Entre câmeras e panelas

0

Abrindo a nova editoria da Food Service News, Heaven Delhaye fala sobre o mercado de gastronomia e sua experiência na televisão

Heaven Delhaye aprendeu a gostar da cozinha com seus pais, quando era criança. Filha de uma francesa e de um português, a chef teve contato com a cozinha logo nos primeiros anos de vida e nunca imaginou fazer outra coisa. Cercada por gastronomia, a chef afirma que a carreira na área não é nada fácil, mas tem espaço para quem corre atrás.
Com uma carreira culinária já consolidada, Heaven conta que os primeiros passos dados para se tornar uma chef começaram em casa, influenciada tanto pelo pai quanto pela mãe. “A família do meu pai produzia vinhos em uma região de Portugal e minha mãe era chef de cozinha. Os dois juntaram suas experiências e resolveram montar um restaurante. Desde lá, eu já ficava acompanhando a minha mãe. A gente morava na parte de cima e o restaurante era embaixo. Eu ajudava com tarefas básicas, como lavar alface, descascar batata, entre outras coisas”, relata.“Pensava que, quando virasse adulta, seria chef de cozinha”, diz Heaven.
O restaurante da família de Heaven ficava localizado em Florianópolis, em Santa Catarina. Lá, ela fez estágio até os dezessete anos e depois foi para a Europa, aprender um pouco mais sobre culinária. A experiência fora do Brasil acrescentou muito na carreira da chef, sendo uma das partes mais importantes em sua história. “Ter ido para outros países me ajudou na carreira, principalmente por ter uma visão mais macro da culinária. Querendo ou não, você é um resumo de suas vivências e experiências. Então, quando você tem a possibilidade de viajar e trabalhar fora, você absorve toda a experiência e tem uma visão muito diferente de alguém que não teve essa oportunidade”, afirma.
Quando chegou na Europa, Heaven foi fazer o que mais gostava: cozinhar. A chef nunca frequentou cursos de culinária e afirma ter aprendido a profissão trabalhando duro, dentro das cozinhas. “Meus pais tinham oito filhos, era muita gente em casa e não tinha como eu entrar numa escola de gastronomia. Então fui trabalhar! Aprendi na boca do fogão, do lado do forno, queimando e me cortando. Tem chance e oportunidade para todo mundo, só precisa de coragem e sorte”, pontua.
No currículo da chef estão trabalhos em restaurantes e na TV, onde compartilha outra paixão. A chef adora estar na cozinha e falar sobre gastronomia, motivo que a faz gostar, mais ainda, do seu trabalho nas telinhas. “Na TV eu posso fazer as duas coisas [cozinhar e falar sobre comida] muito facilmente”. A profissional já fez parte do programa Amaury Júnior, na RedeTv!, e também já foi chef no programa “Nestlé com você”.
Atualmente, Heaven está entusiasmada com um novo programa que fará, na Rede Brasil, direcionado às donas de casa. De acordo com a chef, a programação será diária, com informações sobre culinária, decoração, casa, compras e muito mais. “Por enquanto, a gente não tem muitos dados, mas deve ser lançado em outubro. Estamos numa correria agora para estruturar esse programa”, diz.
De acordo com Heaven, a expectativa para o novo programa é a melhor. Ela afirma que será uma programação bem divertida, que está surgindo aos poucos. “Eu e minha diretora estamos criando alguns blocos para o programa. Estou muito entusiasmada por ter liberdade para fazer algo que me identifico. Pra mim, isso é muito gratificante. Ter um programa só seu, com a sua cara, com a maneira que você pensa e poder participar de todas as etapas é algo maravilhoso”.
Uma das coisas que a chef mais gosta no seu trabalho na televisão é poder passar informações para o público e ajudá-lo de alguma forma. Além disso, Heaven afirma que a culinária é algo bom na vida das pessoas, por elas relacionarem ao fato de cozinhar para amigos e familiares. “Poder, no mundo que a gente está hoje, passar informações para as pessoas, é uma situação privilegiada. Com a economia que a gente está, as pessoas estão cortando gastos fora de casa e ficando mais em casa. Em vez de ir ao boteco, como ia antigamente, por que não fazer uma coxinha gostosa em casa? Poder ajudar com isso é algo muito necessário”, ressalta.
O reconhecimento do trabalho na TV acontece naturalmente pelas ruas. Como Heaven já está há algum tempo nessa área, o feedback pelo seu trabalho é dado pelo público, que prova receitas da chef, dicas e se arrisca na cozinha. Embora a chef considere o trabalho na televisão como algo muito gostoso de ser feito, afirma que existem muitos desafios nessa carreira.
“O ramo da TV não é um ramo muito simples, são poucos espaços pra muita gente. Eu acredito que fazendo um bom trabalho, aos poucos, a gente vai conseguindo. É preciso ter perseverança pois nada cai do céu” aconselha.
Heaven também é muito conhecida por sua beleza, tanto que é chamada de “musa da gastronomia” e está entre as “100 mais sexy do mundo”, eleita pela revista VIP. Embora a imagem de sua beleza seja sempre comparada ao seu trabalho, a chef disse que isso não a incomoda. “Se uma mulher é bonita, não importa o que ela faz, não influencia nada. Graças a Deus, a beleza é algo que pode atrair um pouquinho, e, se acontecer, ótimo, mas não é o foco do meu trabalho. Querendo ou não, a beleza traz repercussão, e eu acho que a mulher brasileira tem isso, por ser bonita e sensual, sem ser forçada. Beleza é só um trufo, não é o essencial”, ressalta a chef.
Passando a maior parte do seu tempo entre panelas, a chef adora cozinhar para outras pessoas. Perguntada sobre o que gosta de preparar na cozinha, ela conta que gosta mesmo é de agradar. “Eu gosto de cozinhar para os outros o que eles gostam de comer, não importa o que seja. Se você fala para mim que é apaixonada por risoto, eu vou fazer um risoto, se você gostar de carne, eu vou fazer carne. O trabalho do chef é se doar e agradar a pessoa que está comendo. Esse é o objetivo”, explica.
Quando o assunto é comer, Heaven não dispensa um bom pedaço de carne. Ela conta que seu prato favorito é um bife, bem mal passado, acompanhado de um vinho tinto. “Se me deixar, eu como carne no café da manhã, almoço, café da tarde e janta. Eu adoro!”, brinca.
Porém, quando o assunto é o trabalho, Heaven acredita que um bom chef precisa degustar mesmo as coisas que não gosta de comer. Ela dispensa quem não coloca “a mão na massa” e acredita que, para ser chef, é essencial não ter frescura. “O chef precisa ser curioso, estar sempre aprendendo, correr atrás e experimentar. Acho essencial que o chef não tenha ‘nojinho’. O chef que tem nojo precisa sair da cozinha. Mesmo sem gostar, você precisa saber o sabor do que cozinha”, afirma.
Com carreira na televisão, a chef atuou em diversos restaurantes e também teve o seu próprio negócio em Florianópolis, em Santa Catarina. No futuro, Heaven pretende abrir outro restaurante, mas, por enquanto, está focada no projeto televisivo. “Em um restaurante, o trabalho é muito gostoso, mas também é mais rotineiro. O chef precisa estar sempre presente e saber lidar com rotina. Eu gosto mais de criação, então rotina para mim, às vezes, é difícil. Mas pretendo voltar a ter algum dia”, diz.
Para quem deseja trilhar o caminho na cozinha, a chef acredita que é essencial que as pessoas entendam como é o trabalho dos profissionais. Muitas pessoas acreditam ser um trabalho fácil e que só tem glamour. Um bom modo de saber se é isso mesmo que se quer, é entrando para um restaurante.
“Se você quer ser chef, vá fazer estágio em um restaurante. São muitas horas em pé, a cozinha é quente, tem cliente reclamando, a rotina é pesada. Você vai se queimar, vai se cortar, não é fácil. Não pode ser fraco, tem de aguentar o calor da cozinha. Se fizer um estágio e gostar, vá atrás. Por exemplo, ser médico, eu acho maravilhoso, mas não tenho estrutura para isso”, pondera. “A área de culinária é um ramo que, constantemente, você precisa aprender e experimentar. Muitas pessoas cozinham bem para amigos e familiares, mas nem por isso têm vocação para ser chef”, ressalta.
Para o futuro, Heaven já tem planos. “A minha prioridade agora é o programa na Rede Brasil, em que estou muito focada. Mas, no ano que vem, quero lançar meu primeiro livro de receitas”, finaliza.

HEAVEN DELHAYE
www.heavendelhaye.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 − 14 =