Consumidores têm deixado de ir às compras

0

Com o baixo desempenho econômico, consumidores têm deixado de ir às compras. O crédito está mais restrito e o aumento da inflação estão comprometendo a renda dos trabalhadores. No primeiro trimestre deste ano, o consumo das famílias recuou 1,5% em comparação com os últimos três meses do ano, quando havia registrado alta de 1,1%.

Este número é o menor desde o quarto trimestre de 2008, quando foi registrado a queda de 2,1%. Se comparado com o mesmo período do ano passado, a queda registrada é de 0,9%. Se ultilizarmos esta base temporal de comparação, esse é o pior resultado desde o terceiro trimestre de 2003, quando foram registrados os mesmos 0,9%.

Em 2003, as famílias dimiruiram os gastos devidos às incertezas do governo Lula. O período foi marcado pela disparada no câmbio e o aumento da inflação, que fez o consumo recuar.

Na última sexta-feira,29, o IBGE divulgou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre do ano, com queda de 0,2% em comparação aos últimos meses de 2014.

Fonte: Folha de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − 9 =