Chocolate pode acabar

Insuficiência de cacau deve aumentar em 2020

0

O mundo vai passar por uma insuficiência de chocolate nos próximos anos. Isso porque a partir de 2020 a quantidade de chocolate que o mundo deseja consumir e a quantidade de cacau disponível pode chegar a um milhão de toneladas métricas. E em 2030, cerca de dois milhões.

Dentre os motivos para defasagem de cacau estão doenças como o Ebola e a Vaussora de bruxa, secas e a substituição do cacau por safras mais produtivas, como por exemplo, o milho e a borracha.

A Vassoura da bruxa, doença causada por um fungo, ainda não chegou à África. Mas, de acordo com Mark Guiltinan, biólogo molecular especialista em cacau da Universidade Estadual da Pensilvânia, isso é uma questão de tempo. O continente africano é o maior produtor de cacau, responsável por 70 por cento da produção mundial e esse fungo deve afetar sua produção.

Em 1989 essa doença chegou ao Brasil ,no estado da Bahia, diminuindo a produção de cacau. O país, que era o segundo maior exportador do mundo, agora é exportador líquido. Para se ter uma ideia, em uma década a produção de cacau caiu para menos da metade, de 300 mil toneladas para 130 mil toneladas.

O consumo mundial do cacau também aumentou. De acordo com a Organização Internacional de Cacau, em 2010 a China consumia 40 mil toneladas, nesse ano o consumo no país quase dobrou, chegando a 70 mil toneladas.

Fonte : Exame

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco − dois =