E-mail marketing: estreitando laços com o público no cenário food service

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    O marketing digital proporciona um leque de possibilidades aos gestores que visam aumentar a visibilidade de sua empresa no ambiente online.
    Nos parâmetros da comunicação, mais importante que atingir determinado público é entender que tipo de mensagem é mais eficaz para convertê-lo em clientes fiéis à marca. E, naturalmente, esse posicionamento se aplica ao cenário food service.

    Conforme dialogamos previamente, as engrenagens dispostas pelo marketing digital podem auxiliar, de diversas formas, os estabelecimentos de alimentação fora do lar, seja por meio de conteúdos especializados, mídias digitais, entre outras estratégias de comunicação.
    O e-mail marketing, por sua vez, é outra importante engrenagem que deve ser levada em consideração por gestores de food service. Vamos entender o porquê?

    A comunicação por e-mail marketing consiste no disparo de mensagens em determinada frequência para finalidades específicas a contatos pré-determinados. Por meio dessa funcionalidade, os gestores de food service podem estabelecer uma comunicação mais direta com sua rede de clientes, nutrindo-os com materiais informativos (como e-books ou postagens de blog) e campanhas promocionais, gerando um diálogo mais alinhado entre a empresa e o consumidor.

    De acordo com pesquisas, 89% dos comerciantes afirmam que o e-mail marketing é o principal canal para captar usuários interessados na empresa e potenciais clientes. Essa estatística nos diz muito sobre o comportamento e projeções do mercado, atestando que a estratégia é bastante considerada para alcançar o público.
    Mas, antes de simplesmente realizar o envio para um grande número de e-mails, é importante ressaltar que as pessoas que acessam o seu site têm que desejar receber essas mensagens. Portanto, a estratégia deve ser pensada a partir da boa prática em que o usuário consiga tanto se cadastrar para ter acesso ao material quanto se descadastrar para não receber mais conteúdos, se assim desejar.

    Por exemplo, se um dono de restaurante deseja atrair mais consumidores ao seu estabelecimento, é necessário realizar um levantamento do perfil do público que frequenta o local — seja por faixa etária, nível sociocultural e até hábitos — para elaborar uma mensagem mais condizente a essas pessoas. Em contrapartida, se o objetivo é nutrir os clientes assíduos com conteúdos promocionais (newsletter), o tom da mensagem deverá ser diferente. Dessa forma, o ideal é segmentar os contatos de acordo com cada finalidade.
    Vale ressaltar que os gestores também devem estar atentos quanto às ferramentas de disparo que garantem eficácia na entrega (evitando falhas no recebimento), além de relatórios detalhados (sobre como quem abriu a mensagem, por exemplo), que tornam a análise dos dados ainda mais estratégica.

    Em síntese, investir em e-mail marketing é mais um posicionamento coerente que o marketing digital tem a oferecer aos gestores de food service. Além disso, é sempre bom lembrar que toda ação deve possuir um planejamento para que o desenrolar da estratégia seja mais eficaz, convertendo mais consumidores em clientes fiéis ao seu estabelecimento.

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