Consumidores optam por alimentação saudável em restaurantes por quilo

0

De acordo com a pesquisa “Nutrir-se ou comer: diálogos e dilemas no cotidiano de clientes e de nutricionistas em restaurantes de refeição por peso”, realizada pela nutricionista Odete Santelle, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, a maioria das pessoas que se alimentam em restaurantes por quilo escolhem o que vão comer segundo os critérios de saúde. No jantar, porém, essas pessoas geralmente comem alimentos com maior teor de forgura e calorias, como os congelados ou de preparo rápido.

A pesquisa entrevistou 60 clientes de dois restaurantes: um da Cidade Universitária, em São Paulo, e o outro da região do Campo Limpo, região sul da capital, com o objetivo de saber os fatores que inluenciam a escolha do alimento. Em ambos os estabelecimentos, o fator saúde foi apontado por 43% dos clientes, o fator sabor por 26% e o equilíbrio entre sabor e saúde, por 31%.

As nutricionistas que atuam nos dois restaurantes também foram entrevistadas. De acordo com Odete, essas profissionais têm o desafio de equilibrar o compromisso ético profissional com as metas de vendas e, por isso, oferecem diferentes tipos de alimentos: arroz branco e o integral, frutas e doces nas sobremesas, sucos naturais e refrigerantes como bebidas. Outra estratégia utilizada é reduzir a quantidade de sal e gordura usada na preparação dos alimentos.

Fonte: UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quinze − treze =