Enxuto no cardápio, robusto nos lucros

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    Enxuto no cardápio, robusto nos lucros

    Estabelecimentos que oferecem cardápios mais enxutos mostram que a escolha por esse tipo de abordagem tem se mostrado acertada

    Cardápios mais enxutos ganham espaço em bares, restaurantes e estabelecimentos similares por oferecerem o básico aos seus clientes. Básico esse que não é sinônimo de simples, mas, sim, de objetivo, segmentado e prático. Diversos locais já aderiram a essa tendência que vem conquistando seu público-alvo – que tem um perfil de gostos mais práticos, porém não perdendo o requinte e a exigência de qualidade – com pratos desde os mais simples até os mais sofisticados.

    Atuação

    Enxuto no cardápio, robusto nos lucros A Croasonho, por exemplo, está presente nas principais cidades do Brasil e atua no mercado com dois modelos de negócios: o de rua, presente em pontos centrais das metrópoles, e o sistema em praças de alimentação de shoppings.
    Rodrigo D’Agostino, diretor de Operações da Croasonho, inicia contando que, recentemente, a Halipar (Holding de Alimentação e Participações), responsável pela Croasonho, lançou um novo e inédito modelo de negócios no ramo de franquias.
    Quatro marcas da holding (Montana Grill, Milanetto, Jin Jin e Croasonho) foram inauguradas em um espaço compartilhado, no complexo Bresco, próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
    “Nesse novo modelo, o cardápio da Croasonho foi desenvolvido em um formato mais enxuto. São quatro opções de Croasonhos salgados e cinco opções doces, todos disponíveis apenas no tamanho P. Além disso, são oferecidas opções de cafés e bebidas quentes e sobremesas com brownie”.
    Segundo o diretor, falando sobre o perfil do público que se interessa por cardápios mais enxutos, normalmente esses clientes que querem fazer uma escolha mais rápida estão com tempo curto para o momento da refeição e escolhem lugares com cardápio mais enxuto, já que facilita para eles.
    “O que é importante, ao oferecer um cardápio mais enxuto, é lembrar-se de ter opções que agradem diferentes clientes, com opções vegetarianas também. No caso dos doces, é importante incluir aqueles que agradem aos diversos paladares, com variações entre frutas, chocolate etc.”, norteia.
    Na Croasonho, os cardápios mais enxutos são elaborados com os produtos preferidos dos clientes. “Realizamos sempre um acompanhamento das opções mais pedidas em todas as lojas da franquia. Então, a diferença principal é essa, os cardápios não são mais enxutos mas, sim, as opções mais ‘queridas’ pelos clientes”.
    A Croasonho é a única rede de franquia especializada em croissants recheados do Brasil. Em 2019, a rede registrou faturamento de R$ 140 milhões, com o atendimento nas lojas físicas e o serviço delivery.

    Experiência

    Enxuto no cardápio, robusto nos lucros
    “Procuramos apresentar ao nosso cliente uma comida de qualidade a preço justo”, conta Márcio de Paula, responsável pelo restaurante Le Tuscani

    A Fast Açaí, empresa goiana, tem mais de 20 anos de experiência no segmento de alimentação saudável. Com conceito health food e receitas originais com quase duas décadas de sucesso, a empresa tem um mix de produtos como o açaí, único com polpa 100% orgânica do mercado, cupuaçu, sanduíche natural, tapioca, wraps, power shake (bebida energética), suco natural de açaí, e o Batidão – mistura de açaí com frutas.
    “Temos produtos para atender todo tipo de consumidor, como trabalhamos com embalagens de tamanhos diferentes, temos preços extremamente acessíveis”, apresenta Alfredo Lopes, diretor de Franquias da Fast Açaí.
    O produto carro-chefe da marca é o próprio açaí, que é desenvolvido em indústria própria. A partir do açaí, Alfredo fala que o cliente pode escolher diversas opções, como acrescentar frutas ou optar pela opção de batê-las com o açaí, no “batidão”, por exemplo.
    Em um mundo cada vez mais urbano, Alfredo diz sobre o tempo ter se tornado um ativo precioso, e o mercado das superfrutas tem crescido de maneira consistente por proporcionarem uma grande quantidade de nutrientes em apenas uma porção.
    “Um diferencial ao ofertar produtos mais enxutos no cardápio é a facilidade na operação, onde o franqueado consegue atender o cliente com maior agilidade, mantendo a excelente qualidade de todos os produtos Fast Açaí”, pontua.
    No ano de 2013, a empresa conquistou o patamar de franquia. “Começamos com oito lojas na cidade de Goiânia (GO). Hoje, estamos presentes em 12 estados, Distrito Federal, Estados Unidos, Angola e África do Sul, e temos muito potencial para crescer – já são quase 200 unidades, nos últimos cinco anos”.

    Linha

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    Márcio de Paula, responsável pelo restaurante Le Tuscani, diz que trabalham com um menu executivo, criado e pensado nas pessoas que procuram uma boa comida e um bom atendimento em tempo curto

    “Nosso cardápio segue a linha de pratos clássicos, onde procuramos apresentar ao nosso cliente uma comida de qualidade a preço justo”, conta Márcio de Paula, responsável pelo restaurante Le Tuscani.
    A casa e o seu cardápio têm o perfil voltado para a região do Mediterrâneo, principalmente com influências francesas e italianas. Márcio diz que trabalham com um menu executivo, criado e pensado nas pessoas que procuram uma boa comida e um bom atendimento em tempo curto.
    “Já o nosso à la carte é sempre acompanhado com um bom vinho, ampliando e melhorando a experiência do nosso cliente”.
    Cardápio
    O sócio-proprietário do Pracinha do Seu Justino Renato Cury comenta que o cardápio do bar conta com porções de bolinhos, pizzas, tapiocas, hambúrgueres e o açaí como sobremesa. “Apostamos em comidinhas fáceis de comer para agradar a todos os gostos”.
    A porção de batata frita e as tapiocas são os itens mais básicos do cardápio. A diferença de um cardápio mais enxuto para um mais robusto, de acordo com Renato, está no tempo de preparo e nos ingredientes de cada prato.
    “Nosso cardápio é completo, mesmo sendo enxuto, e tem itens como costelinha barbecue, um delicioso franguinho agridoce picante, ceviche de peixe branco e bolinhos de costela e feijoada”, elenca. “Qualquer tipo de consumidor compra as opções mais básicas do nosso cardápio; não há um perfil específico”, diz.

    CROASONHO
    www.croasonho.com.br
    FAST AÇAÍ
    www.fastacai.com.br
    LE TUSCANI
    www.letuscani.com.br
    PRACINHA DO SEU JUSTINO
    www.pracinhadoseujustino.com.br

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