Como motivar os colaboradores?

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Em um cenário de incertezas provocadas pela pandemia do Covid-19, essa pergunta pode ter um peso ainda maior

Como motivar os colaboradores em uma época como a vivida atualmente, com a pandemia do Covid-19? Essa é uma pergunta que pode estar sendo feita por vários empresários do País e do mundo.
Embora o cenário seja de incertezas, é possível obter bons resultados. O diretor da AmPm, Marcello Farrel, fala sobre as formas que a empresa encontrou para lidar com os desafios surgidos com a pandemia. A AmPm é uma rede de franquias presente em todo o território brasileiro.

O funcionário precisa se sentir confiante

Como motivar os colaboradores?“Embora o nosso negócio tenha se adaptado para esse cenário sem precedentes, o time da AmPm lidou com a possibilidade de não atingir as metas de vendas e de desenvolvimento. Contudo, agimos de uma forma bastante colaborativa, com ações de aproximação das equipes em reuniões de alinhamento e de motivação. Com um time de gestores extremamente focado e sempre preocupado em acompanhar suas equipes, encontramos no grupo de colaboradores muita energia e vontade de vencer os desafios propostos pela pandemia. Isso foi a grande receita para o sucesso do grupo e para o maior entrosamento entre todos”, diz Farrel.
O diretor da AmPm conta como é a atuação da administração da empresa para manter a boa relação com os colaboradores, além de destacar as qualidades de um bom líder para momentos como o atual.
“A gestão de pessoas constrói, de forma estratégica, uma relação de confiança e apoio entre a empresa e os funcionários. Como falamos, ficamos ainda mais próximos das equipes, fizemos pesquisas para ouvir o público interno e contamos com o importante papel dos gestores. Se o líder é uma pessoa positiva, humana e conhecedora dos melhores caminhos, muito provavelmente os seus colaboradores serão motivados constantemente pelos seus gestores diretos. Isso passa a ser uma prática em um momento em que grandes desafios precisam ser enfrentados”.
Perguntamos ao Farrel sobre os cuidados especiais que devem ser tomados com os colaboradores neste momento, e o diretor fala sobre eles, desde seguir as normas de saúde até a maneira de transmitir segurança para os funcionários.
“Em primeiro lugar, seguir as regras da OMS para garantir a segurança de todos. Além disso, a clareza sobre o direcionamento da empresa e da unidade de negócio precisa ser constante, para que todos sintam-se seguros para performar da melhor maneira possível em um momento que requer muita atenção”.
Farrel também pontua sobre como superar os desafios do regime de trabalho home office, afirmando que ter boa comunicação, transparência e entrosamento entre as equipes é primordial.
“A empresa conseguiu contornar de forma bastante eficiente essa grande mudança de hábito. Aos poucos, os colaboradores foram se adaptando à essa forma de trabalho remoto. Acredito que o principal ponto de atenção seja no tempo dedicado ao trabalho e nas pausas entre reuniões e horários de almoço, que precisam ser respeitadas. A tecnologia permitiu uma comunicação ágil entre os times e a transparência e o entrosamento das equipes colaborou muito para tratarmos esse ponto de atenção”.

Resultados

Farrel ressalta que a marca conseguiu chegar a resultados que sequer eram esperados em um momento como este.
“(Tivemos) muitas surpresas positivas!
A começar pelas entregas! Conseguimos dar continuidade e finalizar projetos anteriores à pandemia de forma extremamente profissional. Isso deixou muito claro o comprometimento e a dedicação dos colaboradores. Bem como o quanto eles estão engajados e felizes em trabalhar na AmPm. Impossível não tirar aprendizados de uma mudança tão expressiva na forma de trabalho. Todos nós somos capazes de nos adaptar e a AmPm conduziu essa mudança de forma a minimizar os impactos para todos, cuidando das pessoas. Trabalhamos como nunca e conseguimos chegar em resultados jamais esperados em um momento tão delicado. Não temos dúvidas de que o home office traz benefícios e que pode contribuir positivamente para a operação”.
Por fim, Farrel frisa a importância de uma boa relação funcionário/empresa em momentos difíceis como o atual, destacando um relacionamento saudável como primordial para o sucesso geral.
“É o mais importante. É a chave do sucesso de todos, tanto no âmbito profissional como pessoal. É fundamental que o funcionário esteja próximo do propósito da empresa e que entenda seu papel na organização, assim como é fundamental que o diálogo aconteça e que a empresa escute e conheça a dor dos colaboradores. Nas equipes, precisamos que o respeito e a confiança sejam sempre os nossos alicerces. Dessa forma, vem a garantia de um trabalho com excelência e muito feliz. Precisamos amar o que fazemos. Precisamos admirar as pessoas com quem trabalhamos. Assim, conseguiremos juntos e com franqueza passar por esses momentos desafiadores, em equipe”.

AmPm
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