Economia | Páscoa: Confiança em alta

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Empresas miram crescimento para a Páscoa deste ano

Boas expectativas são o que não faltam para a Páscoa, uma das datas mais importantes para a indústria de chocolates. Os números registrados no ano passado já revelam a força do período. Em 2018, foram produzidas mais de 11 toneladas de ovos e itens de Páscoa, um crescimento de 26% em relação a 2017. Em 2019, o cenário também é promissor e gerou mais de 18 mil vagas de empregos temporários.

“Estamos confiantes. O mercado de chocolate volta a ganhar penetração nos lares brasileiros com maior consumo de ovos e figuras de Páscoa, como também de produtos regulares. A indústria tem amplo portfólio que agrada todos os perfis dos brasileiros”, explica Ubiracy Fonsêca, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB).

De acordo com os dados do Euromonitor, o segmento de chocolates faturou R$ 13,3 bilhões no Brasil em 2018. “Outro indicador do desempenho positivo da indústria no ano passado, e que reforça o otimismo para este ano, foi o aumento de 6,5% na produção de chocolate, totalizando 671 mil toneladas de chocolates, incluindo achocolatados em pó”, diz Fonsêca.

Otimismo

“Estamos extremamente otimistas para esta Páscoa e podemos afirmar que serão colocados mais de 12 milhões de ovos de Páscoa no mercado, crescimento similar ao do mercado total de ovos de Páscoa”, destaca Keila Broedel, gerente de marketing de sazonais da Nestlé.

Keila Broedel
“Para nos prepararmos para esse período, analisamos as tendências e demandas do público de modo a realizar investimentos certeiros em inovações e mudanças no portfólio”, diz Keila Broedel, gerente de marketing de sazonais da Nestlé

De acordo com a profissional, a estratégia da marca para este ano é a aposta na inovação, “acompanhando as tendências de consumo que incorporam a tecnologia na escolha e compra de produtos alimentícios. Assim, criamos um App – Nestlé Realidade Aumentada – que ajuda o consumidor a fazer suas escolhas no ponto de venda, além de tornar a interação com os produtos mais divertida e lúdica. As marcas também mantiveram as linhas tradicionais de produtos queridos pelos consumidores, trazendo algumas renovações importantes alinhadas às tendências de mercado, além de novos itens presenteáveis, que unem desembolso atrativo a marcas de grande valor agregado aos consumidores”, explica.

O portfólio da empresa oferecido neste ano é composto por 50% de inovações. Keila lista algumas das novidades preparadas para a data.

“Nestlé® Surpresa®: um grande sucesso dos últimos dois anos, com ovos de chocolate que vêm com miniaturas de animais e um portal de realidade aumentada. Alpino: chega para essa temporada na versão ao leite e com os lançamentos ao leite Extra Cremoso e Gianduia, que vem em uma lata decorativa especial. KitKat®: traz uma versão especial Easter Break, caixa com chocolates de 2 fingers nos sabores Milk, White, Dark e nas novidades Limão e Morango. Zero Açúcar: primeiro ovo de chocolate Nestlé® com zero adição de açúcar, que vem em uma embalagem reciclável – inovação criada para este ano. Linha Infantil: para as crianças, a Nestlé oferece o ovo do filme Como Treinar o seu Dragão®, que vem com opções de luminárias, e traz também L.O.L. Surprise! ® em duas opções de ovos; um que vem com uma pulseira especial e outro com uma caneca exclusiva da personagem; são cinco modelos. Garoto 90 anos: na comemoração dos 90 anos de Garoto®, também teremos um ovo especial, dividido nos sabores chocolate amargo e chocolate branco com maracujá e produzidos e disponibilizados no mercado num total de 32.873 unidades do produto, uma para cada dia de existência da marca nessas nove décadas”, detalha.

Keila ressalta que a Páscoa é o período mais importante do ano para a categoria de chocolates, além de ser um dos momentos mais significativos para a Nestlé e para a Garoto.

“Para nos prepararmos para esse período, analisamos as tendências e demandas do público de modo a realizar investimentos certeiros em inovações e mudanças no portfólio. A ideia é adaptá-lo, a cada ano, à realidade dos consumidores e, ao mesmo tempo, lançar itens que certamente irão despertar o desejo das pessoas, por meio da união de preços acessíveis e valor agregado”, afirma ela.

A profissional também lembra que o lançamento do portfólio da Páscoa 2019 foi feito na Campus Party, um dos principais eventos ligados à inovação digital. “Ou seja, lançamos nossos produtos em um ambiente em que a palavra de ordem é inovar”, frisa.

Consolidada

“A Xamego Bom é uma empresa consolidada na Páscoa com seus recheios e coberturas à base de leite, tornando sua presença indispensável nas receitas de grandes confeiteiros do Brasil, principalmente nessas épocas festivas”, diz José Carlos Palopoli, do marketing da organização.
Conforme o profissional explica, para a Páscoa deste ano, a companhia resolveu não somente aumentar suas opções de recheios e coberturas à base de leite, por meio dos lançamentos do Creme Confeiteiro Xamego Bom e do Doce de Leite para Confeitaria Xamego Bom, como também está entrando na linha de recheios e coberturas à base de frutas, com os sabores de goiaba, morango e maracujá com sementes.

“Esses recheios de frutas, que são forneáveis, levaram tempo e investimento da empresa até chegarmos a um produto que é ímpar em termos de sabor, textura e cor, que acreditamos que revolucionará esse mercado.
Para produzirmos esses produtos à base de frutas, foi necessário um maciço investimento em maquinários de última geração, além de uma grande pesquisa dentre os fornecedores que existem nesse mercado, no tocante ao fornecimento das melhores poupas de frutas, para garantirmos assim a qualidade e sabor que são marcas registradas dos produtos Xamego Bom”, afirma Palopoli.

A empresa acredita que a Páscoa será um marco para a total retomada do setor. “A Páscoa é uma das principais datas para a empresa, não somente pela grande variedade de produtos sabor chocolate que possuímos em nosso portfólio, como também pelo próprio nicho da confeitaria no qual já trabalhamos há mais de 62 anos, focados na produção de soluções em recheios e coberturas”, frisa. “Acreditamos que o destaque no mercado é consequência de uma série de fatores combinados, dos quais ressaltamos os seguintes: o trabalho profissional; a necessidade de inovarmos sempre, seja através de novos lançamentos e dos constantes investimentos em melhorias; e, sobretudo, o respeito aos nossos clientes e consumidores, procurando sempre atender as suas expectativas com novos produtos, focados nos patamares de qualidade, praticidade e modernidade”, frisa.

Além do chocolate

O chocolate é um dos produtos mais vendidos durante o período da Páscoa, mas ele não está só. Diversos outros itens, utilizados para preparar pratos típicos da data, são procurados pelos consumidores. A Cargill Foods Brasil oferece várias opções, conforme ressalta Daniel Silva, gerente da categoria food service da empresa.

Daniel Silva
“A Cargill é a maior processadora de cacau do Brasil e a qualidade do nosso chocolate Genuine já é amplamente reconhecida no mercado de food service”, afirma Daniel Silva, gerente da categoria food service da empresa

“Contamos com uma solução completa para cada tipo de negócio e de aplicação. Além das soluções para fritura mais conhecidas como Liza Soja e Liza Algodão, temos um portfólio robusto que ajuda o operador de food service nas suas receitas de Páscoa. Os Azeites Borges e Maria que combinam muito bem com pratos como bacalhau e frutos do mar, além do premiado chocolate Genuine, ótima opção para ovos de Páscoa e muito versátil em qualquer tipo de aplicação. Também atuamos no food service com as marcas premium como Extrato Elefante, Molho Pomarola, Maionese Liza Caseira e Gordura Mazola Chef”, afirma.

O profissional frisa que a organização espera que essa seja uma data de aumento de vendas para o segmento de food service, que está retomando seu crescimento com a melhora no cenário econômico no Brasil. A empresa tem a expectativa de que haja crescimento na comercialização de azeites e chocolates que, segundo Silva, são itens imprescindíveis para a Páscoa.

“A Cargill é a maior processadora de cacau do Brasil e a qualidade do nosso chocolate Genuine já é amplamente reconhecida no mercado de food service. O chocolate Genuine branco, inclusive, é premiado duas vezes, com três estrelas (nota máxima), pelo International Taste & Quality Institute – iTQi na Bélgica”, salienta ele.

Silva também fala a respeito dos azeites da marca e de como eles se destacam. “Os Azeites Borges e Maria são provenientes da Espanha, principal região produtora e exportadora de azeites do mundo. As marcas estão presentes nas mesas e cozinhas de restaurantes, hotéis, bares, padarias e resorts de todo o país, levando toda a qualidade e tradição da Borges Branded Foods junto à excelência técnica e de execução da Cargill. Com mais de 120 anos de história, Borges está presente em mais de 110 países, é líder de mercado de azeites espanhóis no Brasil e de produtos de alimentação mediterrânea (azeites, vinagres, azeitonas, frutos secos e massas). A marca conta com um portfólio robusto de Azeites Extravirgem e Azeite Tipo Único, disponíveis em diferentes soluções de embalagem para food service, além das conhecidas garrafas de vidro de 500ml e 250ml. E para harmonizar com os pratos diferenciados, oferece a linha de especialidades Marcante, Equilibrado e Frutado, além dos Aromáticos, assinada pelo renomado chef Ferran Adria. Os Azeites Maria possuem qualidade e tradição já reconhecidas no mercado brasileiro através da linha de óleos compostos, sendo a melhor opção em custo-benefício. Atualmente, seu portfólio contempla a linha Extravirgem tanto na versão de 500 ml para as mesas como de 3L ideal para uso na cozinha”, salienta.

O gerente da categoria food service da Cargill Foods Brasil também conta que nos meses que antecedem a Páscoa e no mês de abril, as categorias de azeites e chocolate para food service crescem dois dígitos. “Muitos operadores e confeiteiros utilizam o chocolate Genuine para fabricar e vender seus ovos de Páscoa, e o azeite é um item sempre presente na mesa e na cozinha dos restaurantes, pois combina com os pratos preparados nesta época, principalmente o bacalhau”, diz.

O profissional ressalta que a Cargill Food Service existe com o princípio de ser a parceira escolhida entre clientes que atuam ou servem ao mercado de alimentação fora do lar e que valorizam características como qualidade, performance, soluções e inovação em produtos e serviços.

“Nossa linha conta com dezenas de produtos e soluções que trazem maior sabor, rendimento, facilidade de manuseio, versatilidade, além de contar com marcas tradicionais e queridas pelos consumidores, como Liza, Pomarola, Elefante e Mazola. Além disso, temos um time de chefs culinários e especialistas analisando e identificando tendências no mercado de food service, a fim de oferecer sempre soluções eficazes e atuais. Nosso time conta também com uma equipe completa de vendas e executivos de negócios com amplo know how para oferecer todo suporte do dia a dia, trazendo melhorias e identificando oportunidades para seu negócio”, relata.

Portfólio

A Cacau Show, de acordo com Ana Luiza Costa, gerente de produtos da empresa, preparou um amplo portfólio com diversas novidades para atender a todos os públicos “desde os que querem apenas uma lembrancinha, até os que querem um presentão de Páscoa para impressionar”, diz. Entre os grandes lançamentos da marca estão o Ovo Dreams 5 chocolates, com casca recheada, o ovo Barcelona, com uma bola exclusiva e o Coelho 40g, “uma lembrança em um preço muito atrativo para presentear todo o mundo”, afirma.

As expectativas da marca para a Páscoa deste ano são de que as vendas alcancem 16% a mais que em 2018. A empresa também prevê produzir mais de 16.5 MM de itens para a data, o que representa um crescimento de 11% em relação ao ano passado. O faturamento por loja deve apresentar um aumento de 9,8%. Serão mais de 9,9 toneladas de chocolates.

“A Páscoa é a data mais importante do segmento, e para a Cacau Show não é diferente. Atingimos um público muito amplo, e consumidores habituais e não habituais, que frequentam nossas lojas apenas nesta data”, afirma Ana Luiza. “A Cacau Show se destaca através de sabores e formatos inovadores a cada ano. O consumidor procura a marca para resolver os presentes da família inteira, e a marca se destaca por oferecer soluções de presente para todas as idades e públicos”, destaca ela.

Expectativas

A Kopenhagen também preparou uma série de produtos especiais para a Páscoa 2019. “Neste ano, apostamos em uma nova linha chamada Exagero. Com quatro sabores: Pão de Mel, Palha Italiana, Frutas Vermelhas com Amêndoas e Nhá Benta Avelã, eles possuem 140 gramas de recheio na casca, o dobro se comparado aos outros produtos de linha. Além dos ovos Exagero, também lançamos o Ovo Essence Ruby. O Ruby é um novo tipo de chocolate, assim como o amargo, ao leite e o branco, mas com uma experiência de sabor diferente. Sua cor e sabor são naturais, sem qualquer adição de frutas ou corantes e o sabor não é amargo, nem doce, mas uma mistura de frescor e aroma frutado com a cremosidade do chocolate. O Ovo Essence Ruby traz combinação inusitada do novo chocolate ruby com chocolate amargo, nibs de cacau e amêndoas”, destaca Maricy Porto, diretora de marketing do Grupo CRM.

A profissional conta que a empresa está bastante otimista com o período e que espera crescer cerca de 10% a mais em relação a 2018. “Com certeza, é a data mais importante para nós e o setor de chocolates em geral. Para o Grupo CRM, a Páscoa representa 30% do faturamento anual”, ressalta ela.

A diretora de marketing frisa que a empresa busca sempre inovar e proporcionar novas experiências aos consumidores. “Temos os nossos produtos clássicos, que nos blindam da concorrência, mas estamos sempre de olho nas tendências de mercado para trazer aos nossos clientes novidades que surpreendam”, diz.

Produtos

“Para 2019, a Lacta traz novidades para tornar a Páscoa ainda mais deliciosa. O portfólio da marca chega com mais de 20 opções de ovos e a mais completa linha regular, que conta com grandes clássicos como Bis e as tradicionais barras de chocolate. O grande lançamento para este ano é o ovo Bis Black, os licenciados da Mulher-Maravilha e Os Vingadores, e a caixa de variedades, que é a única no mercado que passa a ter uma nova versão que vem com um brinquedo dos Minions. As marcas icônicas da Lacta, como Oreo e Ouro Branco, também estão presentes no portfólio e ganham novas versões. A Lacta também preparou uma promoção, na qual todo mundo sai ganhando. Nas compras de um ovo de Páscoa ou R$20 em produtos da linha regular, os consumidores poderão escolher um presente: um mês de séries e filmes online, um ingresso de cinema ou uma sessão de beleza e bem-estar”, ressalta Ricardo Reis, gerente da Páscoa Lacta.

Páscoa Lacta
“Acreditamos que o sucesso da Lacta no mercado é o fato de colocar sempre o consumidor como centro das nossas ações, lançamentos e desenvolvimentos de produtos”, ressalta Ricardo Reis, gerente da Páscoa Lacta

A empresa, segundo Reis, acredita que terá bons resultados na Páscoa 2019. “Estamos apresentando uma ampla gama de produtos para celebrar esse momento mágico em família, que atendem as mais diversas ocasiões, com o melhor preço, além de também estarmos ampliando a participação de mercado e presença em novos PDVs”, afirma o profissional.
Reis também frisa que a Lacta foi a primeira empresa a produzir ovos de Páscoa de chocolate no Brasil e que já são 21 anos liderando o mercado em produtos para a Páscoa. “A data representa a alegria de celebrar e criar conexão emocional entre os familiares e amigos, resgatando os rituais da data”, diz. “Acreditamos que o sucesso da Lacta no mercado é o fato de colocar sempre o consumidor como centro das nossas ações, lançamentos e desenvolvimentos de produtos. Buscamos sempre entender o que eles procuram para apresentar os melhores produtos, um portfólio para todos os gostos, melhor custo-benefício e principalmente muita qualidade. Além disso, buscamos sempre manter e resgatar a magia da data presente na vida e na casa dos nossos consumidores”, finaliza.

Campanha

A Duas Rodas, por meio da marca Selecta Chocolates, desenvolveu a Campanha de Páscoa Selecta 2019. “A promoção traz a oportunidade de o consumidor concorrer a prêmios no momento da compra, além de oferecer degustações, mais de 350 cursos e 600 aulas-show espalhados pelo Brasil para demonstrar as funcionalidades dos produtos do portfólio. Na compra de três ou mais produtos da linha Selecta Chocolates, o consumidor ganha a Revista da Páscoa na hora e o direito de retirar um ‘bilhete da sorte’ de urnas instaladas em lojas parceiras, que podem render premiações, como uma espátula; um avental; um termômetro; um micro-ondas ou um fogão. A ação vai até o dia 30 de abril nos mais de 400 estabelecimentos parceiros cadastrados na campanha de prêmios”, explica Marco Paulo Pereira Henriques, gerente de marketing da Duas Rodas.

O profissional destaca que, com os produtos da Selecta Chocolates, a marca atende principalmente as necessidades dos produtores de chocolate artesanal. “Sempre nos preocupamos com o trabalho que desenvolvemos com culinaristas nas redes sociais, inovando e trazendo novas experiências com chocolates. Principalmente nesta época do ano, quando a demanda aumenta muito, nós conseguimos motivar ainda mais o trabalho deles, já que apresentamos muitas ideias e tendências. Assim, os transformadores podem fazer produtos diferenciados e de alto valor agregado para ampliar o portfólio de chocolates e itens para Páscoa”, diz.

Segundo o gerente de marketing, as expectativas para a Páscoa deste ano são as melhores possíveis. “Na Selecta, em relação ao mesmo período no ano passado, esperamos crescer até 20%. Para isso, investimos e ampliamos a nossa rede de distribuição. Estamos presentes em um maior número de lojas e com mais ações no PDV, como a fabricação de produtos artesanais para Páscoa, com o objetivo de atender a demanda crescente de empreendedores do setor”, salienta.

Para a divisão de chocolates da empresa, essa é a data mais importante do ano, na qual há uma concentração de 45% das vendas dessa categoria. “Mesmo com outras épocas, como o inverno, que são bem interessantes para a movimentação do setor, a Páscoa ainda apresenta o maior consumo. Trata-se de um grande mercado a ser explorado junto aos transformadores. Nesse cenário, vale ressaltar que nós trabalhamos para levar até eles muita criatividade e, com certeza, qualidade dos produtos com nossos chocolates e coberturas. Também contribuímos levando informações sobre gestão do pequeno negócio”, afirma.

Henriques ressalta ainda que, além da qualidade dos produtos e divulgação no PDV, o conteúdo hoje faz a diferença. “Com o nosso blog (amofazerchocolate.com/blog) e perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram), levamos muita informação, dicas, receitas, curiosidades, inovações e tendências. A nossa intenção é contribuir com o mercado, para que os produtores de chocolates artesanais ofereçam um trabalho diferenciado, que englobe o todo, ou seja, os produtos, embalagens, serviços, conveniência e lançamentos exclusivos”.

Denise Terumi Imamura

Variedade

Denise Terumi Imamura, gerente de marketing Chocolates Brasil Cacau, destaca que a marca trouxe um portfólio bastante variado e com preços competitivos. “Como em toda Páscoa, apostamos nos ovos recheados que são o carro-chefe da Brasil Cacau: Ovo Dinda, Ovo Gato Mia Trufado (nosso grande lançamento para a data) e Ovo Quero Mais Trufado” , diz.
A empresa estima para a data um crescimento de até 10% em relação ao ano passado. A Páscoa representa 30% do faturamento da companhia. “O diferencial da nossa marca são o preço e a qualidade dos nossos produtos”, afirma Denise.

Lançamentos

Neste ano, a Ferrero chega com lançamentos. “Ferrero Rocher lança um novo formato de embalagem, ainda mais premium. O ovo de chocolate ao leite com pedacinhos de avelã e bombons Ferrero Rocher ganhou uma sofisticada caixa dourada para presentear e surpreender as pessoas especiais. A novidade terá o mesmo preço dos ovos Ferrero Rocher em embalagens convencionais do tamanho 225g”, destaca a empresa.

A Kinder também chega ao ponto de venda com novidades. “Os destaques ficam para o novo tema Speed e Fantasy. A linha Speed conta com miniaturas de carrinhos e drones, enquanto Fantasy traz o mundo mágico das fadinhas. Além disso, a marca chega pela primeira vez com as linhas licenciadas Miraculous, com miniaturas dos personagens do desenho, eleito o mais assistido do YouTube; Princesas da Disney, com quatro miniprincesas e seus bichinhos companheiros; além da linha Star Wars, com os clássicos personagens. A marca também conta com a linha Natoons, com seus bichinhos de pelúcia. Todos podem ser encontrados em versões kinder ovo ou ovo de Páscoa. Os consumidores poderão encontrar ainda a barrinha de kinder chocolate, que chega este ano com cards ilustrados com animais do mar em extinção, que incentivam o conhecimento da vida marinha”, afirma a companhia.

As expectativas da Ferrero para a data são positivas. A marca conta que o seu portfólio sempre é planejado considerando os desejos do consumidor. “Temos opções variadas de produtos, em diferentes faixas de preço, mas sempre com muita qualidade. Presentes que surpreendem e, como a Páscoa é um momento muito especial, é isso que as pessoas buscam”, destaca a empresa.

Conforme a organização, a Páscoa é um dos momentos principais de conversão para a Ferrero. “É a data que as pessoas mais lembram de chocolates, por isso, incluímos a maior parte dos nossos esforços no período”, diz a empresa. “Nosso portfólio é clássico e bastante conhecido pela qualidade dos produtos. Temos um público fiel, mas também temos o público que almeja principalmente ser presenteado. Procuramos estar sempre atentos às novidades e ter uma ótima distribuição no ponto de venda, para que o produto seja sempre lembrado e visto no momento de compra”, finaliza a marca.

Páscoa Mágica

Neste ano, a Arcor apresenta 17 opções de ovos de chocolate com a temática Páscoa Mágica, “com licenças fortes e de grande sucesso, como o herói Pantera Negra, que ganhou três prêmios no Oscar; licenças icônicas da Disney, como Minnie e Moana, além de uma das animações de maior sucesso da Nickelodeon, a Patrulha Canina. Já com a Tortuguita, retomamos com o ovo Headphone e a versão Tortuguita Esbugalhada, ambos opções de produtos que fazem sucesso no ponto de venda”, explica Anderson Freire, gerente nacional de marketing da marca.

De acordo com o profissional, o objetivo da empresa é continuar apostando na oferta de itens que contem com excelente qualidade e custo atrativo para o consumidor. “Sem dúvidas, essa é a fórmula que orienta nossas estratégias de marca e vem garantindo o sucesso de vendas nos últimos anos”, diz.

A Arcor está confiante para a Páscoa 2019. Segundo Freire, a expectativa é que as vendas aumentem 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. O profissional conta que a diversificação do portfólio deve contribuir para o bom desempenho deste ano.

“A Páscoa é um evento muito importante para nós, da Arcor do Brasil. Por isso, todo ano preparamos uma Páscoa encantadora para a família brasileira, com produtos funcionais e de excelente custo-benefício. Afinal, uma das tradições desta época é presentear com ovos de chocolate que gerem identificação entre as pessoas”, afirma.

Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB)
www.abicab.org.br
Nestlé
www.nestle.com.br
Garoto
www.garoto.com.br
Xamego Bom
xamegobom.com.br
Cargill
www.cargill.com.br
Cacau Show
www.cacaushow.com.br/home
Kopenhagen
www.kopenhagen.com.br
Lacta
www.lacta.com.br
Duas Rodas
www.duasrodas.com
Brasil Cacau
www.chocolatesbrasilcacau.com.br
Ferrero
www.ferrero.com.br
Arcor
Arcor.com.br

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