Emissão de títulos agrícolas eletrônicos movimenta bilhões

    0

    Plataforma Ativus, da agtech Bart Digital, movimentou mais R$ 3 bilhões e chegou a 13 estados antes de completar um ano

    Lançada em março de 2020, a plataforma Ativus, da agtech Bart Digital (www.bartdigital.com.br), chegou a 13 estados e já movimentou mais de R$ 3 bilhões, correspondentes à formalização eletrônica de garantias para as culturas de soja, milho, algodão e café, da safra 2020/2021.

    Com a pandemia, a necessidade de modernizar processos até então analógicos foi um dos grandes obstáculos do mercado agro.

    E para contribuir com a continuidade das operações de financiamento ao produtor rural e garantir que os insumos chegassem ao campo, a Bart Digital antecipou o lançamento da Ativus, uma ferramenta tecnológica construída para viabilizar a emissão e registros de recebíveis completamente eletrônicos.

    “Alguns cartórios deixaram de realizar atendimentos presenciais e o registro eletrônico foi a única alternativa para a formalização das garantias agrícolas. Além disso, com o distanciamento social, o produtor rural passou a ficar mais na fazenda, limitando seu deslocamento para coleta de assinaturas em punho e registros em balcão de cartórios”, explica Mariana Bonora, CEO da Bart Digital.

    A agtech já havia identificado a necessidade de informatização dos processos do agronegócio. Inclusive, esse foi um dos pontos debatidos durante a aprovação da Lei do Agro. “A pandemia chegou quando as empresas ainda estavam pensando em soluções digitais.

    Nós optamos por antecipar o lançamento da Ativus, de julho para março, porque entendemos que, assim como outros setores da sociedade, era urgente a adequação do mercado agro ao digital”, completa Mariana.

    Ainda em linha com a nova legislação, a agtech também oferece aos seus clientes a possibilidade de realizar o registro centralizado de suas cédulas. “O desafio agora é disponibilizar uma interface simples e amigável para que todos os elos da cadeia agrícola possam adequar seus recebíveis à nova regulamentação”, conclui a especialista.

    Na prática, qualquer pessoa ou entidade interessada pode usufruir do sistema Ativus que, atualmente, já possui usuários de perfis diversificados, como indústrias, revendas, cooperativas, instituições financeiras e securitizadoras.

    Os interessados em utilizar a Ativus podem solicitar o acesso por meio do site oficial da Bart Digital, pelo endereço: www.bartdigital.com.br.

    Sobre a Bart Digital

    Pioneira na emissão de e-CPR (Cédula de Produto Rural eletrônica), a Bart Digital (www.bartdigital.com.br) é uma agtech fundada em 2016 que visa oferecer soluções digitais voltadas ao financiamento agrícola. A empresa é dirigida por sua fundadora, a advogada Mariana Bonora, que também é membro da Diretoria da ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs).

    A Bart Digital dispõe de automação de processos, contratos digitais, monitoramento de culturas e de um centro de serviços relacionados para tornar o desembolso de crédito mais rápido e transparente. Suas iniciativas também reduzem o risco de desempenho através de rastreabilidade e monitoramento ativo, tudo de forma ágil, transparente e segura.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here