Diminuindo o desperdício de alimentos.

0

Entrevista com Cláudio Pastor, Diretor Geral da RATIONAL Brasil.

São Paulo, 22/01/2020 – Todos os dias, muitos alimentos acabam na lixeira. Uma questão que faz você refletir sobre o motivo pelo qual desperdiça recursos e dinheiro ambientais valiosos. Essa é uma questão presente também no setor de food service, onde ações simples podem ser tomadas para reduzir o desperdício de alimentos. Conversamos com Cláudio Pastor, Diretor Geral da RATIONAL Brasil, que nos deu as seguintes dicas para evitar o desperdício:

1. Em primeiro lugar, evite a produção em excesso.

Uma boa opção é reduzir o tamanho das porções. Você reduz a quantidade de sobras e, assim, contribui para evitar o desperdício de alimentos. Se os componentes individuais de um prato forem cuidadosamente considerados e o tamanho das porções for planejado com antecedência, você poderá apresentá-los aos seus clientes e avaliar qual porção terá maior aceitação. Isso evita desperdícios.

2. Planeje quantidades exatas.

Outra opção para evitar desperdícios é o uso de tecnologia de cozinha moderna. Sistemas inteligentes de contagem analisam quais alimentos foram produzidos em um determinado dia. Esta informação pode ser usada para planejar a produção com mais precisão. Um banco de dados de receitas bem executado também pode apoiar o planejamento e a entrega de alimentos em diferentes quantidades.

3. Use tecnologia de cozinha inteligente.

Vale a pena atualizar os equipamentos antigos em uma cozinha. Com os sistemas de cocção Rational, os alimentos podem ser rapidamente produzidos ou reabastecidos conforme a demanda. A qualidade consistente também garante menor desperdício. Com a função Finishing® no SelfCookingCenter®, alimentos pré-preparados podem ser retirados da refrigeração conforme a demanda de consumo, e finalizados em apenas alguns minutos.

Para Cláudio Pastor, evitar o desperdício oferece o dobro do benefício:

“No início, é necessário investir tempo para testar o tamanho das porções ou estabelecer novos processos na cozinha. Mas esses investimentos serão compensados rapidamente. Mesmo medidas simples podem trazer sucesso imediato. Não se poupa só no planejamento, como também é possível reduzir os custos da eliminação de resíduos e aumentar a rentabilidade”.

A RATIONAL oferece seminários gastronômicos gratuitos onde é possivel experimentar o SelfCookingCenter® ao vivo. As inscrições podem ser realizadas diretamente pelo site https://www.rational-online.com/pt_br/Vivencie/Vivencie_a_RATIONAL_ao_vivo/RATIONAL_CookingLive

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

11 − 8 =