Doce Investimento

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Doce que é fenômeno no mundo todo, principalmente com a cobertura de chocolate e os diferentes recheios que o tornam ainda mais saboroso, o pão de mel faz sucesso no food service como sobremesa em estabelecimentos e também no mercado de eventos, como lembrança nas mais diversas ocasiões.

Apesar do sucesso que faz atualmente, a história do pão de mel é antiga e sua origem remonta a meados do século IX, na Europa. A primeira versão do produto nasceu na Rússia, com o nome “pryaniki”, como uma mistura de farinha, suco de frutas e mel, que constituía quase metade de todos os outros ingredientes.

Mais tarde, nos séculos XII e XIII, foram adicionadas ao doce especiarias vindas da Índia e do Oriente Médio, como canela, nozes, gengibre e frutas secas. Entre os séculos XVII e XIX, a receita se espalhou e acredita-se que, em algum lugar do continente europeu, descobriu-se que o doce poderia ser banhado em chocolate derretido, para prolongar o sabor e a umidade.

Hoje, centenas de anos depois, o espaço do pão de mel no mercado continua a crescer e, com a criação de novos sabores e recheios, o potencial desse segmento está em ascensão.

Produto carro-chefe

A Chocolates Munik, indústria do segmento de doces e chocolates, foi fundada em 1971, atuando na comercialização de bombons. “O objetivo era levar ao consumidor produtos diferenciados, utilizando as mais ricas matérias-primas para a confecção de seus produtos finos e artesanais”, afirma Marcia Bergamini Ferreira, gerente comercial da empresa.

Dez anos mais tarde, em 1981, a empresa criou, segundo ela, o primeiro pão de mel recheado da América Latina, e o produto se tornou o carro-chefe da Munik. “Foi uma receita de uma executiva da empresa, foi se aperfeiçoando e, hoje, é reconhecido como o melhor pão de mel do mundo”, diz Marcia. A empresa disponibiliza pães de mel nos sabores leite e licor.

O processo de fabricação dos pães de mel da Chocolates Munik acontece na sede da empresa, na Zona Norte de São Paulo, e em uma confeitaria, localizada na mesma região, onde os clientes podem acompanhar a produção. “A Munik atua com equipamentos de última geração, sempre investindo na mais moderna tecnologia e aprimorando a qualidade de seus produtos”, afirma Marcia.

Os pães de mel da Munik têm como principal diferencial o fato de serem bem umedecidos, diferentemente dos demais produtos do mercado, de acordo com Marcia. Ela conta que o público desse produto inclui pessoas das classes A e B, atingindo também a C.

A empresa fabrica cerca de 109 mil unidades de pão de mel por mês e, além desse item, são produzidos bombons, chocolates, bolos, sorvetes, pirulitos, entre outros doces – são mais de 300 produtos no portfólio.

A Munik conta hoje com 200 funcionários efetivos e com 30 lojas no estado de São Paulo. O crescimento da empresa em 2012 foi de 12,5%, devido à abertura de novas unidades, e para este ano a expectativa é de 10%. “Buscamos contínuas inovações e expansão dentro de estratégias bem definidas, apostando no mercado doméstico e na conquista de novas praças com abertura de lojas em pontos fundamentais”, conclui Márcia.

Qualidade diferenciada

As Marias Pão de Mel, doceria especializada na produção e comercialização de pães de mel, foi fundada pelas irmãs Maria Cristina e Maria Helena, que começaram produzindo o doce para os aniversários e casamentos dos amigos e familiares, e em 2011 passaram a comercializá-lo.

De acordo com Maria Helena, sócia-proprietária, os pães de mel da empresa são artesanais, tanto no preparo quanto nas embalagens, e têm a qualidade como principal diferencial. “Nosso mel é puro, vem de um apiário ‘Puro Mel Nativo’ em Pirapetinga, Minas Gerais, as especiarias são escolhidas a dedo e nossas embalagens são personalizadas”, diz.

Os pães de mel d’As Marias Pão de Mel têm recheio de leite condensado cozido. Segundo Maria Helena, são requisitados em diversas ocasiões e vêm conquistando espaço em eventos corporativos, aniversários, casamentos e também como lembranças de maternidade e batizado. “O nosso público-alvo são eventos, fazemos só sob encomenda”, afirma. Segundo ela, o mais relevante dos pães de mel da empresa é o fator durabilidade, de aproximadamente 30 dias.

Mensalmente, são produzidos de 2 mil a 5 mil pães de mel n’As Marias Pão de Mel. “Nosso trabalho é delicado e cheio de detalhes, em que todos os pães, independentemente da quantidade, ficam iguais”, diz Maria Helena. Ela conta que em 2012, a empresa viu o crescimento dobrar e a meta para 2014 é triplicar a produção. “Nosso foco não é a quantidade e, sim, a qualidade. O mais importante é que somos apaixonadas por esse trabalho, amamos fazer pão de mel”, conclui.

Doce de receita original

A história da Pão de Mel Grazi & Grazi, empresa especializada na fabricação de pães de mel, começou há 10 anos, quando Graziela Defelippe Garcia formou-se em Relações Públicas e descobriu que estava com Lúpus, uma doença autoimune. “Minha mãe, para não me deixar triste, sem fazer nada, pois era uma fase difícil em nossa vida, sugeriu que fizéssemos uma receita de pão de mel que tínhamos e começássemos a vender”, conta Grazi. Segundo ela, logo as vendas aumentaram, e ela decidiu criar a marca.

Em relação ao porquê da escolha dos pães de mel como produto de fabricação, Grazi conta que sua família sempre foi muito ligada à culinária e já fazia sobremesas para restaurantes. “Assim que fizemos a primeira receita de pão de mel, percebi que as pessoas elogiavam muito e, assim, fomos nos aprimorando. Notava que produzíamos um pão de mel com qualidade diferenciada, sabor e perfeição em acabamento”, diz ela, que decidiu se especializar nesse doce e fazê-lo da melhor maneira possível.

Os pães de mel produzidos pela Grazi & Grazi têm recheio de doce de leite e são cobertos com chocolate ao leite e marfim. O processo de fabricação do produto, conforme conta Grazi, é bastante complexo e minucioso. “O mesmo pão de mel passa nas mãos de um colaborador por até 17 vezes, sendo elas: untagem, preparo da massa, encher formas, assar, desenformar, esterelizagem de formas, cortar ao meio, rechear, fechar, cobrir, secagem de chocolate, tirar excessos de chocolate, embalagem, etiquetagem, montagem de caixas, armazenagem e venda”, explica.

O diferencial da empresa, de acordo com a proprietária, é manter a receita original, utilizando apenas matérias-primas de primeira linha. Além da produção destinada às lembranças em eventos como maternidade, aniversários e corporativos, nos quais a Grazi & Grazi personaliza o pão de mel de acordo com a vontade do cliente, a empresa também atende lojas do setor de food service, como docerias, padarias, lojas de conveniência e cafeterias.

Por mês, são produzidos cerca de 10 mil pães de mel na Grazi & Grazi, conforme conta a proprietária. Em 2012, a empresa – que já fez as lembranças dos bebês das atrizes Giovanna Antonelli, Juliana Paes e Danielle Winits – cresceu 30%. “Para este ano, a perspectiva é manter essa média de crescimento”, finaliza Grazi.

 

Chocolates Munik
www.chocolatesmunik.com.br
As Marias Pão de Mel
www.asmariaspaodemel.com.br
Pão de Mel Grazi & Grazi
www.paodemelgrazigrazi.com.br

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