Equipe bem estruturada

0

Falamos no artigo anterior sobre a importância de processos internos para empresas e em equipes operacionais. Conforme mencionei, nesse artigo vamos falar sobre a eterna necessidade na formação e manutenção de uma boa equipe em nossas empresas para que possamos ter os melhores resultados em nossas corporações.

O ciclo de vida de um colaborador numa organização pode ser separado em três etapas principais, sendo elas a contratação, treinamento e manutenção da equipe numa máxima produtividade.

Para executar uma seleção eficiente de profissionais, é preciso primeiro garantir que a divulgação das vagas seja ampla e com a máxima penetração no mercado. Importante citar que quanto melhor a imagem da empresa no mercado, mais a vaga será atrativa para os candidatos. Bons e experientes psicólogos são fundamentais para que tenhamos os melhores profissionais contratados em nossa companhia. Sistemas também são fundamentais para mantermos um banco de talentos atualizado.

Depois da seleção realizada, o segredo de uma boa equipe está em um treinar permanentemente os profissionais, considerando as características inerentes a cada cargo. Manter estes profissionais treinados pode fazer a diferença. Ao mesmo tempo perder um profissional pode significar gastos recorrentes muitas vezes intangíveis na qualidade dos produtos da empresa.

Nesse sentido, os EAD’s podem ser uma boa opção para treinar os profissionais de uma forma bem barata, aumentando inclusive a satisfação dos mesmos. Estes treinamentos podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada organização. Sem o EAD, quem vai estar alocado fazendo repetidos treinamentos para os menos experientes são exatamente os profissionais com mais conhecimento e caros de nossas organizações.

Temos desenvolvidos EAD’s de cunho mais generalizado, que possuem processos comuns em várias empresas. Esses treinamentos também podem ensinar e abranger sistemas de computadores, já que são uma ferramenta de unificação de controle organizacional. Um dos benefícios são os custos menores, uma vez que esses EAD’s são feitos para atender todas as empresas que têm processos similares.

Aliados aos generalizados, temos os EAD’s personalizados, que visam atender as características peculiares de cada empresa. Com ambos cobriremos 100% das necessidades de treinamento de uma empresa. Se mudar o processo, o EAD também deve acompanhar essa mudança. Verá que o custo para manter seus colaboradores treinados ao longo de um a dois anos ficará bem inferior ao seu custo atual. E a partir daí, manter a empresa treinada e satisfeita ficará simples e barato.

Já o último ponto das três etapas, a manutenção de uma boa equipe com um baixo turn over, será obtido através de pesquisas de satisfação, pesquisa de clima, questionários e entrevistas com os colaboradores. Esses processos são importantes para entender as principais necessidades e angústias do maior patrimônio de sua empresa.

A pesquisa de clima deve, se possível, ser informatizada. Essa análise também é uma importante ferramenta para manter uma boa equipe, já que permite antecipar o pedido de demissão de um colaborador e tomar decisões rápidas que atinjam o máximo de pessoas possível. Sistemas flexíveis de RH são ideais para fazer essas pesquisas, montando questionários de acordo com as características de cada empresa. Em consultorias e implantações de métodos de pesquisa de clima que temos realizado, notamos que após a adoção dessas medidas nossos clientes diminuíram o turn over de funcionários em mais de 20%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezoito − 13 =