Doce experiência

0
internet setembro Garoto

internet setembro Garoto

Presente em doces, bolos, tortas e sorvetes, o marshmallow adoça o paladar de adultos e crianças. A versão caseira para coberturas é feita com açúcar e clara de ovo e, no caso dos confeitos, para manter a estrutura de bala aerada, a receita caseira leva também gelatina. Já nas versões industrializadas, o produto pode conter, ainda, xarope de milho, gomas, aromatizantes e corantes.

A história conta que o doce foi criado no Egito Antigo e seu nome vem da receita original que trazia, no lugar da gelatina, o extrato mucilaginoso da raiz da planta chamada, em inglês, de marsh mallow. Uma curiosidade é que até meados do século XIX, nos Estados Unidos, o marshmallow era receitado por médicos para combater a tosse e problemas de garganta. Mas o doce tomou proporções mundiais em meados do século XX, quando o fabricante Alex Doumak, buscando dinamizar a produção, acabou descobrindo o processo de extrusão, em que a mistura passa por canos longos e sai já moldada, com consistência esponjosa, bastando cortá-la em partes iguais para obter a forma cilíndrica, a mais comum do confeito.

O marshmallow como confeito é um dos doces preferidos do público infantil em alguns países do mundo, como os Estados Unidos, consumido preferencialmente aquecido para formar uma casca crocante.
Já o marshmallow para coberturas e recheios é muito apreciado na confeitaria nacional. Possui uma consistência de creme e é muito utilizado em receitas caseiras. De olho no mercado, empresas investem no produto industrializado para atender o food service.

Ingredientes especiais

Para o mercado de food service, empresas investem não só no produto pronto, mas também em ingredientes alimentícios que podem ser aplicados na preparação de marshmallow. Este é o caso da Cargill, que produz ingredientes e sistemas para a indústria de alimentos e bebidas. A partir do profundo entendimento de seus consumidores, suas estratégias, canais de distribuição e concorrentes, a Cargill oferece soluções que ajudam os clientes ao redor do mundo a criar produtos exclusivos, com segurança alimentar, por meio da origem e distribuição confiável de grãos, oleaginosas e outros, e pelo processamento de um completo portfólio de macro e microingredientes, sistemas e produtos alimentícios.

“A Cargill conhece profundamente esse mercado e o desejo dos consumidores de experimentar sabores e texturas que lhes proporcionem sensações de bem-estar. Para isso, tem um portfólio completo de ingredientes, entre eles o Maltegill 63/82 e Isoglucogill. Esses produtos possuem perfil de açúcares balanceados que proporcionam textura adequada para marshmallows”, apresenta Rodrigo Campos, Supervisor de Marketing da unidade de negócio de Amidos e Adoçantes da Cargill. “Para os marshmallows, as crianças geralmente determinam a maneira que o produto é desenvolvido e a natureza e o sentido dos testes, que são realizados na busca por melhorar o sabor e a textura”, completa.

Para as marcas e empresas que querem investir em ingredientes de qualidade para a produção do marshmallow, Campos destaca os diferenciais da Cargill. “Temos uma equipe técnica e comercial formada por profissionais capacitados e empenhados em encontrar sempre a melhor alternativa para adicionar valor aos produtos e à marca de seus clientes, ajudando na resolução de problemas e desenvolvimento de novos produtos. Além disso, há um rígido Controle de Qualidade e Food Safety em toda a cadeia produtiva, garantindo um produto de alta qualidade e seguro à saúde do consumidor”, finaliza.

Preparo facilitado

O Marshmallow Arcólor é uma mistura em pó que vem pronta para ser utilizada, vendida em embalagens de 500 gramas, bastando adicionar leite frio em seu preparo. Sua composição contempla açúcar refinado, glucose, clara em pó, amido especial, ácido cítrico, conservante e aroma artificial de caramelo.
O principal público do produto engloba confeiteiros, doceiros e cake designers. “Nossa mistura em pó pronta é utilizada em coberturas e decoração de bolos, mousses gelados e doces em geral. Sua textura macia se mantém firme depois de aplicada, tanto em temperatura ambiente quanto sob refrigeração, e aceita congelamento sem cristalizar, mantendo sua maciez e seu sabor. Excelente para trabalhos de decoração com bicos de confeitar, tem sabor delicioso e sua textura apresenta brilho e suavidade”, explica o diretor da Arcólor, Alexandre Gomes da Conceição.

O Marshmallow Arcólor aceita corantes, pode ser aerografado (receber pinturas coloridas para decoração) e também pode ser rebatido e reutilizado depois de refrigerado, apenas para coberturas. “As vendas deste produto aumentam entre 20% e 30% ao ano”, comemora o diretor.

Sem glúten ou leite

A MixIndústria de Produtos Alimentícios Ltda. também investiu em uma versão de mistura em pó para preparo de cobertura ou recheio tipo marshmallow, sem glúten ou leite. “Basta adicionar água, utilizar uma batedeira comum até atingir o ponto desejado e o produto está pronto para cobrir ou rechear”, explica o engenheiro químico da Mix, Fernando Gianninni.

O pó é utilizado em produtos de confeitaria do mercado. “Nossos produtos são de alta qualidade, equiparando-se se aos importados. Todos que precisam de um produto de qualidade com ótimo desempenho e próprio para confeitar podem investir sem erro”, ressalta Gianninni. O item também pode ser colorido ou aromatizado, mantendo suas características próprias, podendo ainda ser misturado a frutas e outros ingredientes sem perder o ponto.
A marca comemora as boa vendas do pó para preparo de marshmallow. “De 2012 até o momento, tivemos um crescimento de mais de 20%”.

Dupla perfeita

Muitas pessoas quando pensam em marshmallow logo fazem uma ligação com outro ingrediente: o chocolate.
“De uma forma geral, o chocolate agrega valor aos produtos de confeitaria. Tudo que leva chocolate é extremamente valorizado pelos consumidores. Sendo assim, associar o chocolate às receitas gera interesse, cria uma expectativa de excelência em sabor. Apesar de o marshmallow não ser um ingrediente plenamente difundido na culinária brasileira, ele combina bastante com chocolate, como nos bombons de chocolate recheado com marshmallow, muito apreciados pelos brasileiros”, diz a gerente de Marketing de Chocolates Garoto, Gabriela Bonella.

O chocolate Garoto tem o perfil de sabor que atende as preferências brasileiras e é fácil de ser manuseado. “Esta combinação de facilidade de manuseio e equilíbrio de sabor faz com que a cobertura de chocolate da Garoto seja o ingrediente fundamental para a execução de receitas com chocolate”, conclui a gerente.

Cargill
www.cargillfoods.com

Arcólor
www.arcolor.com.br

Mix
www.mix.ind.br

Chocolates Garoto
www.garoto.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × um =