Crescimento de 570% em dez anos

Suco de uva se insere na rotina dos brasileiros e dispara as vendas em todo o país

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O suco de uva oferece diversos benefícios para a saúde dos consumidores, além de ter o puro sabor da fruta em sua composição. Um dos motivos que têm feito as pessoas se interessarem pela bebida é a preocupação, cada vez maior, dos brasileiros em se cuidarem.

Esse produto integral não tem adição de açúcares nem de conservantes. Combinado com outros hábitos saudáveis, a bebida pode ser uma excelente alternativa.
De acordo com uma pesquisa que foi realizada pelo Euromonitor, o mercado de produtos saudáveis deve crescer, em média, 4,4% ao ano, até 2021. Nos últimos cinco anos, a venda desses produtos cresceu aproximadamente 12,3% por ano, mostrando todo o seu potencial e, ainda, como as empresas podem obter lucros relevantes nesse segmento.
Por esse motivo, muitas marcas têm se preocupado em ofertar o suco de uva em seus portfólios por questões estratégicas de mercado: o crescimento constante e o amplo público da bebida. Várias famílias aderiram ao suco em sua rotina alimentícia, aumentando a demanda pelo produto.

Devido à alta procura que esse item estabelece, é possível encontrar o suco de uva em vários tamanhos e em diversas marcas no mercado de alimentação atualmente.
A Food Service News conversou com algumas organizações para entender como elas têm feito para atender os consumidores e para conquistá-los, bem como para conhecer mais profundamente as opções que são produzidas por elas.

Produtores

A vinícola Aurora, que fica localizada no Rio Grande do Sul, é uma das empresas que oferecem o suco de uva integral em seu portfólio e que tem obtido bons resultados através disso. A marca iniciou sua história por volta de 1875, por meio de imigrantes italianos no Brasil. Porém, apenas no ano de 1931, a empresa começou a dar sinais do que se tornaria hoje: dezesseis famílias produtoras de uvas fundaram a Cooperativa Vinícola Aurora. Atualmente, a empresa é uma das maiores vinícolas de todo o país.
Com o intuito de ofertar bebidas produzidas com a uva, a empresa foi crescendo e oferecendo, cada vez mais, produtos diferenciados aos seus consumidores. Um dos motivos em investir na presença do suco de uva em seu portfólio é a gama de clientes que o item atrai.

De acordo com Hermínio Ficagna, diretor geral da marca, o público da bebida é muito amplo, variando desde crianças até adultos. “Além de delicioso, faz bem. O suco de uva é um dos sabores mais aceitos e consumidos no Brasil”, destaca o profissional.

Para atender esse mercado, as empresas têm apostado também em embalagens diferentes para cada consumo e público específicos. A Aurora, por exemplo, investiu em alguns tamanhos especiais para os consumidores. Existem opções menores, com 300 ml, e maiores, com 1,5 litro.

De acordo com Hermínio, o food service é um dos setores que a empresa têm se preocupado em atender e se planeja para que isso aconteça. “Estamos sempre atentos às necessidades dos diferentes mercados. Especificamente para o food service, não temos uma embalagem, mas temos planos de desenvolvâ-las com as mais diversas capacidades”, conta ele.

A Aurora oferece uma grande variedade de bebidas que conta com a uva como ingrediente. Nos sucos, a vinícola oferta opções com uvas brancas e tintas. A marca também disponibiliza vários vinhos e espumantes em seu portfólio, atendendo a diferentes tipos de gostos. Uma das premissas da empresa é investir em inovação e em melhoria de seus produtos continuamente.

Oferta

Outra empresa de renome, que oferta bebidas derivadas da uva, é a Vinícola Salton. A marca também tem início com a chegada de italianos ao Brasil. Com origem em Vila Isabel, onde hoje está Bento Gonçalves, a Salton deu início a sua história ainda no ano de 1910. Atualmente, compõe uma das maiores vinícolas nacionais.
A Salton tem apostado em sucos e em chás de uva para atender os clientes. De acordo com a empresa, essas bebidas os ajudam a ter opções práticas e saudáveis em sua rotina, sem precisar de grandes esforços para isso.

“Como a uva é um antioxidante natural, rico em polifenóis, são muitos os benefícios encontrados no suco de uva integral. Entre os principais estão a diminuição do colesterol ruim e aumento do bom, o auxílio no combate dos sintomas das chamadas doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão, problemas cardiovasculares e até o câncer. Outro benefício é a neutralização dos radicais livres”, relata Gregório Salton, enólogo da Vinícola Salton.

Puro

O suco de uva integral já vem pronto para o consumo. Embora alguns estabelecimentos gostem de adicionar água, essa prática pode diminuir algumas propriedades da bebida.
“Não é recomendado, pois, para se obter todos os benefícios contidos na uva, o ideal é manter o produto puro, que já vem pronto para o consumo. No entanto, por uma questão de paladar, é possível diluir, sim, sem alterar as características, apenas diminuindo a concentração de nutrientes”, afirma Gregório.

Além de conservar as propriedades da uva, o suco integral puro conserva, ainda, o sabor da fruta e a sua cor exata.

Mercado

Para atender ao mercado de alimentação fora do lar, a Salton tem opções de embalagens específicas para cada tipo de público. De acordo com a empresa, a garrafa de vidro com 500 ml é ideal para atender os estabelecimentos de alimentação. “Nesse segmento de demanda específica de mercado, a Salton lançou, recentemente, um Grape Tea, extrato de chás à base de suco de uva. Uma linha não alcoólica, pronta para o consumo que, assim como o suco, preserva os benefícios e a saudabilidade da uva”, diz o profissional a respeito do produto.

Segundo Gregório, a demanda por sucos de uva na Salton tem alcançado bons números, apesar de problemas com a safra do ano passado. “Houve um crescimento expressivo, mas, com a quebra de safra de 2016, a produção de suco foi menor, o que ocasionou um aumento do preço do produto. Com a normalização da safra deste ano, acreditamos que a curva volte a crescer e o custo para o consumidor retorne ao patamar anterior”, finaliza.

Saúde

O suco de uva integral pode trazer benefícios para o corpo como um todo, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e, ainda, doenças cardiovasculares. O consumo regular da bebida também pode ajudar a diminuir a pressão arterial e o aparecimento de doenças neurológicas, como o Alzheimer.

Estatísticas

A pesquisa PULSE, que foi encomendada pelo Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin), mapeou o consumo de sucos de uva no país. De acordo com o levantamento realizado, em dez anos, houve um crescimento de 570%. A bebida passou de 15.832.130 litros, em 2005, para 90.253.143 litros, em 2014.

Nos primeiros dois meses de 2015, os dados já mostravam um aumento de 5,68% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo informações da Nielsen, houve um aumento de 12% na categoria de sucos prontos para beber entre o período de 2010 a 2013.

O estudo também comprovou que o suco de uva costuma ser mais consumido no período do café da manhã e do almoço. A bebida também tem boa saída nos fins de semana, quando a maioria das famílias está reunida.

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