Projetando uma solução inovadora de cultivo de alimentos saborosos, a empresa portuguesa CoolFarm vem desenvolvendo um sistema integrado que permite cultivar alimentos frescos e nutritivos, em um ambiente interno em longo prazo, sem desperdícios e com alta segurança. A novidade será apresentada entre os dias 5 a 9 de março deste ano, na feira de comércio a retalho Euroshop 2017.
O sistema, nomeado como CoolFarm in/store, é um projeto automático fechado e vertical, com um ambiente limpo e climatizado, perfeito para o crescimento de vegetais de qualidade superior como alfaces, agriões, beterrabas, folhas verdes, ervas ou flores, e para a germinação de plantas. Essa nova solução de cultivo usa 90% menos água do que a agricultura tradicional e não necessita de pesticidas nem herbicidas.
O novo equipamento é personalizável e composto por módulos que começam nos 100 metros quadrados de área de produção, mas que podem ser facilmente aumentados tanto vertical como horizontalmente, proporcionando um rápido retorno do investimento.
O sistema, inteligente e altamente intuitivo, tem duas colunas de tabuleiros móveis de cultivo hidropônico, um elevador central, um sistema de fertirrigação, sensores de qualidade superior para medir todas as variáveis relativas às plantas, luzes de crescimento LED, um sistema de controlo e uma antecâmara.
Com essa inovação, a CoolFarm tem a intenção de proporcionar às pessoas, principalmente às que vivem nas grandes cidades, o fácil acesso a vegetais frescos de qualidade superior, tanto através dos grandes hipermercados, como também dos restaurantes, hotéis e até hospitais. Além disso, o CoolFarm in/store irá permitir a estes locais de consumo menos desperdício de comida, total controle sobre a produção da mesma e cortes totais nos custos de transporte.