Diretamente da Inglaterra

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    Diretamente da Inglaterra

    Hermes Bernardo criou a primeira franquia de aperitivo de peixe e fritas do Brasil e vem fazendo sucesso com a franquia FiChips Food; Rede busca alcançar 100 unidades e faturamento de R$ 10 milhões este ano

    Muito encontrado nos pratos brasileiros, inclusive naquela saidinha para o happy hour, degustar porção de peixe ou batata frita já faz parte do cotidiano dos brasileiros. Mas e quando é possível reunir esses dois aperitivos no mesmo prato, acompanhado de um molho especial?

    Foi o que fez o paulista Hermes Bernardo, de 37 anos, que trouxe o prato típico do Reino Unido, o fish and chips (peixe e fritas) para o Brasil e a transformou na marca FiChips. Pouco explorado em terras brasileiras, o negócio tem se revelado muito promissor.

    Com quase três anos de franchising, a franquia já soma 86 pontos comercializados, sendo 25 em atividades. Hermes conta que a pandemia atrasou a abertura de 35% dessas unidades, mas que este ano está previsto para todas elas entrarem em operação.

    Transformando dor em negócio

    Desempregado, Hermes teve complicações em uma das pernas após romper o tendão de aquiles caminhando. Com sequelas da cirurgia e sem poder andar, ele resolveu colocar o tempo ocioso para aprender inglês sozinho. Recuperado, resolveu viajar para Londres para colocar em prática o idioma. O que ele nunca imaginava é que essa viagem mudaria de vez sua vida.

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    Com quase três anos de franchising, a franquia FiChips Food já soma 86 pontos comercializados, sendo 25 em atividades

    O prato típico britânico, de peixe empanado e frito com batatas que é sucesso no Reino Unido alcançou a cidade de São Paulo. Em 2013, Hermes abriu um food truck com a venda dessa iguaria da culinária inglesa e colocou um totem de um guarda real segurando o cardápio chamado de “Aquiles”. Foi quando nasceu a FiChips, o primeiro fast food de filé de peixe empanado com batatas fritas e molho tártaro do Brasil, o fish and chips.

    Se a intenção era chamar a atenção para alcançar clientes, ele conseguiu! Em pouco tempo ganhou destaque no mercado e presença nos maiores eventos do país, inclusive sendo considerado, em 2014, entre as 11 empresas que mais inovaram no ramo de alimentação no Brasil. Porém, a carreira deslanchou em 2019 ao participar do programa Shark Tank (Canal Sony), onde João Apolinário e José Carlos Semenzato se interessaram no negócio.

    No mesmo ano a marca entrou para o mercado de franchising e desde então vem ganhando espaço pelo Brasil, inclusive no exterior. A rede também tem parceria com a maior indústria de batatas do país.

    Hermes adaptou a receita londrina, trocando o bacalhau pela tilápia, por ser mais comum no prato do brasileiro, porém a escolha do peixe pode variar conforme a região em que a unidade está localizada. Já o molho tártaro permanece, mas o aperitivo também pode ser degustado com limão.

    “Pensamos em criar algo que não fosse um monoproduto, para isso incrementamos no cardápio receitas salgadas e doces, incluindo o hambúrguer que tem tido uma boa aceitação do público”, conta.

    Modelo de negócio

    A proposta da FiChips é servir produtos de alta qualidade a preços justos e acessíveis, com uma proposta diferente do que já existe no mercado de alimentação. A começar pela identidade visual da empresa que proporciona um ambiente inglês, descontraído e ao mesmo tempo aconchegante.

    Para oferecer ainda mais opções aos clientes sem sair do conceito principal do negócio, a FiChips conta no cardápio o Fish and Onion, Fichips Salad, o famoso London Burguer, Fichips Potato, o escondidinho Inglês Shepherd’s Pie e como sobremesa o churros europeu e a Banoffe. Todos eles podem ser servidos para viagem – em cones ou em caixinhas personalizadas.

    “Temos como grande preocupação a seleção dos produtos que são utilizados para a elaboração de todos os pratos, principalmente na escolha dos peixes, trabalhando com fornecedores exclusivos e confiáveis, levando para a mesa do cliente, a mais alta qualidade”, afirma o CEO da franquia.

    Papel do franqueado

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    A FiChips conta com ferramenta de geolocalização para identificar as áreas mais promissoras para abertura de ponto

    O franqueado tem a possibilidade de entrar no negócio apenas como investidor, ou seja, escalar uma pessoa (gerente) para comandar o negócio onde é necessário seguir os padrões e estratégias de vendas.

    Hermes conta que a franqueadora disponibiliza uma equipe técnica para consultoria de campo com todo o suporte necessário de pré-inauguração, bem como no decorrer do negócio.

    Para investir é necessário ter identificação com o segmento de alimentação; disponibilidade para trabalhar aos finais de semana e feriados em horários estendidos; ser prestativo e atencioso com o cliente; senso de liderança e facilidade de lidar com as pessoas, e claro, gostar de lidar com o público.

    Suporte ao franqueado

    A FiChips conta com ferramenta de geolocalização para identificar as áreas mais promissoras para abertura de ponto, já que possibilita identificar o público, idade, renda, entre outras questões de suma importância para o negócio.

    Hermes salienta que assim que implantou o serviço de delivery em todas as operações a franquia passou a contar com consultoria de um especialista em delivery para auxiliar os franqueados sobre o serviço. Os investidores também recebem consultoria de campo, marketing e sistema, além de treinamentos e atualizações direcionados não apenas ao franqueado, mas também a toda equipe que deverá seguir os padrões desenvolvidos pela franquia.

    Abocanhando novos lugares

    A FiChips conta atualmente com 86 unidades comercializadas, sendo 25 delas ativas presentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná e no Distrito Federal.

    “A pandemia atrasou o processo de inauguração de muitas operações, tendo em vista que nos últimos dois anos o setor de alimentação foi fortemente prejudicado com o fechamento das portas. Porém, estamos voltando com força total e é esperado muitas inaugurações das já comercializadas para ao longo deste ano”, revela o executivo.

    A rede busca expandir o negócio a nível Brasil, tendo cidades acima de 100 mil habitantes promissoras a receber esse tipo de negócio. A proposta da FiChips é servir produtos de alta qualidade a preços justos e acessíveis.

    De olho no exterior

    A FiChips mostrou para o que veio. Agradando paladares brasileiros, em meados de 2021 abriu a primeira unidade fora do Brasil. Ela voou até Lisboa, Portugal, e também vem fazendo sucesso na terrinha Lusitânia.

    Hermes conta que países como Estados Unidos e Austrália também estão no radar da franquia para abrir operações, por apresentarem alto consumo dessa iguaria inglesa e poucas redes especializadas. A meta é abrir ao menos 4 unidades nesses lugares até 2023.

    Sobre a FiChips Food

    A franquia, que se tornou a maior do país com a culinária inglesa, trabalha com quatro modelos de negócios: container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub, com investimento inicial a partir de R$ 179 mil, e retorno do investimento previsto entre 16 a 24 meses. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças.


    FiChips Food
    www.fichips.com
    Instagram: @fichipsfood

     

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