Crise econômica faz com que estabelecimentos mudem sua gestão

0

No meio à crise econômica, bares e restaurantes apostam em saídas para obterem bons resultados. Com o aumento em despesas, como aluguel, energia, e luz, preços mais elevados em produtos e a queda na clientela, muitos estabelecimentos precisaram mudar a gestão de seu negócio para sobreviver.

Dentre as estratégias encontradas pelo setor, estão promoções, cortesias, horários estendidos de happy hour e preços mais ajustados para alguns pratos. De acordo com Percival Maricato, presidente da Abrasel em São Paulo, no primeiro trimestre de 2015 houve recuou de 10% no faturamento desses estabelecimentos. “É inevitável, com o dinheiro mais curto, o primeiro corte que as pessoas promovem é no lazer. Elas deixam de comer fora de casa ou diminuem bastante essa saída”, explica.

Alguns estabelecimentos, no entanto, obtiveram 30% de recuo no faturamento. Um exemplo é o restaurante Pira Sanduba, em Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo. Para diminuir os efeitos da crise foi renovado o cardápio, tirando produtos que não tinham tanta saída, para não precisar repassar a alta de alguns ingredientes ao consumidor. “Resolvi acabar com a salada de Kani Kana, um produto, que é caro, com um prazo de validade pequeno e que tinha baixíssima procura. Às vezes, também estendemos o happy hour, com doses duplas de bebidas, e fazemos uma promoção: quem compra uma caipirinha leva um petisco. É um custo que fica para nós, mas é a única maneira de atrair os clientes”, explica Vera Martha Costa, proprietária do estabelecimento.

O restaurante também investiu em um carro próprio para buscar e comprar os produtos com distribuidores, conseguindo um desconto de até 15% na compra. A proprietária acredita que a dimunuição da clientela está relacionado com a crise econômica, que tem feito muitos saírem menos de casa. “A maior queda é no fim de semana e de noite. O nosso prato feito (PF) da hora do almoço ainda tem uma boa saída”, disse Vera.

Fonte: El País

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 + oito =