Empresário fatura R$ 3,5 mi com universidade da cerveja

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Pensando no potencial para crescimento do segmento de cervejas artesanais, Túlio Rodrigues criou a Beer Academy, uma espécie de universidade da cerveja que capacita quem quer empreender na área. Atualmente, a empresa fatura cerca de R$ 3,5 milhões ao ano e já atendeu mais de 1,5 mil alunos, que aprendem dentro das cervejarias como o negócio funciona.

Aos 22 anos, Rodrigues foi contratado como trainee em uma cervejaria, onde trabalhou por muitos anos. “Não é um dos empregos mais fáceis do mundo e chegou um momento que queria estudar fora. Comecei a conhecer o mundo das cervejas especiais lá fora”, diz. Segundo ele, foi em San Diego, nos Estados Unidos, um dos principais pólos de microcervejarias, que se aprofundou no tema.

Depois de alguns cursos e mais cargos executivos em grandes empresas, o empreendedor resolveu seguir os passos de sua família. “Sou filho de pai e mãe professores que tiveram escola a vida inteira. A educação vem na veia da família há muito tempo. Sempre acreditei que a educação é uma das melhores maneiras de fidelizar um segmento, produto ou mercado”, conta.

Assim, Rodrigues viu na cerveja uma oportunidade de unir educação e empreendedorismo. Em 2010, juntou-se ao irmão para prestar consultoria a cervejarias e criou um dos primeiros cursos de sommelier de cervejas do Brasil. “Estava em um momento de estresse bastante grande e decidi sair do mundo corporativo para montar a Beer Academy. O que era uma ideia embrionária virou uma coisa bem legal, bem grande”, diz.

Hoje, a empresa capacita empreendedores que queiram se aventurar neste mercado e também continua prestando consultoria a grandes empresas, o que garante boa parte da receita do negócio. Para educar o mercado, a empresa criou ainda a Sociedade da Cerveja, um portal gratuito para quem quer se informar sobre o tema.

Entre os novos planos da Beer Academy está a criação de uma sede própria em São Paulo, dentro de um ponto de venda de cervejas.

Entrar no mercado de 14 bilhões de litros não é tarefa simples. É preciso criatividade. “O mercado cervejeiro profissional não é fácil, principalmente pela carga tributária que tem no Brasil. A microempresa tem carga bastante grande, porém nós, como brasileiros, temos uma criatividade tão grande e estamos fazendo cervejas muito boas e premiadas no mundo todo. Essa garra supera as dificuldades de ser um empreendedor no Brasil”, diz.

Fonte: Exame.com

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