabores morango, goiaba e maracujá com semente, o creme confeiteiro e o doce de leite confeitaria. “No evento, fizemos inúmeros novos contatos, que acreditamos que renderão muitos frutos, assim como reafirmamos grandes parcerias e, por esse motivo, avaliamos que os retornos serão muito bons”, ressalta.

Movimento

Cintia Macedo, diretora de marketing da Mult-Grill, destaca que a Fipan 2019 foi uma ótima feira, bem movimentada. “Comparando com a Fipan 2018, este ano tivemos um retorno de 33% a mais em prospecções e negociações”, relata ela, que diz que é importante participar do evento “para apresentar novidades, rever clientes, aumentar a rede de contatos, realizar vendas e fortalecer a nossa marca no mercado”.

A profissional ressalta que, atendendo a uma exigência do mercado de boulangerie por todo o Brasil, a Mult-Grill apresentou na Fipan a linha Black, “que é muito mais que seguir a tendência do preto na decoração. É uma denominação exclusiva Mult-Grill: Belo, Ligeiro, Absoluto, Chique e com
Know How Mult-Grill Express do Brasil”, relata. “São quatro modelos de equipamentos diferenciados, compactos, robustos e sofisticados. Ideais para pães, paninis e tostex. Muito utilizados em padarias e cafeterias”.

Relacionamento

“A Fipan é sempre uma ótima oportunidade de estreitarmos ainda mais o relacionamento com nossos clientes e apresentarmos nosso portfólio de serviços e produtos para quem ainda não conhece nossas soluções e, também, de mostrar em primeira mão as nossas novidades. E, neste ano, não foi diferente. A edição de 2019 da Fipan superou nossa expectativa, o movimento de visitantes foi muito bom, um dos maiores dos últimos anos. O balanço é muito positivo”, afirma Rosângela Barbosa, responsável pelo marketing da Bunge.

A marca esteve na feira com um portfólio de soluções completas e apresentou novidades para o setor de panificação. “Nosso estande contou com um espaço dedicado aos sanduíches, aposta ideal para quem busca rentabilizar os negócios e inovar no portfólio de serviços de uma forma simples e assertiva. Durante a feira, também apresentamos a nossa nova plataforma de relacionamento. Lançamos o Fornada de Vantagens, um programa que funciona por meio de contagem de pontos, que podem ser resgatados em prêmios diversos. Todos os produtos de food service de trigo garantem pontuação e o resgate pode ser feito mensalmente. Nosso objetivo é estreitar ainda mais o relacionamento com padarias, pizzarias, confeitarias e lanchonetes, e a plataforma é fácil de usar e pode ser acessada via website ou pelo aplicativo exclusivo da empresa, que estará disponível para IOS e Android”, relata Rosângela.

De acordo com a profissional, a Fipan é um momento extremamente relevante para a Bunge. “É durante a feira que temos a possibilidade de apresentarmos novidades, anteciparmos tendências e estarmos mais próximos de nossos clientes e parceiros”, diz. “Notamos também interesse ainda maior do público pela Academia Bunge, que apresentou tendências e novidades, além da versatilidade de nossos produtos. Temos a premissa de auxiliar nossos parceiros a desenvolverem cada vez mais seus negócios. É por isso que fazemos questão de inovar para fomentar esse mercado”, frisa.

Positiva

Segundo Richard Gomes, gerente nacional de food service da Itambé, a Fipan 2019 foi extremamente positiva para a empresa. “Nós pudemos expor nossa marca, nos aproximamos de nossos clientes, fizemos contatos com importantes players do segmento e apresentamos nossos produtos e lançamentos, sempre alinhados às tendências do mercado”, afirma ele. “Enxergamos a Fipan como uma importante oportunidade de negócios para o food service da Itambé”, pontua.

O profissional conta que, além dos tradicionais produtos da organização que já são reconhecidos pelo mercado, a marca apresentou ao público, ainda, o recheio com chocolate belga e o brigadeiro com chocolate belga, desenvolvidos especialmente para a confeitaria. “Esses itens são feitos com leite condensado Itambé e chocolate belga e os processos de produção dos lançamentos seguem os mais rigorosos padrões de qualidade”, afirma. “Também apresentamos a manteiga extra com e sem sal – essa última versão com 84% de lipídios (vendidas em caixas de 5kg). Esse é um padrão de manteigas europeias, excelente para produção de croissants”, salienta.

Expectativas

“Neste ano, a Fipan conseguiu superar nossas expectativas em relação à organização, palestrantes e público. Tivemos uma boa visitação e uma visitação qualificada, clientes e possíveis clientes. As oportunidades de negócio foram muitas e serão aproveitadas ao longo do ano”, destaca Kely Souza, coordenadora de Trade Marketing da Sina Alimentos.

“A marca apresentou sua linha de produtos com foco na qualidade sem se esquecer de que somos a melhor opção em custo e benefício do mercado. Não menos importante, apresentamos nossos lançamentos: creme culinário, margarina Placa F&C (folhados e croissants), nova embalagem flow pack de margarina Bloco F&C (folhados e croissants), e a nova marca Sebella, com os produtos margarina Sebella com 70% lipídios e o mix de óleos vegetais Sebella Fry. Um dos pontos altos da nossa participação foi a presença do embaixador da Sina Alimentos, Edu Guedes, que reforça a estratégia de comunicação da marca”, afirma.

A profissional ressalta que participar da Fipan é relevante porque a empresa tem um acesso importante ao seu público-alvo. “Dificilmente conseguimos reunir em um único espaço clientes, formadores de opinião e equipe”, diz ela, que também fala acerca dos resultados obtidos. “O retorno está relacionado à nossa marca e toda a visibilidade que conquistamos na feira, além de ter gerado excelentes negócios”.

Balanço

Rogério Martins, CEO da Frutiquello, afirma que a Fipan foi extremamente positiva, “principalmente para nos aproximarmos dos pequenos varejistas e nos posicionarmos no mercado. Este ano foi ainda mais relevante porque trouxemos um estande maior, com novidades de nossas duas marcas: Frutiquello e Cacautello. Além disso, tivemos muitos visitantes de outras regiões do país, e fechamento de negócios para os próximos meses”, diz.

Para o varejo, a marca apresentou, de maneira definitiva, o seu creme de avelã BuelloCrem. “Além disso, trouxemos a cobertura em gotas Cacautello, que será lançada em três sabores: meio amargo, ao leite e blend (que é a mistura do chocolate ao leite e meio amargo). Esses sabores podem ser encontrados em embalagens de 1,10, 5 e 25 kg. É ideal para cobrir e decorar, e seu diferencial é que não necessita de temperagem (processo de preparação do chocolate que consiste no derretimento, resfriamento e cristalização), garantindo maior rendimento e eficiência na montagem das preparações”, salienta.

Quando perguntado sobre o porquê de participar da Fipan, o profissional responde: “Porque é o evento mais relevante para o setor, onde estão os grandes players do mercado, e como estamos em franco crescimento, optamos por nos posicionar entre os grandes. A Fipan gera negócios em vários âmbitos e nos possibilita, além de ganhar novos clientes, consolidar a marca”, pontua.

Sobre os resultados obtidos, Martins frisa: “Com certeza, a visibilidade alcançada junto à imprensa e o fechamento de negócios estão entre os grandes diferenciais. Ainda não conseguimos contabilizar os números, mas os parciais já nos deixam muito otimistas para o segundo semestre de 2019”.

Fipan 2019
www.fipan.com.br
BRF
www.brf-global.com
Xamego Bom
xamegobom.com.br
Mult-Grill
www.multgrill.com.br
Bunge
www.bunge.com.br
Itambé
www.itambe.com.br
Sina Alimentos
sina.ind.br
Cacautello
www.cacautello.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quinze + sete =