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O café da manhã tem se tornado algo muito importante em diversos estabelecimentos da área de alimentação fora do lar que, cada vez mais, investem em uma quantidade maior de produtos para atrair os consumidores, fazendo dessa refeição um dos destaques dos cardápios das casas.
Com opções diferenciadas, muitos locais têm visto o sucesso aumentar e um número maior de clientes procurarem por eles, garantindo resultados cada vez melhores.

Diversidade

O Hotel Villa Michelon, localizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha, investe bastante também no seu menu de café da manhã. Conforme destaca Moysés Luiz Michelon, diretor geral do local, “o café da manhã tradicional é pensado para valorizar a gastronomia local e os produtores da nossa terra. É um convite ao hóspede para que ele se delicie com o que o Vale dos Vinhedos tem a oferecer. São mais de 50 itens à disposição, preparados na hora. Anteriormente, já atendíamos a pedidos especiais de alimentação, caso eles fossem comunicados no ato da reserva. Mas essa demanda foi aumentando progressivamente e decidi, junto à equipe, incluir um cardápio permanente com cerca de 20 itens para pessoas que optam ou têm a necessidade de uma alimentação sem glúten, sem lactose, à base de soja ou orgânica”, diz ele. “Quando identificamos e entendemos as necessidades dos hóspedes, montamos o cardápio diferenciado. Nós nos baseamos nos pedidos que recebíamos no ato da reserva e também no restaurante. Escolher os itens para montar o cardápio foi um trabalho centrado nos desejos dos hóspedes do Villa Michelon. Hoje, pouco mais de 10 dias de sua implantação, os itens têm saída considerável, e o cardápio é elogiado pelos hóspedes”, acrescenta ele, que ressalta que o público-alvo do estabelecimento são famílias, lazer e corporativo.
Quando o assunto é cativar os consumidores, o profissional destaca que o estabelecimento procura sempre entender aquilo que o mercado está pedindo, e, se possível, estar um passo à frente. “Além disso, o atendimento destinado ao hóspede é primordial na hora de fidelização e também na captação de novos clientes. Aqui, cada um deve se sentir especial, ter espaço para suas manifestações de críticas e elogios e receber a devida atenção”, salienta.

Mercado

Quando o assunto é o mercado de alimentação fora do lar atual, Michelon acredita que o mercado foi se adequando. “Temos um crescimento forte de buffets, algo inimaginável há alguns anos. Ele varia de acordo com o quadro econômico. Atualmente, precisamos esperar a economia se regularizar. Dependemos de fatores externos para isso, de estabilidade política, de regularização. Mercado sempre haverá se os empreendedores se adaptarem às necessidades do consumidor”, afirma ele, que também fala como é possível se destacar em uma área cada vez mais competitiva. “Investimos em nossos diferenciais. Conhecemos nossos pontos fortes e trabalhamos com mais intensidade neles, além de estarmos atentos às novidades no ramo”.
Sobre os desafios referentes à hotelaria, Michelon afirma que: “em hotelaria, o principal desafio é engajar a equipe de um estabelecimento a trabalhar em prol de um único objetivo: a satisfação do hóspede. Isso só é possível com muito treinamento. Os funcionários, desde a camareira, passando pelo restaurante, até a recepção, devem ser elos de uma corrente uniforme, com ações orquestradas, em conjunto. O hóspede precisa levar uma experiência única daqui para indicar o hotel e retornar em um futuro próximo”, afirma ele, que também fala sobre os benefícios do segmento. “Costumamos brincar dizendo que hotéis são um mundo à parte. Quem vem para cá vem para consumir sonhos, para viver momentos especiais, de novas sensações ligadas ao vinho, ao turismo, ao passeio. Seja em lua de mel, seja para fugir um pouco da rotina, o hóspede deixa sua realidade um pouco de lado no momento do check-in. Trabalhar com sonhos é nosso maior benefício. Conhecemos histórias, compartilhamos momentos e acabamos, muitas vezes, ganhando amizades para toda vida”, diz. “Nosso objetivo constante é consolidar o empreendimento como destaque dentro do roteiro enoturístico que é o Vale dos Vinhedos, enriquecendo o projeto que reúne gastronomia e hotelaria”.
E, para crescer cada vez mais, não é somente a alimentação que ganha vez. A ambientação também é importante, segundo o profissional. “Estamos situados no coração do Vale dos Vinhedos, um roteiro enoturístico que vem ganhando visitantes a cada ano. Aqui no Villa Michelon, procuramos valorizar ainda mais nosso entorno. O Hotel é um verdadeiro Complexo Turístico, com espaço para eventos corporativos, lazer ao ar livre, prática de esportes, pesca esportiva, trilhas ecológicas e amplas áreas de convivência. Além das instalações, é a nossa localização que agrega grande valor ao nosso hotel, sendo uma opção de lazer para todas as faixas etárias”, finaliza.

Lançamento

O Condessa Bistrô, na Vila Nova Conceição, em São Paulo, também se diferencia quando o assunto é café da manhã. “O café da manhã do Condessa Bistrô foi pensado para que os esportistas, famílias e pessoas com seus pets que estejam voltando ou indo para um passeio no parque do Ibirapuera, próximo ao restaurante, possam passar por ali para abastecer suas energias todos os domingos, com uma refeição nutritiva e saudável. Quanto à elaboração das receitas, é um resultado de intuição com pesquisa. Vamos testando ingredientes na cozinha e aplicamos com a equipe. É uma alquimia, sempre descobrirmos novas texturas, sabores e aromas”, explica a chef Flávia Marioto. “O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Ele, mais do que todas as outras, tem a função de repor a energia que foi gasta durante o período de sono. Por isso, busquei compor um menu com opções substanciosas e nutritivas, como as tostadas de tofu e de guacamole de avocado, omeletes de ovos orgânicos e diferentes frutas da estação. Temos uma preocupação em sempre introduzir alimentos saudáveis nas refeições”, explica ela.
A profissional também destaca que a procura por alimentos veganos e nutritivos tem aumentado ao longo do tempo. “O aumento da procura por alimentos veganos está atrelado à preocupação com o meio ambiente e com a busca de um estilo de vida mais saudável. No Condessa Bistrô, cresce cada vez mais o público que busca opções veganas, sem glúten, sem lactose e, sempre que possível, orgânicas, com ingredientes da estação”, salienta ela, que também fala como é possível cativar os consumidores. “Aqui, aliamos a nossa vocação em receber bem as pessoas com uma cozinha que alegra os sentidos e faz o corpo feliz”.
Quando o assunto é o público alvo do estabelecimento, a chef explica que são “moradores do bairro, famílias, casais e, por ser um restaurante perto do Parque do Ibirapuera, pegamos públicos como os esportistas, os corredores, os praticantes de ioga”.

Mercado

A chef Flávia Marioto destaca que, neste ano, ela viu um crescimento e espera que ele seja ainda maior no próximo ano. “Isso acontece porque as pessoas não querem mais cozinhar em casa, vivemos em tempos líquidos”, destaca ela, que também explica como é possível se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. “Nós não ficamos estagnadas. Sempre estamos pesquisando e adaptando o nosso negócio para agradar aos clientes”.
E dos principais benefícios de atuar nessa área, para ela, é o fato de haver o prazer em trabalhar com pessoas, criando experiências e, ainda, alimentando o corpo e a alma. “Nós precisamos sempre estar atentos para acompanhar as mudanças do mercado, é um processo eterno de modernizações para manter a qualidade do serviço do restaurante”.
Para que isso se torne possível, a ambientação também é bastante pensada. “Um dos principais diferenciais do Condessa é o ambiente. Os clientes dizem vir ao restaurante porque ele proporciona uma experiência única. É pequeno, charmoso, acolhedor e com verde no seu entorno”, diz ela, que finaliza contando os planos da empresa em médio e em longo prazo. “Em curto prazo, enfrentar a crise oferecendo soluções criativas e melhorando sempre a relação custo-benefício para os nossos clientes. Em longo prazo, participar de feiras e eventos gastronômicos, expandir os horários do café da manhã no Condessa e investir mais em orgânicos e ingredientes veganos”.

Villa Michelon
www.villamichelon.com.br
Condessa Bistrô
www.condessabistro.com.br

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