Combinações perfeitas

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Receita tipicamente brasileira e conhecida por sua tradição em Minas Gerais, o pão de queijo cai bem no inverno e no verão, com café, chá, chocolate quente, refrigerante, suco ou cerveja, no café da manhã, lanche ou grandes festas.
Seja com o tradicional recheio de queijo ou com outros ingredientes – como carne, frango, linguiça ou calabresa –, os pães de queijo fazem sucesso com públicos de todas as idades e, por isso, são a escolha ideal para servir eventos de todos os tipos.

Qualidade a preço acessível

A Pão de Queijo Majestade, marca fundada em 2002 que produz hoje mais de 16 tipos de salgados, tem uma linha de produtos em tamanho mini, indicados especialmente para eventos e festas: a Cocktail, que conta com pão de queijo, croissant, esfirra, pão de batata, coxinha, quibe e bolinha de queijo.

O diferencial da empresa, de acordo com o diretor Tiago Braga, é o compromisso de fabricar produtos com excelência e extremo controle de qualidade. “Buscamos a cada dia sempre nos atualizar em relação às novas tecnologias para nossa produção e, mesmo com toda tecnologia investida, ainda assim oferecemos ao mercado um preço acessível e um produto de ótima qualidade”, afirma. Segundo ele, na fabricação de todos os produtos da Pão de Queijo Majestade, são utilizadas matérias-primas 100% naturais e não há conservantes ou aromatizantes.

Os principais públicos da empresa são lojas de conveniência, cantinas escolares, cafés, bares e restaurantes. Por mês, a Pão de Queijo Majestade produz cerca de 45 toneladas de pão de queijo e, conforme afirma Braga, a demanda pelos produtos da empresa aumenta cada dia mais. “Em 2012, tivemos um crescimento de 20%. Para este ano, estimamos uma média de 25% de crescimento”, conclui.

Para todos os momentos de consumo

Fundada em 1990, a Forno de Minas atua na produção de pães de queijo, folhados, empadas, tortinha, waffles e empanadas, destinados tanto ao varejo quanto ao food service. Com atuação nos Estados Unidos, Portugal, Canadá e Uruguai, a empresa tem o pão de queijo mais vendido do Brasil, de acordo com a pesquisa ACNielsen, de 2012.

Segundo Ricardo Machado, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Novos Negócios, todos os pães de queijo da empresa são indicados para eventos. “A escolha do pão de queijo ideal vai depender do tipo de evento”, diz. A linha da Forno de Minas inclui pães de queijo dos tipos Coquetel, Tradicional e Assado Congelado, além de pães de queijo em tamanhos maiores, nos formatos Lanche, Gourmet, Light e Palito. “Por exemplo: para combinar com patês e pastas, o ideal seria o pão de queijo coquetel e o palito de queijo, que também é uma combinação perfeita para servir em coquetéis, acompanhando vinhos, cervejas, sucos ou qualquer outro tipo de bebida”, afirma.

Os produtos da Forno de Minas, de acordo com Machado, são consumidos por todos os tipos de público, mas comprados por, principalmente, mulheres de 25 a 50 anos. Ele diz que a empresa se destaca pela qualidade e sabor de seus produtos e, no caso do pão de queijo, o grande diferencial é a receita de família, tradicional das fazendas de Minas Gerais. “Todos os ingredientes são naturais – polvilho, leite, manteiga –, além do queijo que é produzido pelo próprio Laticínios, exclusivamente para a receita do pão de queijo”. Além disso, o produto apresenta sabor caseiro e diversidade de tamanhos para atender a todos os momentos de consumo, do café da manhã ao lanche da noite. “Além de diversificar nos tipos de pão de queijo, o Gourmet, por exemplo, tem uma combinação especial e deliciosa de queijos para atender os consumidores de paladar mais apurado”, completa Machado.

A Forno de Minas produz cerca de 150 mil caixas para a linha de pão de queijo mensalmente. De acordo com Machado, a empresa é líder de mercado com 45% de market share na categoria de pão de queijo. “Além disso, a lembrança da marca é superior a 80%. Cada vez mais, os produtos Forno de Minas estão sendo procurados e isso reflete nas vendas”, conclui.

Ideais para eventos

A Seara Foods, marca que desenvolve e produz alimentos à base de carne de aves, suínos e alimentos processados, recentemente adquirida pela JBS, tem, dentro do seu portfólio, pães de queijo do tipo tradicional e coquetel.
De acordo com a empresa, esses produtos – comercializados em embalagens de 400 gramas – são ideais para serem servidos em qualquer tipo de evento, além de ser boas opções para compor café da manhã e lanches. “Em junho, a Seara lançará também o pão de queijo Turma da Mônica, que tem como diferencial o valor nutricional apropriado ao público infantil”, informa a companhia.

Culinária mineira no Centro-Oeste

A BH Pão de Queijo, empresa do Distrito Federal especializada em culinária mineira, produz pães de queijo tradicionais e recheados, biscoitos doces e salgados, tortas e salgados fritos e assados, especialmente para lanchonetes e eventos, como festas, coffee break e residências.
Assim como o nome, o pão de queijo é o carro-chefe da BH Pão de Queijo e é disponibilizado nos tamanhos pequeno, médio e grande. De acordo com André Lobo, sócio-gerente da empresa, o diferencial da casa é o atendimento e a qualidade do produto, que tem receita exclusiva.

Segundo Lobo, a decisão da BH Pão de Queijo de produzir esse tipo de produtos é explicada pela tradição que eles apresentam. “As pessoas gostam de sofisticação, mas sempre dão preferência à tradicionalidade, tanto que, hoje, casamentos e jantares finos estão com os menus tradicionais”, afirma.
Presente há 11 anos no mercado de alimentação, a BH Pão de Queijo apresenta crescimento de 10% a 12% ao ano, todos os anos. “A demanda não para. A cada evento, surgem outros clientes, fora o atendimento no balcão”, finaliza Lobo.

Diferencial caseiro

A Martha’s Alimentos, empresa fundada em 1997, começou suas atividades dois anos antes, quando Marta Naves Vasconcelos começou a produzir pães de queijo para a cafeteria de um shopping.
Especializada na fabricação de pães e biscoitos de queijo e salgados de frango, o portfólio atual da Martha’s Alimentos conta hoje com quatro produtos indicados especialmente para eventos: o Pão de Queijo Pequeno, o Pão de Queijo Mini, o Biscoito de Queijo Sortido, além da Minicoxinha de Frango.
De acordo com Rafael Vasconcelos, diretor comercial e de marketing da Martha’s Alimentos, o food service é o mercado alvo dos produtos da empresa, principalmente as lanchonetes, cafeterias, lojas de conveniência, panificadoras, empórios, buffets, cozinhas industriais, entre outros. Além disso, o consumidor final também é atingido, por meio do portal de e-commerce. “Até o final de 2013, vamos iniciar a revenda através das grandes redes de varejo, em embalagens de 400 gramas”, conta.

O fato de o pão de queijo da empresa, apesar de ser produzido em escala industrial, conservar as características do pão de queijo caseiro é o principal diferencial do produto da Martha’s Alimentos, segundo Vasconcelos, além de outros. “A não utilização de aromas e fécula, o diferencial de qualidade e competitividade deve-se ao fato da produção própria verticalizada de polvilho caseiro e de leite e queijo minas”, afirma.

Conforme ele diz, a procura pelo pão de queijo da empresa cresce a cada ano e, por mês, são produzidas cerca de 20 toneladas do produto. “Principalmente, devido à qualidade e sabor diferenciados de nossos congelados, além da facilidade e praticidade proporcionada aos comerciantes do mercado de food service, eliminando custos com mão de obra e desperdício”. Em 2012, a Martha’s Alimentos cresceu 15% e a expectativa para este ano é de 40%.

Pão de Queijo Majestade
www.paodequeijomajestade.com.br

Forno de Minas
www.fornodeminas.com.br

Seara Foods
www.seara.com.br

BH Pão de Queijo
www.bhpaodequeijo.zip.net

Martha’s Alimentos
www.marthaspaodequeijo.com.br

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