Estabelecimentos voltam a cobrar por sacolas em Sp

    0

    Alguns supermercados voltam a cobrar pelas sacolas plásticas em São Paulo a partir de hoje. Um acordo feito pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e o Procon garantiam que as sacolas fossem oferecidas ao consumidor até sexta-feira,10, nos estabelecimentos vinculados à entidade.

    A partir de agora, caberá aos supermercados decidirem se farão a cobrança ou não. A rede Carrefour e as unidades do Extra e Pão de Açúcar voltaram à cobrar R$ 0,08 por sacolinha ecológica.

    A Prefeitura de São Paulo proibiu, desde maio, que o comércio ofereça sacolas brancas aos clientes. Com material renovável, as novas sacolinhas possuem duas cores, cinza para descartar lixo orgânico e verde para lixo seco.

    A Prefeitura entrou com uma liminar provisória pedindo que as sacolas plásticas não fossem cobradas ao consumidor. A Justiça negou o pedido na terça-feira, 7, alegando que o preço não é excessivo. Em nota, a gestão de Haddad disse que a decisão pela cobrança vai da consciência ambiental de cada empresa e que a mudança nas sacolas plásticas tem objetivo de melhorar a coleta seletiva de lixo na cidade.

    Já a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio- SP) alegou ser contra qualquer acordo sobre as sacolas plásticas. A entidade afirma que não é do conhecimento do consumidor saber qual entidade é associada à Apas, além de ferir os princípios da livre iniciativa e do livre comércio.

    Fonte: Folha de São Paulo

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here