Desembarcando no Brasil Taco Bell e Wendy’s

Redes mundiais de alimentação estão chegando ao mercado brasileiro; Taco Bell e Wendy’s desembarcam em São Paulo

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O destaque do Brasil no setor de alimentação tem chamado a atenção de grandes empresas ao redor do mundo. Exemplo disso é que duas grandes potências do fast-food estão chegando, ainda neste ano, ao país. A Taco Bell, referência em comida mexicana, e a Wendy’s, popular com seus hambúrgueres, iniciam suas primeiras unidades no país em um lugar estratégico: São Paulo.

O motivo para isso, segundo os investidores, é o mercado crescente de alimentação e um negócio atraente para o investimento.

Na América do Sul, por exemplo, os brasileiros são os que mais gastam com fast-food, é o que afirma um levantamento feito pelo EAE Business School. A pesquisa levou em conta os hábitos do setor em 2014, mostrando que o Brasil é o quarto país no mundo que mais gasta com esses lanches (R$ 53,7 bilhões. O país só fica atrás dos Estados Unidos (R$ 290,2 bilhões), Japão (R$ 162,3 bilhões) e China (R$ 130,2 bilhões).

Taco Bell

O Grupo Sforza, que pertence ao empresário Carlos Wizard (da Wizard Idiomas), será responsável por trazer ao Brasil a rede Taco Bell. A empresa é conhecida pelos pratos rápidos de culinária mexicana em várias partes do mundo e já vinha sendo aguardada pelo público brasileiro há algum tempo.

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O Grupo Sforza, que pertence ao empresário Carlos Wizard (da Wizard Idiomas), será responsável por trazer ao Brasil a rede Taco Bell

O grupo vai atuar no mercado brasileiro como master franqueado da marca e já vinha negociando com a Yum! Brands, proprietária das redes Pizza Hut, KFC e Taco Bell. Por enquanto, serão abertas apenas unidades próprias e, provavelmente, a empresa abrirá para franquias. O lançamento da marca no Brasil estava previsto para 2018, mas o grupo conseguiu trazê-la antes.

A primeira unidade da marca no Brasil será aberta em agosto, no Shopping Brascan Open Mall, em São Paulo. Além da Taco Bell, o Grupo Sforza já estava investindo no mercado de alimentação. O primeiro investimento foi na Mundo Verde, marca especialista em alimentação saudável.

Por enquanto, as primeiras lojas da Taco Bell serão abertas no segundo semestre deste ano, sendo na capital paulista. Quem ficou responsável pelas inaugurações em São Paulo é Michel Chaim.

Alimentação em Foco

De acordo com Michel Chaim, general manager da Taco Bell, o investimento reflete muito no momento em que o Brasil tem passado. “A Sforza investe em negócios de alto impacto e entende que o mercado de alimentação é resistente à crise. Prova disso é de que o segmento de fast-food cresceu no ano passado e continuará crescendo neste ano”, conta.
Para ele, muitos brasileiros conhecem a Taco Bell e já esperam pela chegada da marca há algum tempo. “Acreditamos que a rede tem um potencial enorme para se desenvolver no país”, afirma Chaim.

A empresa ainda não comenta quais serão os próximos lançamentos da Taco Bell e nem qual o valor investido na implementação da marca no país. “Fato é que planejamos e buscamos um modelo sólido no Brasil. Esse é o nosso foco hoje”, conta o general manager.

Segundo Carlos Wizard, a experiência do país com o setor de alimentação, além dos bons números que representa, foi um dos fatores do investimento. “A Taco Bell é uma marca reconhecida em vários países e que conta com muitos fãs no Brasil. Além disso, o setor de fast-food tem uma média de crescimento de 12% ao ano no país, mesmo em um cenário econômico adverso. Queremos replicar aqui a mesma posição de liderança que a rede tem nos Estados Unidos e também em outros países”, explica Wizard.

O lançamento da marca no Brasil contempla a estratégia global da Taco Bell em expansão global. Atualmente, a marca é responsável por mais de sete mil lojas em todo o mundo, sendo que mais de seis mil unidades estão localizadas nos Estados Unidos. A empresa foi fundada em 1962 por Glen Bell, servindo principalmente burritos, nachos e tacos.

Culinária Mexicana

A culinária mexicana é marcada por pratos apimentados e com ingredientes próximos aos brasileiros, como feijão e abacate. O público já conhece esse tipo de culinária e tem grande aceitação pelo mercado. Esse foi um dos motivos que levaram o Grupo Sforza a investir nesse tipo de estabelecimento.

“Embora seja uma refeição rápida, a Taco Bell oferece produtos de alta qualidade com nosso menu inspirado na culinária mexicana e posicionamos o nosso serviço como um dos maiores diferenciais para a escolha do cliente”, conta Michel.

Para chegar ao mercado de alimentação brasileiro, o grupo deverá fazer algumas alterações nos pratos como uma maneira de se adaptar ao paladar nacional. Porém, o profissional afirma que a maioria dos sucessos da empresa devem estar disponíveis. “Nós vamos oferecer a maioria dos produtos que são sucesso na rede Taco Bell dos Estados Unidos e em outros países no mundo, mas o cardápio passará por uma leve adaptação para a cultura alimentar do brasileiro”, disse.

De acordo com o profissional, os clientes brasileiros poderão vivenciar uma experiência que vai além dos pratos mexicanos. Toda a estrutura da loja foi planejada para alcançar o maior conforto possível. “O público vivenciará nos restaurantes Taco Bell uma experiência diferenciada. Nossos clientes terão à disposição ambientes agradáveis aliados à qualidade Taco Bell”, conta Chaim.

Sforza

O Grupo Sforza é administrado por Carlos Wizard ao lado de seus filhos, Charles Martins e Lincoln Martins. A empresa é gestora de marcas famosas, como Ronaldo Academy, de escolas de futebol, e BR Sports, detentora das marcas Rainha e Topper.

De acordo com Chaim, a decisão de investir na Taco Bell é estratégica, levando em consideração o potencial da marca no Brasil. “A Sforza investe em projetos inovadores e pioneiros. Vemos o Taco Bell com uma marca de grande potencial e que já conta com algum reconhecimento no Brasil, embora ainda não atue por aqui. Esse foi um dos principais fatores”, conta.

Mesmo com a situação econômica vivida pelo país, a Sforza vê grandes motivos para continuar investindo no Brasil. Segundo o general maneger, a crise vivida é essencialmente política e deve ser resolvida em breve, voltando ao crescimento brasileiro.

“Além disso, o Taco Bell segue o caminho de promover uma experiência diferenciada aos seus clientes, conceito que vem sendo uma orientação nos investimentos feitos pela Sforza. Vemos um ‘oceano azul’ pela frente para o desenvolvimento do Taco Bell no Brasil”, finaliza Michael.

Wendy’s

Famosa pelos seus hambúrgueres quadrados e por ter um visual mais retrô, a Wendy’s é a próxima marca a desembarcar no Brasil.

A rede alimentícia foi fundada em 1960, em Ohio, e já atua em 29 países ao redor do mundo, dentre eles alguns da América do Sul, como Chile, Venezuela e Argentina. A Wendy’s é considerada a sétima maior marca de fast-food dos Estados Unidos, com mais de 6.479 unidades no mundo.

“Nós escolhemos São Paulo para introduzir a Wendy’s no Brasil porque é a maior capital financeira e gastronômica do país”, disse Marcel Gholmieh, chefe-executivo do escritório da Wendy’s no Brasil. De acordo com ele, o objetivo inicial da Wendy’s é estabelecer uma presença firme da marca, e depois levar unidades da empresa para outras áreas do país.

“Nós estamos satisfeitos com a parceria de dois operadores altamente capacitados e que têm mentalidade de crescimento, experiência em restaurantes e foco em clientes fortes”, conta Bob Wright, Vice-presidente executivo e Chefe de operações Oficiais e Internacionais da Wendy’s.

O plano da Wendy’s é abrir duas unidades em São Paulo ainda neste ano. O local levou em consideração o sucesso de outras operações de alimentação na região. “Nós acreditamos que essa parceria irá fornecer um trampolim para o crescimento”, afirmou Bob.
De acordo com ele, “o Brasil é um dos mercados que mais possuem potencial de crescimento e a Wendy’s está investindo fortemente no país com base em suas estratégias internacionais”.

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