Crescimento recorde da Anuga FoodTec aumenta otimismo para sucesso da ANUTEC BRAZIL

0

Feira internacional para a indústria de alimentos e bebidas, que aconteceu na última semana na Alemanha, registrou 50 mil visitantes, mostrando o poder da Koelnmesse em organizar grandes eventos no setor

Os números falam por si. A Anuga FoodTec 2018, realizada de 20 a 23 de março em Colônia, Alemanha, registrou aumento de 13% de expositores frente a edição anterior, além de atrair mais de 50 mil visitantes de 152 países (crescimento de 11%), consolidando o evento como o mais importante para a indústria de alimentos e bebidas de todo o mundo. O sucesso também reforça a expertise da organizadora, a Koelnmesse, na implementação de feiras para o segmento alimentício.

A expectativa agora é que os excelentes resultados sejam replicados no Brasil. Inspirada no modelo de sucesso da Anuga, a Koelnmesse irá organizar um evento que também reunirá os principais players envolvidos no universo de tecnologia e equipamentos para as indústrias de alimentos, porém com foco no setor de proteína animal: a ANUTEC BRAZIL, cuja terceira edição ocorrerá entre os dias 07 e 09 de março em Curitiba (PR).

“Na Alemanha, mostramos todo o nosso potencial em organizar grandes eventos para a indústria de alimentos e bebidas. Agora, replicaremos o mesmo modelo de sucesso no Brasil”, explica Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse no país. Ele ressalta que o mercado de proteína animal, apesar de sua enorme representatividade no PIB nacional, oferece poucas oportunidades para que as empresas apresentem as suas novidades para seus consumidores em potencial. “A ANUTEC BRAZIL nasce a partir de uma demanda da própria indústria do setor. Somada a isso está a expertise da Koelnmese em organizar grandes eventos na área, o que nos enche de otimismo para o sucesso da feira”, ressalta.

Para a terceira edição da ANUTEC BRAZIL, são esperados mais de 4 mil decisores de compras de frigoríficos e indústrias do setor. Os visitantes da ANUTEC BRAZIL são, em sua maioria, proprietários, diretores ou gerentes de indústrias de frigoríficos e indústrias de alimentos, os chamados decisores de compras. Segundo Facchinetti, essa qualificação do público e as oportunidades que a feira oferece refletem a pesquisa com o público e com os expositores da última edição. “Dos visitantes que estiveram presentes em 2016, 77% disseram preferir a ANUTEC BRAZIL em relação a outros eventos do setor e 95% têm a intenção de voltar em 2018” conta.

Um dos desafios do evento, segundo a organização, é deixar a feira menos regional, porque a maior parte da visitação é Sul e Sudeste, e aumentar a visitação de Centro-Oeste, Norte e Nordeste, regiões também importantes na cadeia produtiva de carne. “Para isto, temos parceria com diversas associações, tanto regionais quanto nacionais, do setor de proteína animal e alimentos em geral, que divulgam o evento entre seus associados. Também estamos com um planejamento agressivo em mídia, com anúncios nas principais revistas do trade e encarte de convites, para que nossa comunicação chegue no público comprador que interessa ao nosso expositor”, completa Facchinetti.

As empresas participantes, que devem chegar a 150, também não escondem a satisfação de marcar presença no evento. “Para nós, é importante participar da feira, pois nosso segmento de fabricação de produtos alimentícios é muito restrito, havendo poucos eventos disponíveis”, diz Marcelo Quina Henriques, Gerente de Negócios da Incomaf. Alexandre Marvulle, da Klippa, vai na mesma direção. O profissional salienta a credibilidade internacional da feira e o fato de os visitantes terem a oportunidade “de ver expositores com alto nível de tecnologia e inovações no setor”. E acrescenta: “buscamos uma proximidade maior com os clientes atuais e também prospectar novos clientes”.

A abrangência da feira é destacada por Gilmar Fernandes, da HP Embalagens. “A ANUTEC tem uma importância significativa porque reúne boa parte dos fornecedores para os segmentos de proteína animal e setores de hortifrúti. No evento, recebemos a visita também de clientes que não visitam as feiras em São Paulo (sede da empresa)”, afirma. Segundo Marco Magolbo, da Handtmann, “durante a feira, muitos visitantes buscam soluções para agregar valor aos produtos existentes ou para criar novos produtos para o mercado. Os expositores têm a oportunidade de apresentar seus últimos lançamentos ou novas possibilidades de processamentos, fazendo do evento um ambiente de ganhos tanto para o visitante como para o expositor”.

Além dessas empresas, outras grandes indústrias mundiais já confirmaram presença no evento, como: Ulma Packaging, Linco, SunnyVale, Bettcher, Tecmaes, Bremil, Multivac, Poly-Clip, New Max, e, Jarvis.

Parceria estratégicas
Segundo os organizadores do evento, a ANUTEC BRAZIL é um evento feito pelo mercado, para o mercado. Isto porque além de possuir um comitê com os líderes da indústria que vão expor as tecnologias e soluções do setor, a feira também conta com o apoio e a divulgação por parte de importantes associações e sindicatos, como: ABRAVA, Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento; ABRAFRIGO, Associação Brasileira de Frigoríficos; SINDIAVIPAR, Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná; AFRIG, Associação de Frigoríficos de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal; ABIEC, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne; ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal; CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária; OCB, Organização Das Cooperativas Do Brasil; ABRA, Associação Brasileira de Reciclagem Animal e ABII, Associação Brasileira de Internet Industrial. “Contamos com a parceria das principais mídias do trade, afinal a proximidade com o mercado é o que traz sucesso ao evento”, reforça Facchinetti.

Confererência profissional
Uma das principais atrações da ANUTEC BRAZIL é o programa de conferência organizado em parceria com o ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), que trará toda a sua expertise e time de profissionais para organizar a grade de palestras e intermediar esse grande palco de discussões sobre “os desafios para o crescimento da indústria de proteína animal no Brasil”, as “projeções para a produção e demanda de proteína animal”, e as “inovações na cadeia produtiva”. A grade está sendo formulada por especialistas de mercado, com a ajuda de um comitê de expositores.

A ANUTEC BRAZIL será realizada no Expotrade Convention Center, o maior centro de exposições e convenções da Região Sul do Brasil, com 34.000 m² de área construída e uma localização estratégica: apenas 17 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena, 10 km do centro de Curitiba e 2 km do Terminal de Ônibus de Pinhais. O espaço conta ainda com 3 mil vagas de estacionamento, além de toda a infraestrutura de ar condicionado e telefonia requisitada por um evento dessa magnitude.

O credenciamento para visitar a feira está aberto no site www.anutecbrazil.com.br. Para as empresas que têm interesse em expor no evento, o contato é (11) 3874-0030.

Serviço:
ANUTEC BRAZIL 2018
Data: 07 a 09 de agosto de 2018
Local: Expo Trade Convention Center
Endereço: Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454 – Vila Amelia, Pinhais – PR
Horário: 13h às 20h

Credenciamento para visitantes: www.anutecbrazil.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 + três =