Erupção de sabor

    0

    Chef Jefferson Marques conta particularidades de receita premiada e destaca a importância de eventos que promovam a gastronomia e a cultura

    Um dos mais tradicionais festivais de gastronomia do Brasil, o Festival Cultura & Gastronomia Pró-Tiradentes, realizado na histórica cidade mineira que o nomeia, teve a edição deste ano de 2020 — a 23ª da história — realizada num formato diferente.

    Devido à pandemia do novo coronavírus, que tornou necessário o distanciamento social, o evento foi realizado de forma digital entre os dias 1 e 4 de outubro, trazendo mais de 100 horas de conteúdo e com cerca de 250 atrações gastronômicas e culturais, disponibilizadas no site do festival e em plataformas como YouTube e Instagram, além de ações físicas pontuais pela cidade e entrega de produtos via delivery.

    Entre as atrações do evento, uma delas foi o “Talento em Casa”, que apresentou receitas acompanhadas de vídeos estrelados pelos próprios cozinheiros e premiou aquelas mais votadas no site oficial do festival.

    A conquista

    Erupção de sabor
    “Ao fazer minha inscrição, foi o primeiro que pensei, pois é um bolo fofinho e ao mesmo tempo molhadinho, que agrada muito ao paladar”, afirma o chef

    E ao fim da votação, o grande vencedor do “Talento em Casa” foi o chef Jefferson Marques, de Carandaí (MG), que concorreu com o “Bolo Vulcão de Cenoura”. A Food Service News conversou com o cozinheiro e gastrólogo para saber mais sobre a vitória. Ele afirma que a conquista foi muito importante e que sua participação foi, inclusive, garantida de última hora.

    “Foi uma conquista de grande importância para meu crescimento profissional e pessoal. Minha participação não foi planejada, e sim, foi de repente, pois vi o anúncio do concurso já no último dia de inscrição. E como já venho trabalhando com bolo, pensei que seria uma ótima oportunidade e experiência para minha vida”, relata.

    Ele completa falando dos sentimentos que a conquista trouxe, agradecendo aos que votaram. “Foi um sentimento de realização e muita alegria, pois foi uma conquista profissional. Poder mostrar meu trabalho me deixa muito feliz e me motiva a crescer sempre. E um sentimento de gratidão também, pois para chegar até o primeiro lugar, contei com a ajuda de amigos e familiares na votação aberta ao público”, destaca.

    Bolo vulcão de cenoura

    Erupção de saborSobre a receita vencedora, Jefferson Marques revela uma inspiração especial vinda de sua mãe, que tem Alzheimer. Segundo o chef, o Bolo Vulcão de Cenoura trouxe memória afetiva para ela, ajudando-o na escolha.

    “O bolo de cenoura foi escolhido por ser um bolo que minha mãe gostou muito ao provar. Após ela ser diagnosticada com Alzheimer, procurei fazer bolos que remetessem sabores dos de antigamente, e este em especial foi um bolo que trouxe uma memória afetiva nela, do bolo saindo do forno quentinho. Ao fazer minha inscrição, foi o primeiro que pensei, pois é um bolo fofinho e ao mesmo tempo molhadinho, que agrada muito ao paladar. Junto a uma cobertura de brigadeiro meio amargo, o sabor fica ainda melhor, tornando-se irresistível”, diz.

    O chef fala também de sua trajetória profissional, contando que seu interesse pela cozinha começou em casa, tendo os pais como exemplo, e posteriormente buscando profissionalização e qualificação.

    “Minha trajetória começou em casa, vendo meu pai e minha mãe na cozinha. Vê-los cozinhando me despertava curiosidade de saber como fazer aquele prato, e sempre me oferecia para ajudar. Após anos, pensei no que realmente gostava e fui para o curso profissionalizante de cozinha no SENAC Grogotó em Barbacena, onde aprendi todas as bases de cozinha e assim me profissionalizando e descobrindo minha paixão por esse mundo. Logo me formei em Gastronomia na Estácio em Belo Horizonte, onde o conhecimento pela gastronomia aumentou cada vez mais, me proporcionando muitas experiências e oportunidades profissionais, como foi trabalhar com Ivo Faria e toda sua equipe de profissionais, me ensinando a ser um profissional mais capaz para chegar até o atual momento”, relata.

    Os festivais

    Erupção de saborJefferson comenta sobre a importância da realização do festival, mesmo que de forma remota. “Muito importante, pois a cultura e a gastronomia não podem parar de circular. O Festival Cultura & Gastronomia Pró-Tiradentes mostra que os alimentos locais podem ser explorados e valorizados, se transformando em grandes iguarias e que mesmo não podendo reunir e festejar, os produtos e pratos podem ser preparados, assistidos e degustados em sua casa como foi feito nesta edição em que as pessoas recebiam em casa suas experiências gastronômicas. Não podendo esquecer também da valorização dos artistas locais e passam informações e conteúdos para entreter as pessoas neste momento”, diz.

    O chef conta que esta não foi sua primeira experiência num festival gastronômico, tendo participado de um evento do tipo em 2019, quando a exemplo de 2020, usou a cenoura como base de seu prato.

    “Já participei sim. No dia onze de outubro de 2019, aconteceu o primeiro Festival Cultural e Gastronômico de Carandaí MG, e fui convidado por duas grandes amigas, Virginia Queiroz e Mariza Mateiro, a dar uma aula show, onde mais uma vez valorizei o produto que minha cidade produz, que é a cenoura. Apresentei a Cocada de Cenoura ao público ali presente e explicando o passo a passo da receita. Esses eventos são de grande importância para os profissionais da gastronomia, através deles surgem oportunidades de constituir novas receitas e pratos para mostrar a valorização de algum determinado alimento que pode se transformar em um delicioso e lindo prato”, ressalta.

    O prazer de alimentar

    Por fim, Jefferson fala sobre suas motivações na cozinha. “Toda criação ou preparo leva o lado emocional de cada pessoa. Para mim, cozinhar se torna algo prazeroso quando se ama fazer o próximo feliz, e nada melhor para ver isso através da comensalidade, aquele momento prazeroso de comer um prato ou doce bem feito que seja saboroso, que possa trazer boas lembranças, prazeres e experiências”, diz.

    Jefferson Marques
    www.instagram.com/jefferson.cmarques
    www.instagram.com/jm.gastronomia

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here