Entrevista: Fortalecimento, diferenciação e boas experiências para os clientes

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Marcelo Abrantes, CEO do Makro Food Service, conta quais são os principais investimentos da empresa atualmente para continuar crescendo

CEO do Makro Food Service, Marcelo Abrantes tem uma trajetória de sucesso. À frente da companhia, o profissional vivencia uma série de desafios e conquistas, além de contribuir para que a empresa se torne cada vez mais diferenciada no competitivo mercado de alimentação fora do lar.

Em entrevista realizada com exclusividade para a Food Service News, Abrantes falou mais acerca da sua história, do início da carreira e também evidenciou as particularidades da organização e do segmento em que atua. Acompanhe!

Food Service News: Como você iniciou a sua carreira?

Marcelo Abrantes: Iniciei minha vida profissional muito jovem, como professor de inglês, o que me ajudou muito no desenvolvimento de competências didáticas e na comunicação com as pessoas. Depois dessa passagem pela educação, iniciei minha carreira de fato nas áreas de vendas, trade marketing e marketing em empresas multinacionais de bens de consumo nos mais variados setores de atuação (refrigerantes, cervejas, chocolates, mercearia, commodities) e também no setor farmacêutico.

FSN: Como foi a sua chegada ao Makro?

MA: Em 2008, “mudei de lado” na mesa de negociações e entrei no mundo do varejo na extinta Globex Utilidades (Ponto Frio) na área de operações, participando ativamente no projeto de criação da Via Varejo , empresa oriunda da fusão entre Casas Bahia e Ponto Frio. Após três anos de muito aprendizado, recebi o convite do Makro para atuar como diretor regional de operações. Atendi o Makro como fornecedor para a indústria e sempre considerei o atacadista uma empresa muito interessante. Com certeza, esse foi um dos principais motivos que me levaram a aceitar o convite.

FSN: Quais foram os maiores aprendizados até hoje?

MA: Escutar as pessoas e jamais se distanciar da base foram os meus maiores aprendizados. Manter contato e ouvir quem está no dia a dia da operação é, em minha opinião, o ativo mais valioso de um executivo para apoiá-lo na tomada de decisões.

FSN: Quais são os principais desafios de trabalhar nesse setor?

MA: No mercado de food service, a eficiência na cadeia logística e a qualidade da entrega no cumprimento da promessa aos nossos clientes (pedido completo e no horário ideal) são grandes desafios no dia a dia, porém já são “commodities” e não agregam valor aos clientes como no passado recente. Entender os clientes, proporcionar a eles uma experiência de omnicanalidade, atender necessidades, superar expectativas, despertar demandas e, acima de tudo, ser percebido como um colaborador para o crescimento deles são, sem dúvida, os maiores desafios de nosso setor.

FSN: E os benefícios?

MA: O food service brasileiro, ao contrário de mercados mais maduros como nos Estados Unidos, é constituído predominantemente de pequenos e médios empreendedores, que estão mais presentes em comparação às grandes redes nacionais e internacionais. A satisfação e a realização de fazer parte do crescimento desse pequeno e médio profissional, fazendo parte da história de sucesso e de desenvolvimento do nosso país, é o maior benefício que nosso negócio pode proporcionar às pessoas.
FSN: Como se destacar no mercado?

MA: É importante continuarmos investindo em tecnologia e inovação, focando sempre a excelência da experiência do cliente food service em qualquer momento de interação com a distribuição (vendedores, televendedores ou e-commerce). Proporcionar uma oferta de solução completa, disponível a qualquer momento, em qualquer lugar e para qualquer necessidade de nossos clientes é o fator de diferenciação que em breve criará o novo paradigma da indústria food service no Brasil.

FSN: Como é trabalhar em uma empresa tão significativa?

MA: O Makro é uma empresa fantástica para se trabalhar. O respeito às pessoas, a valorização das atitudes positivas e as oportunidades de desenvolvimento em um mercado que proporciona tanto aprendizado levam todos a um senso de pertencimento e uma atitude de “embaixador” da marca por todos os lugares onde estamos presentes. Além disso, integridade, lealdade e ética são valores inegociáveis em nossa conduta, e tudo isso está muito alinhado com meus valores pessoais.

FSN: Como é o dia a dia no local?

MA: O ambiente de trabalho em nossas instalações é muito positivo e descontraído. Temos profissionais em várias unidades (Escritório Central, Centro de Distribuição, Torre de Controle, Televendas e SAC) e o nível de alinhamento na comunicação é muito eficiente entre as unidades. Os times são jovens, com atitudes inovadoras, e o clima é de muita transparência e horizontalidade nas relações entre todos.

FSN: Como você classifica a atuação da empresa atualmente?

MA: Acabamos de sair de um “modo startup” após três anos de muito aprendizado e provas de conceito. Atualmente, o Makro Food Service é uma unidade de negócios do Makro Group (composto por outras cinco unidades de negócio no formato cash and carry no Brasil, Argentina, Peru, Colômbia e Venezuela) e tem como missão consolidar-se no mercado de distribuição food service no Brasil e futuramente na América Latina.

FSN: Como crescer em tempos de crise?

MA: O segredo é seguir investindo no fortalecimento das operações para oferecer, cada vez mais, serviços diferenciados e boas experiências aos clientes. O foco do negócio deve ser sempre excelência e transparência com o operador.

FSN: Quais os fatores priorizados pela empresa para garantir a qualidade dos seus serviços?

MA: Colocamos o cliente no centro dos nossos projetos e investimos na integração completa dos nossos canais para que a jornada de compra seja, cada vez, mais ágil e assertiva. Com tantas mudanças e modernizações no operador de food service, o distribuidor precisa estar sempre atento, mostrando que a experiência multicanal, entregas mais ágeis e personalizadas, meios de pagamento variados, entre outros benefícios e comodidades, são hoje fatores de diferenciação em nosso mercado de atuação. Além disso, contamos com um time de colaboradores com alto nível de engajamento, que busca conhecer profundamente a operação de cada uma das áreas e o segmento de atuação da companhia para ser capaz de usar a inovação e, assim, gerar valor aos clientes, funcionários e comunidade.

FSN: Para você, como é possível alcançar êxito profissional?

MA: Creio que escutar o cliente, empoderar as equipes e acreditar nas pessoas acima de tudo. A coletividade, colaboração e abertura para a inovação, a partir do compartilhamento de ideias, são as chaves para o êxito profissional.

Makro Food Service
www.makrofs.com.br

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