Conveniência e praticidade

Pesquisa revela que esses são fatores essenciais na hora da compra; empresas se organizam para não perder de vista essa questão

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O s produtos para micro-ondas têm ganhado cada vez mais adeptos. A praticidade de preparar receitas, que poderiam levar horas, está movimentando o setor de alimentação. Além da agilidade em se produzir esses pratos, o produto também oferece um sabor diferenciado aos clientes.

Exemplo disso é a receita do bolo de caneca, que surgiu especialmente com o micro-ondas. Não demorou muito para que as marcas incorporassem o item em seus portfólios, de modo ainda mais fácil de ser preparado: é só misturar com leite ou água e pronto, já está tudo finalizado para ser consumido. Ter em mãos um bolo quentinho e saboroso pode demorar menos de um minuto.

Mercado

De acordo com a pesquisa Brasil Food Trends, feita em parceria entre a Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), sobre os hábitos de consumo de alimentos no Brasil, com as principais tendências até 2020, a conveniência e a praticidade são fatores essenciais para a compra.

O estudo também mostrou que esse público é, em geral, composto por pessoas que não têm tempo a perder devido à rotina corrida do dia a dia. São indivíduos, ainda, que valorizam o bom preço na hora de levar os produtos para casa.

Não é à toa que as empresas estão de olho nesse mercado: ele possui o maior crescimento em relação às tendências alimentícias. De acordo com a pesquisa, o fator praticidade atinge 34% dos consumidores no Brasil, igualmente distribuídos entre as classes AB e C.

A maior parte das empresas está atenta à importância de ter receitas de fácil preparo e consumo e, por isso, aumenta seu portfólio com esses itens.

Saudáveis

Imagine aliar duas grandes tendências do consumo brasileiro. Essa é a proposta da Vitalin, que mistura a saudabilidade com a praticidade de receitas preparadas para irem ao micro-ondas.

Desde seu surgimento, nos anos 2000, a Vitalin tem como propósito atender ao público com restrição alimentar, oferecendo produtos sem glúten, saudáveis e nutritivos. No início, o portfólio da marca era composto por cereais nobres, como farinhas, quinoas, entre outros. A demanda por produtos diferenciados começou a surgiu com o passar do tempo, com pessoas buscando outros tipos de alimentos.

“Com o crescimento do consumo de alimentos saudáveis, esses cereais – antes pouco conhecidos –, passaram a fazer parte do cardápio dos brasileiros, que viram neles muitos benefícios à saúde”, pontua Sibele Almeida, analista de marketing da Vitalin.

Outras demandas começaram a surgir, e a empresa precisou se preparar para atendê-las. Os consumidores ficaram mais exigentes e passaram a pedir alimentos saudáveis e práticos para atender sua rotina agitada. Foi assim que a Vitalin lançou novos produtos em seu portfólio.

“Com a popularização da alimentação saudável, veio a necessidade de desenvolvermos produtos prontos para o consumo ou de pré-preparo. Foi assim que surgiram os cookies, snacks, misturas para bolo e os bolos de caneca instantâneos”, comenta Sibele.

Os bolos da marca são enriquecidos com vitaminas. Para fazer a receita, basta acrescentar água e deixar 50 segundos no micro-ondas.

Sabores

Para que a ideia saísse do papel, os sabores também precisaram atender às demandas dos consumidores. A Vitalin apostou em alguns deles que têm grande aceitação das pessoas.
“Com a ideia de incentivar o consumo de alimentos saudáveis e nutritivos, decidimos escolher o chocolate por ser um sabor de preferência nacional e que agrada tanto os adultos quanto as crianças. Assim, criamos a opção ‘Brigadeiro que Lambuza’, feito de Cacau e Amaranto”, explica Sibele.

Outro sabor tradicional e sucesso de venda é o “Beijinho que Transborda”, feito com quinoa e coco. O bolo alia a praticidade com os benefícios de grãos nobres, que ajudam na manutenção do intestino e demais funções vitais.

Tendência

A Vitalin tem garantido bons números ao aderir à receita de micro-ondas. De acordo com Sibele, esses produtos têm uma boa saída e têm agradado o público da marca.
“A praticidade é uma tendência de mercado. Além disso, os consumidores estão buscando por alternativas que agreguem valor ao cardápio, optando por produtos de qualidade e procedência, com sabor e textura mais próximos dos produtos ‘tradicionais’”, explica a analista de marketing.

Por esses motivos, a marca afirma que continuará investindo em itens desse segmento. “A previsão é que o mercado continue crescendo, e nosso desafio é continuar oferecendo uma maior variedade de produtos saudáveis e nutritivos. Até o fim do ano, pretendemos lançar novos produtos no mercado, com embalagens práticas e versatilidade de preparo e consumo”, comenta Sibele.

Reconhecimento

A Vitalin é uma empresa de alimentos saudáveis com certificação Gluten Free (GF), reconhecida em mais de 25 países. A proposta inicial da marca era oferecer produtos para melhorar a vida de pessoas com doenças celíacas e, com o passar do tempo, o público foi se ampliando.

A tendência em cortar o glúten da dieta aumentou, fazendo muitos consumidores procurarem por esses produtos. Além disso, a empresa viu a demanda por outros nichos de alimentos saudáveis e diferenciados.

Um dos exemplos é a busca por alimentos orgânicos. Por esse motivo, a Vitalin é certificada pelo Instituto Biodinâmico (IBD), que atesta a origem desses produtos e com certo padrão sustentável. A empresa também tem o selo Sisorg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica), que pode ser encontrado nas embalagens da marca.
Além dos itens voltados para o varejo, como grãos e farinhas integrais, a Vitalin também oferece uma embalagem com tamanho superior, especialmente para o food service. Entre as opções oferecidas, em embalagens de 1kg, está a quinoa dourada e a linhaça dourada. De acordo com a empresa, esses produtos são projetados para restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros estabelecimentos.

Outra opção para públicos com maiores demandas é comprar a granel pela Vitalin. Para mais informações de como adquirir esses alimentos, é necessário entrar em contato com a empresa.

Oferta

Outra marca que oferece alimentos saudáveis e práticos aos consumidores é a Olvebra. A organização tem opção de bolo de caneca, que fica pronto em pouco mais de um minuto. Além disso, a receita não tem adição de açúcares, glúten, lactose e gorduras trans. O produto da marca é ideal para indivíduos com restrições alimentares.

A empresa oferece soluções para o varejo, de forma prática e saudável, e também para os consumidores industriais. Dessa forma, fica mais fácil atender cada necessidade de seu público. Entre os produtos para o food service estão sucos, proteicos, lácteos e itens para a indústria panificadora.

Investimento

Com os bolos de micro-ondas, a Fleischmann investiu em alguns sabores para chamar atenção dos consumidores. São eles: avelã, morango, doce de leite e chocolate. O sachê tem 55gr e rende uma receita.

A Fleischmann é uma empresa criada há 148 anos. A marca faz parte da ABF (Associeted British Food), um dos maiores grupos alimentícios do mundo.

No Brasil, a organização chegou em 1931 e, desde então, tem buscado atender à demanda dos consumidores nacionais. O que começou com produtos de panificação, hoje atende diversos nichos do mercado, como o de consumidores finais e food service.

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