Equipamentos para cozinhas

    Fornos, refrigeradores, congeladores, fogões e demais equipamentos para a cozinha atendem alta demanda

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    São diversos os equipamentos que atendem as cozinhas, sobretudo as industriais e comerciais. Fogões, refrigeradores, congeladores, diversos fornos e caldeirões que trabalham com grandes quantidades são alguns dos produtos que empresas do ramo como Tramontina e Wictory comercializam. Há também aqueles de tecnologia de ponta, a exemplo dos produtos da Hobart.

    Além disso, determinados e-commerces, a exemplo do Mundo Cheff, de olho no crescente número de espaços gourmets em áreas residenciais, oferecem produtos, alguns destes customizados, que atendem tanto os chefs amadores como os profissionais.

    Tecnologia de ponta

    Referência mundial em equipamentos para cozinhas profissionais, supermercados, hotéis, hospitais e todo o mercado de alimentação, a Hobart é líder no desenvolvimento e fornecimento de soluções para higienização de louças, pré-preparo, tratamento de resíduos e açougue.

    “Para atender bares, restaurantes e outros estabelecimentos, a Hobart conta com uma ampla gama de produtos como uma linha completa de lavadoras de louça, linha para ações, fatiadores de frios, chapas, char broiler, fornos combinados, entre outros equipamentos”, afirma a coordenadora de marketing Marina Tuma de Carvalho. “No caso das indústrias, temos uma linha de higienização de utensílios, caixas e louças de grande porte para suportar amplas demandas. Também temos uma linha de pré-preparo e fornos de grande porte para atender indústrias”.

    Em dia com a tecnologia de ponta, em 2008, a Hobart do Brasil lançou uma revolucionária tecnologia de comunicação wireless através de Bluetooth para a sua linha de Forno Combinado Digital. “Naquela época, muitos clientes não sabiam o quanto essa tecnologia poderia ajudar no dia a dia de uma cozinha. Hoje, percebemos que o perfil dos donos de restaurante está mudando e esses novos proprietários estão procurando tecnologias que facilitem e agreguem qualidade ao produto final do estabelecimento”, constata.
    Essa tecnologia traz agilidade para quem tem mais de um estabelecimento ou está implantando um novo menu, uma vez que é possível passar as receitas direto do computador para o forno, garantindo a qualidade final do produto.

    Recentemente, foi lançado o novo fatiador de frios HDM 30, um produto com maior produtividade e com um custo mais baixo para os clientes.

    Referência no mercado

    A Tramontina, referência em produtos para cozinha, atende clientes como bares, restaurantes, hotéis, escolas e hospitais. A linha de Cozinhas Profissionais da Tramontina, por exemplo, oferece módulos feitos totalmente em aço inox. “São itens pensados especialmente para oferecer segurança, resistência e higiene, garantindo uma experiência gastronômica única. A bancada de trabalho facilita o serviço e oferece os equipamentos necessários para a produção de cada prato”. Além de refrigeradores, supercongeladores e balcões refrigerados, a linha traz soluções para confeiteiros, pizzaiolos e para quem deseja opções para o preparo rápido de massas”, informa a empresa.

    “A Tramontina entra no mercado de Cozinhas Profissionais para oferecer uma ampla linha de produtos diferenciados pelo design, qualidade, tecnologia, preço justo, atendimento exclusivo e assistência. As Cozinhas Profissionais compõem espaços de acordo com as necessidades dos ambientes, em medidas adequadas, com material apropriado para o uso constante, em aço inox durável, resistente e higiênico”, afirma.

    Naturalmente, há diferenças entre produtos voltados para estabelecimentos comerciais e para as indústrias. “Para refeitórios empresariais e grande produção, são necessários alguns equipamentos específicos para garantir alto desempenho. A linha de Cocção 900 da Tramontina permite atender essa exigência de alta produtividade, com itens como fogões, fritadeiras e chapas. Para estabelecimentos industriais, são usadas, ainda, peças específicas como caldeirões e frigideiras basculantes, que permitem o preparo de grandes quantidades sem que o funcionário faça muito esforço físico. A Tramontina oferece caldeirões de 50 a 560 litros e frigideiras basculantes de 50 a 400 litros, estáticas ou com basculamento automático”.

    Com o objetivo de atender às necessidades de todos os clientes, a Tramontina oferece produtos sob medida: a linha Neutro (mobiliário em aço inox), por exemplo, permite moldar peças para aproveitar todo o ambiente desejado. Nesse caso, o cliente envia um arquivo em autocad, com todo o espaço do local. Em seguida, a empresa projeta os módulos que serão aplicados ao projeto e, antes da produção, mede o local para conferência.

    Em breve, o portfólio da empresa contará com novidades. “Na Equipotel deste ano, vamos apresentar alguns produtos para melhor atender as exigências do mercado brasileiro. Na linha Cocção, lançaremos o fogão 6 bocas, com controle de chama em ambos os lados, e fogão 2 bocas da linha 700, com 2 bocas de 10kW. Na linha de refrigeração, será apresentado um refrigerador para caixas de frutas e legumes e outro com revestimento em PPS (material plástico) para ambientes profissionais”.

    A Tramontina iniciou como uma pequena ferraria no Sul do Brasil, na cidade de Carlos Barbosa (RS). Hoje, conta com mais de 7 mil funcionários para a produção de mais de 18 mil itens, nas suas dez fábricas distribuídas pelo país – oito no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). A marca está na vida dos brasileiros há mais de 100 anos e já expandiu sua tradição para mais de 120 países por meio de utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos e móveis em madeira e plástico.

    Fornos para o food service

    A Wictory, produtora de equipamentos de alta tecnologia para cozinhas industriais, comerciais e condomínios, atua no desenvolvimento de fornos combinados, fornos convectores, módulos de cocção, fornos para pizza, fornos para frangos, ultracongeladores e caldeirões.

    Há produtos voltados especificamente para indústrias e outros para restaurantes. “Normalmente, o que difere um produto voltado às cozinhas industriais é o tamanho do mesmo. Enquanto um restaurante vai utilizar um Forno Combinado de 8 GN’s, que produz em torno de 350 refeições em um turno de trabalho, uma indústria vai utilizar um de 40 GN’s com capacidade de 2100 refeições por turno. O mesmo se aplica aos Caldeirões Industriais, em que um restaurante utilizará um caldeirão modular ou de 100 litros, enquanto uma indústria utilizará caldeirões de 300 a 500 litros”, explica Luciano Tedesco, diretor da empresa.

    Além disso, “os produtos Wictory são 100% brasileiros, dessa forma, o acesso a peças de reposição é mais ágil e barato, minimizando o transtorno com manutenções ao longo da vida útil do mesmo. Além disso, são todos fabricados em aço inox e testados um a um antes de serem embalados e enviados. Trabalhamos com frete gratuito até São Paulo e a nossa rede de representantes oferece um atendimento muito mais próximo e pessoal”.

    Quando há demanda, a Wictory fabrica produtos sob medida. Nesses casos, o cliente entra em contato com o setor comercial, que irá avaliar a necessidade do cliente, elaborar um projeto e estudar a viabilidade do mesmo junto ao setor de Engenharia da Wictory. “Em alguns casos, esses produtos acabam passando a fazer parte da linha de produtos Wictory, como é o caso dos Caldeirões Modulares, que foram desenvolvidos para uma franquia de restaurantes e dos Fornos para Frangos, que foram desenvolvidos para uma rede de supermercados e hoje fazem parte da Linha de Produtos Wictory”, diz.

    Atualmente, a Wictory atende todo o Brasil através da sua rede de representantes, além de contar com uma equipe de vendas atuando em países da América Latina e África.
    No caso de produtos como os Fornos Combinados e Fornos para Frangos, o cliente pode contar com um treinamento de 4 horas com um Chef de Cozinha parceiro da Wictory. Esse treinamento é no estabelecimento do cliente, com o seu próprio produto e focado nos tipos de alimentos preparados na sua cozinha. O valor desse treinamento já está embutido no valor do produto; sendo assim, o cliente não precisa desembolsar nada.

    E-commerce para chefs

    A Mundo Cheff nasceu a partir de uma subdivisão das lojas Mundo Terra. Em 2010, lançou-se em voo solo na internet, com loja virtual voltada principalmente ao segmento de cozinha industrial e comercial. Até setembro de 2012, manteve-se exclusivamente no mercado online, quando surgiu a primeira loja física.
    “Em função do boom imobiliário desse período e do aumento dos espaços gourmet em condomínios, o conceito da Mundo Cheff mudou. Enxergamos uma nova oportunidade de negócio, já que a demanda existia e era exponencialmente crescente”, contam Rodrigo Chiavenato e Ronaldo Chiavenato, sócios do negócio.
    Foram várias pesquisas e viagens dentro e fora do país para buscar e desenvolver um modelo de negócio inovador e mais democrático para o consumidor final.

    “O espaço gourmet era uma realidade apenas em empreendimentos de grande porte. Hoje, esse espaço também faz parte de projetos que priorizam a qualidade e bem-estar dos moradores”, apontam.
    Frente a esse cenário e com a experiência de mais de uma década no varejo, a dupla deu vida ao novo negócio. “Transferimos o mesmo conceito dos espaços gourmet em condomínios para o formato Mundo Cheff. O que antes era apenas para consumo da classe A foi adequado para tornar as nossas lojas mais democráticas. Hoje, atendemos todos os tipos de clientes e temos um mix de produtos diferenciados e preços competitivos”, dizem.

    Após dois anos na estruturação desse conceito, atualmente a Mundo Cheff é especializada no segmento de cozinha e lazer. A variedade de produtos é grande, a exemplo de artigos de utensílios domésticos, eletroportáteis, cutelaria e organização. Fogareiros compactos, maçaricos, gás butano, facas profissionais, caixas térmicas e bowls em inox para preparo estão entre os produtos comercializados, entre outros.
    “Trabalhamos em sintonia com 15 marcas do mercado. Tudo o que é lançado por elas chega primeiro nas lojas do segmento. Muitas vezes, os nossos preços são melhores que os de grandes magazines”, afirmam.
    Em maio, o grande lançamento do mês foi a batedeira Planetária com 12 Velocidades 400W PL1 017 – Oster, utilizada no reality Master Chef Brasil.

    Além de representarem marcas, a Mundo Cheff já personalizou alguns produtos que hoje são comercializados na loja, a exemplo de afiadores de facas e estojos para facas. “Nesses casos, o serviço é terceirizado com um parceiro Mundo Cheff e a demanda precisa ser de uma quantidade mínima de itens”.
    Além dos consumidores finais, indústrias e estabelecimentos comerciais também são clientes do Mundo Cheff.

    “Geralmente, o acabamento para estabelecimentos comerciais e para as indústrias são mais robustos, ou seja, sem tantos detalhes. Já para o cliente final, o design é fundamental para uma maior aceitação do mercado. Entende-se que o consumidor final tem por objetivo, além da funcionalidade do produto, a decoração do ambiente”, explicam.

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