Crescimento das Indústrias de Alimentos e Bebidas neste início de ano Fomenta interesse de novos expositores

0

Com 61 novas empresas confirmadas, expectativa da Fispal Tecnologia é atrair um público de 40 mil pessoas em sua edição comemorativa

Dados do IBGE mostram que em janeiro deste ano a produção industrial caiu 0,8% na comparação com dezembro e sobre o mesmo mês de 2018 a retração foi de 2,6%. Em contrapartida, as indústrias de alimentos e bebidas se sobressaíram e registraram alta de 1,5% e de 6,1%, respectivamente.

Para a organização da Fispal Tecnologia, maior evento do setor para a América Latina, esta continuidade da expansão fomenta ainda mais o interesse de empresas fornecedoras para cadeia produtiva na participação em feiras de negócios. A feira, que é uma iniciativa da Informa Exhibitions, ocorre entre os dias 25 e 28 de junho e deverá reunir 40 mil pessoas e mais de 400 expositores no pavilhão do São Paulo Expo.

O otimismo para este setor já começou a ser demonstrado no início do ano, quando a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA, divulgou a expectativa de crescimento de 2,5% a 3% na produção para 2019.

35ª Edição
A Fispal Tecnologia chega a sua 35ª edição com uma bagagem bastante representativa. Em três décadas de existência, o evento ajudou os expositores a movimentar algo em torno de R$ 3,5 bilhões em negócios, o que corresponde a uma média de R$ 100 milhões por edição.

“A tendência é que o volume seja cada vez maior principalmente por causa do perfil do público da feira. Nos últimos anos houve uma adesão mais expressiva de executivos com alto poder de decisão para fechar negócios e isso contribui para um ambiente mais promissor”, comenta Clélia Iwaki, diretora da Fispal.

Na edição de 2018, o índice era de 72% e deverá aumentar em 3 pontos percentuais em 2019, chegando a 75%.

De acordo com a executiva, esta qualificação do visitante é consequência de diversas ações realizadas no evento e que foram criadas para aprimorar o conhecimento dos profissionais com temas relevantes e atuais para a indústria de alimentos.

“A Fispal Tecnologia consagrou-se porque não é apenas uma vitrine de exposição, mas uma importante plataforma que contribui para a evolução do setor”, ressalta.

A expectativa é que na edição comemorativa de 35 anos, haja uma expansão de 50% no volume de negócios que serão realizados no evento.

O avanço está relacionado a vinda de um número maior de compradores na Rodada de Negócios. Na edição de 2018 eram 20 e neste ano serão 35, sendo 20 nacionais. “Há também 15 compradores internacionais que contribuirão para expansão dos negócios”, comenta Clélia.

Atrações
Outro motivo para que haja mais interesse dos expositores é a busca constante em inovação para atender aos anseios do mercado. Ainda de acordo com dados da ABIA, atualmente a indústria destina 3% da receita anual em pesquisa e desenvolvimento.

Na Fispal Tecnologia, os profissionais do setor irão encontrar a principal vitrine de soluções para a industrialização dos alimentos e bebidas, além de outras experiências, como a Opção Vegana que ajuda no desenvolvimento de produtos sem proteína animal.

Assim como a Opção Vegana, a feira oferece outras opções em sua grade de programação que foram desenvolvidas para contribuir com a evolução da indústria de alimentos. Grande novidade dessa edição, a Arena FispalTec é uma plataforma de conteúdo que pode receber mais de 600 pessoas em painéis, palestras e debates. Já fazem parte da programação o Fórum Fispal Tecnologia, o TecnoDrink, o Fórum de Embalagens, o Fórum de Marketing Digital, e outros eventos apresentados por entidades e associações parceiras.

Sucesso em 2018, a Arena da Cerveja Artesanal, projeto desenvolvido em parceria com o Instituto da Cerveja Brasil, oferecerá consultoria gratuita, palestras e a degustação de cervejas para os visitantes. A organização promoverá visitas técnica a fábricas da Wessel, Grupo Petrópolis e a Microcervejaria do Instituto da Cerveja Brasil. O Lounge ABRE de Embalagens, realizado em conjunto com a Associação Brasileira da Embalagem (ABRE), volta com os talk shows e outras atrações para esse segmento.

A parceria com o Instituto de Tecnologia SENAI ficou ainda maior, englobando o Lab de Soluções, o Lounge da Inovação, além da “Escola Móvel Indústria 4.0 – A Evolução da Automação”, um demonstrador de uma linha de produção de bebidas que tem o objetivo de capacitar novos profissionais e contribuir para a atualização do parque industrial brasileiro.

O credenciamento para a feira já está aberto e é exclusivo para profissionais da indústria de alimentos e bebidas. Para realizar o cadastro, basta clicar na aba Inscreva-se no site oficial da Fispal Tecnologia.

A plataforma é simples, intuitiva e oferece a opção de inscrição via login social do Facebook e Linkedin. Para retirar a credencial, o participante deverá informar o número do CPF nos totens de autoatendimento na entrada do pavilhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 + dois =