Estabelecimentos de alimentação serão avaliados para a Copa

0

Por Redação FSN – 27 de janeiro de 2014

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) realizará, entre janeiro e abril de 2014, um projeto-piloto Categorização dos Serviços de Alimentação, realizando inspeção em 2.181 estabelecimentos alimentícios que se inscreveram no programa.

 O programa consiste em avaliar as condições de saúde e higiene dos locais para a Copa do Mundo de 2014, conferindo uma nota entre 1 (melhor categoria, onde não há falhas graves) e 5 (pior categoria, onde medidas legais serão aplicadas), levando em conta 51 itens de maior impacto à saúde baseado no RDC 216. A partir de maio, a classificação conferida pela ANVISA será divulgada na internet e nos próprios estabelecimentos.

Segundo a ANVISA, “a categorização tem o objetivo de informar o consumidor sobre as variações existentes em relação à qualidade sanitária dos estabelecimentos de alimentação que estão autorizados a funcionar. Ela consistirá em classificar os restaurantes com base em um instrumento de avaliação elaborado a partir da RDC nº 216/2004, que trata das boas práticas em serviços de alimentação”.

Dos 2.181 estabelecimentos espalhados por 34 cidades que se inscreveram no programa, São Paulo foi o município com o maior número de adeptos (249), seguido de Rio de Janeiro (244) e Curitiba (201). Além das três cidades, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Cuiabá, Manaus, Natal, Porto Alegre e Recife estão entre as cidades sedes da Copa que irão participar do projeto.

Fonte: ANVISA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × três =