Como antecipar e suprir as expectativas dos clientes em um restaurante?

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Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Prova disso são as estatísticas que revelam como o comportamento entre cliente e marca tem mudado.

Você sabia, por exemplo, que 58% dos consumidores nunca mais voltam a uma empresa após uma experiência negativa? Isso sem contar que 49% dessas pessoas ainda farão uma publicidade negativa da marca aos amigos e familiares.

Diante do desafio cada vez maior de agradar os clientes, cabe aos gestores investirem em estratégias para antecipar as necessidades e suprir as expectativas de cada consumidor. E o fato é que esse cenário também se aplica ao universo de alimentação fora do lar. 

Diretores de restaurantes comerciais ou corporativos devem buscar a melhor forma de atender e agradar o paladar dos consumidores, evitando más experiências e até prejuízos financeiros ao estabelecimento.

Uma ideia é investir em pesquisas de satisfação. Fazendo uso de sistemas de gestão, os diretores podem contar com tecnologias, como aplicativos, para coletar o feedback dos clientes em um restaurante.

O app de pesquisa de satisfação pode ser projetado em tablets e até em totens, estando presentes no espaço do estabelecimento. Assim, os consumidores serão capazes de avaliar alguns pontos como o atendimento, o tempo de espera para a entrega do prato, a qualidade da refeição e até os valores oferecidos pela casa.

Essa solução é ideal para um controle de qualidade mais apurado do restaurante, permitindo que os gestores visualizem o que deve ser melhorado e o que pode ser mantido, caso algum item seja bem avaliado. 

Por exemplo, em um restaurante, se um diretor perceber que determinado alimento tem sobrado nos pratos e até nas cubas, ele poderá entender, através da pesquisa de satisfação, se aquela opção deve ser mantida no cardápio ou reaproveitada de outra forma.

O mesmo vale para saber se o tempero das refeições está do agrado dos consumidores, ou seja, se há excesso ou falta de sal, de outro condimento, e por aí vai.

Sendo assim, a pesquisa de satisfação contribui para diminuir desperdício em um restaurante, já que, alinhados às preferências dos clientes, os gestores poderão se planejar para atender à demanda da melhor forma, também evitando sobras e perdas de alimentos, que causam prejuízos financeiros ao estabelecimento.

Em contrapartida, os consumidores, cada vez mais atentos e exigentes, poderão usufruir de um canal para expressar sua opinião sobre os produtos e serviços oferecidos pelo empreendimento. Isso valoriza o relacionamento com o cliente, aumentando ainda mais a satisfação com a empresa, principalmente se as solicitações propostas forem atendidas.

Ouvir o que o consumidor tem a dizer deve ser um hábito obrigatório aos gestores. Por isso, analise qual a melhor forma de coletar os feedbacks, tenha acesso ao que os seus clientes acham do seu restaurante e invista em estratégias para manter a satisfação em alta. A clientela agradece!

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