Dia Internacional do Café

    0

    Por Redação FSN – 14 de abril de 2014

    No dia 14 de abril, é comemorado o Dia internacional do Café. Criada para promover a indústria cafeeira, a data também foi inventada para homenagear produtores de diferentes países.

    Seja para ir ao trabalho, para espantar o sono, depois do almoço, tudo se torna um pretexto para ingerir esta bebida. O café ganhou até mesmo lugares especializados para ser apreciado: os caffe bars são tradicionais pontos de encontro em países da Europa e Estados Unidos, geralmente associados a boa gastronomia e ambiente cultural.

    Além do sabor que agrada a diversos paladares, consumido moderadamente, o café trás benefícios à saúde: protege o organismo contra problemas no coração, tem poder de ação antioxidante, estimulante natural, melhora a atenção e taxa de oxigenação do sangue, diminui a incidência de apatia, desânimo e depressão, entre outros. Além disso o café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos e minerais, como potássio e cálcio.

    Apesar de poucos conhecerem esta data, o café tem demasiada importância e participação na História e na Economia mundial. Cultivado há mais de um milênio pelos árabes, no Oriente Médio, o café ganhou o mundo através do comércio marítimo. Ao longo dos séculos, o grão foi um dos principais produtos comercializados no mundo. No século XIX o Brasil viveu o auge da produção e comercialização do café, época esta que deixou marcas na cultura e na história do país. Na década de 1980, o grão era a segunda mercadoria mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo. Atualmente, a produção de café no Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial, o que faz o país ser de longe o maior produtor dos últimos 150 anos.

    Fonte: Redação FSN

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here