Dia do macarrão: como esse produto transforma o setor de alimentação?

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Hoje, 25 de outubro, é comemorado o Dia do Macarrão, uma das comidas mais tradicionais nos lares brasileiros. No último ano, esse alimento foi responsável por R$ 8,280 bilhões em vendas, segundo informações da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).

O macarrão foi criado pelos chineses e popularizado pelos italianos no Brasil no século XIX. Desde então, o produto se desenvolveu e hoje tem mais de 60 tipos: com sêmola, integral, com ovos, instantâneas, entre outras.

De acordo com a nutricionista e consultora da Abimapi, Vanderli Marchiori, o macarrão é rico em carboidrato, nutriente responsável por gerar energia para o cérebro e o corpo humano. “Ele colabora para prolongar a sensação de saciedade e manter os níveis de glicemia estáveis no sangue no período após a refeição”, explica.

Para o preparo de massas em estabelecimentos comerciais, a chef Tatiana Lanna, da Unilever Food Solutions (UFS), recomenda a base de tomate desidratado Knorr. Um pacote do produto rende 6,7 kg de molho – mais que o dobro que duas latas de tomate tradicionais, com 3,2 kg.

macarrãoDentro de restaurantes, o macarrão pode ser uma boa pedida, já que o consumo nacional registra números elevados. De acordo com a Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), o Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão no mundo, ficando atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. Em 2013, o consumo nacional chegou a 1,2 milhão de toneladas.

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