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Como são pensados os lançamentos de produtos? Profissionais explicam

É fundamental que as empresas de alimentação pensem e concretizem lançamentos de produtos e serviços sempre que necessário. Inovar o portfólio de uma marca traz mais opções de escolha para os consumidores e, muitas vezes, maior aceitabilidade. Diversas marcas lançam constantemente produtos que surpreendem e agradam cada vez mais os seus clientes.

É fundamental que as empresas de alimentação pensem e concretizem lançamentos de produtos e serviços sempre que necessário. Inovar o portfólio de uma marca traz mais opções de escolha para os consumidores e, muitas vezes, maior aceitabilidade. Diversas marcas lançam constantemente produtos que surpreendem e agradam cada vez mais os seus clientes.

Fornecimento

A Agropalma é a maior produtora de óleo de palma sustentável da América Latina. A marca fornece seus produtos para indústrias alimentícias e óleo-química, além de contar com itens específicos para o food service. Sobre lançamentos, a empresa faz pesquisas e ouve seus consumidores. “Trabalhamos em conjunto com nossos clientes, principalmente da indústria, para desenvolver produtos que atendam às necessidades deles. Contamos com um Centro de Inovação e uma equipe técnica dedicada ao atendimento de clientes de diversas áreas de atuação: panificação, lácteos, confeitos, conveniência e área não alimentícia. Nesse local, desenvolvemos gorduras, produzimos amostras em escala piloto, aplicação e realizamos painéis sensoriais. Também contamos com laboratórios de aplicação para realização de trabalhos em conjunto com o cliente e uma cozinha show para apresentação dos produtos desenvolvidos e treinamentos práticos”, destaca André Gasparini, diretor comercial da Agropalma. O profissional reforça que os produtos da marca são de alta qualidade, com soluções e serviços que agregam mais valor e aprimoram os negócios do empresariado de um modo geral.

Nutrição

Os 155 mil funcionários da Cargill nos 70 países onde ela está presente trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. “Para a área de food service, desenvolvemos inovações em produtos e serviços que trazem mais sabor, rendimento, facilidade de manuseio e versatilidade para os negócios de nossos clientes”, frisa Daniel Silva, gerente de food service da empresa. E continua: “Temos orgulho de poder desenvolver soluções adequadas, incluindo produtos personalizados para cadeias de fast-food, restaurantes, lanchonetes, hospitais, padarias, confeitarias, hotéis e diversos outros segmentos dentro do food service de forma direta ou através de distribuidores nos maiores centros urbanos. Temos uma equipe completa de vendas com amplo conhecimento para oferecer todo o suporte que o cliente precisa no dia a dia do seu negócio. Trabalhamos muito próximos para conhecer as particularidades do mercado, podendo, assim, oferecer sempre soluções mais eficazes e atuais”. Para o gerente, as indústrias precisam escutar a voz de seus clientes, operadores, entender as suas necessidades, de forma a serem mais assertivas, entregando aquilo que o mercado espera.

“O foco e o planejamento nos direcionam às prioridades do mercado e, estabelecendo as prioridades, conseguimos investir de forma consistente para obter resultados. Além disso, temos aqui no Brasil um dos mais modernos Centros de Inovação da Cargill no mundo. Essa estrutura reúne, no mesmo local, amplo conhecimento em pesquisa, desenvolvimento e aplicação de novos ingredientes e produtos em diversas categorias”, conta. A companhia lançou recentemente o Óleo de Algodão Liza, em baldes quadrados de 14,5kg ou 15,8 litros. De sabor neutro e duas vezes filtrado, o produto é rico em ácidos graxos Ômega 6, composto essencial não produzido pelo organismo e que deve ser adquirido a partir de uma dieta balanceada e equilibrada. Extraído da semente, conhecida como caroço do algodão, o óleo apresenta maior rendimento para fritura e mais economia, já que aguenta altas temperaturas sem perder suas qualidades. A Liza é reconhecida como a marca de tradição e confiança do consumidor brasileiro. É a única que apresenta a linha completa de óleos de cozinha: soja, milho, girassol, canola e equilíbrio. Além disso, está sempre inovando e oferece ainda uma linha completa de maioneses e molhos para salada, que permite combinar ingredientes em receitas saborosas e equilibradas. “Sobre novos produtos, estamos sempre pesquisando tendências para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes, no entanto, divulgaremos os lançamentos em momento oportuno”.

Desenvolvimento

Julie Gattaz, diretora de marketing da Kerry Brasil e Cone Sul, ressalta que a empresa desenvolve soluções inovadoras e tecnológicas para a indústria alimentícia e farmacêutica. Por meio dessas soluções, atende diversos tipos de aplicação para o canal food service e para os mercados de bebidas, sorvetes e sobremesas, carnes, sopas, molhos, temperos, farmacêutico, biotecnologia e nutrição animal. “O mercado de food service é extremamente desafiador e tem impulsionado nossa área de pesquisa e desenvolvimento. Entendemos que esse mercado exige adaptações constantes e uma análise permanente dos hábitos de consumo dos brasileiros. Fazemos periodicamente  um trabalho de campo visitando os principais players  de redes, restaurantes, hamburguerias, bares e casas de drinks para captar informações e replicar essas tendências em escala maior, traduzindo, assim, o que acontece no universo do food service artesanal para uma dimensão muito maior na escala da indústria”, explica Julie. A Kerry conta ainda com estruturas de marketing, pesquisa de consumidor, chefs e baristas locais que buscam sabores autênticos e soluções para os lançamentos. Os conceitos desenvolvidos são mapeados com base nas necessidades dos consumidores e na avaliação dos concorrentes. Também conta com pesquisa sensorial e focus groups (reunião de um grupo de pessoas que é questionado sobre suas percepções em relação a um produto apresentado) dentro e fora da empresa. De forma global e local, realiza uma ampla pesquisa anual de sabores e tendências e desenvolve soluções para diversas demandas. A linha Authentic SavoryTM, por exemplo, tem soluções para os alimentos industrializados contarem com verdadeiros sabores autênticos – como manteiga de garrafa, coxinha, cebola, defumado, entre outros. A linha está disponível em sabores salgados e lácteos, fumaças e grills, distribuídos em cinco categorias de produtos dirigidos aos mercados de carne, snacks, sopas, molhos, temperos e refeições. Outra inovação em destaque no portfólio da empresa é a tecnologia TasteSenseTM. A linha, composta por moduladores de sabor, permite garantir o sabor original de alimentos e bebidas que tenham redução de até 40% de açúcar e sal. Tal inovação restaura a experiência sensorial dos alimentos com redução e atende principalmente às necessidades dos consumidores que buscam mais qualidade nas refeições. A marca Junior, da Kerry, lançou recentemente quatro produtos na Linha Profissional – o Creme de Cebola,  o Caldo e Tempero Sabores do Mar e o Molho de Tomate Desidratado. Já na Linha de Matinais, a novidade foi o biscoito amanteigado sabor leite. “Há lançamentos por vir nos próximos meses. Nosso objetivo é sermos reconhecidos como a marca de tradição que entrega sabores e soluções inovadoras”.Inovação “Gostamos de quebrar paradigmas, somos inovadores por DNA. Nós temos uma área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) robusta e trabalhamos em uma parceria muito forte com nossos clientes. Estamos sempre alinhados com as demandas que eles precisam e propondo novas ideias e soluções. Nós temos a sensibilidade de entender o que o time comercial vê como uma boa possibilidade de mercado. Também monitoramos tendências dentro e fora do Brasil. Com o produto em mãos, fazemos testes com o público-alvo para identificar suas percepções”, afirma Geraldo Magela Camargo de Mello Filho, diretor de Gente e participa também do conselho administrativo da Ourolac. A tecnologia, para Geraldo, está aqui para melhorar vidas. Por isso, a empresa investe tanto em tecnologia. Quando lança produtos, tem sempre o intuito de gerar valor de alguma forma para seus consumidores, seja reduzindo o tempo gasto com preparação e produção, seja melhorando a experiência de consumo ou conseguindo entregar um produto melhor por um custo mais competitivo. “Sempre que um produto ao ser lançado visa gerar valor de alguma forma para o consumidor, ele se torna uma vantagem”, salienta. O último lançamento da Ourolac foi o creme culinário em embalagem cartonada de 1 litro, que completou seu portfólio junto com os tamanhos de 5 litros e de 10 litros no modelo bag-in-box (espécie de embalagem a vácuo). Esse produto vem sendo muito bem recebido.

“Abordamos o mercado com a estratégia de melhor produto com melhor preço para o cliente, e até agora estamos fazendo um ótimo trabalho. É um mercado de forte concorrência, mas a qualidade do nosso produto tem feito a diferença”, diz. “Vamos lançar dois novos produtos na linha de cremes, e graças às nossas embalagens podemos atender de pequenos clientes a grandes indústrias. Nas parcerias estratégicas, temos poder de criar produtos personalizados, gerando um diferencial de marca e facilitando o dia a dia com eliminação de trabalhos desnecessários nos nossos clientes.” Motivação “Sempre que pensamos em desenvolver e lançar um produto, toda motivação do projeto começa no atendimento das expectativas do consumidor, ou seja, sempre procuramos atender aos anseios dos nossos clientes, não somente em tipos de produtos, como também em sabor, dulçor, gramaturas, embalagens e tantos outros detalhes que fazem dos produtos sucessos de mercado. Logicamente que isso tudo sempre envolve vários estudos e a grande atenção que sempre damos aos nossos clientes”, diz José Carlos Palopoli, responsável pelas áreas de marketing e trade marketing da Xamego Bom. A empresa atende ao mercado de food service, mas também está presente no varejo atendendo ao consumidor final, uma vez que hoje conta com versões de embalagens com pesos de 200g até 24kg em uma grande gama de produtos. Sobre lançamentos da marca, José Carlos conta que os últimos foram os recheios e coberturas forneáveis a base de frutas nos sabores goiaba, morango e maracujá com sementes, em embalagens do tipo bisnagas de 1,01kg. Esses são considerados os principais destaques, visto que após muitas solicitações, a Xamego Bom resolveu atender aos pedidos de seus clientes e lançar produtos à base de frutas. “Com relação a lançamentos de produtos à base de leite, lançamos também o nosso creme confeiteiro, pronto para uso, também nas versões de embalagens de bisnagas 1,01kg, e o nosso doce de leite confeitaria também na embalagem de bisnagas de 1,01kg e em baldes de 5,0kg. Quanto a novos lançamentos, o que posso dizer neste momento é que temos diversos estudos em andamento, mas que ainda estão em análise”, diz.

AGROPALMA
www.agropalma.com.br
CARGILL
www.cargill.com.br
KERRY
www.kerry.com.br
OUROLAC
www.ourolac.com.br
XAMEGO BOM
www.xamegobom.com.br

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