Chocolate de Gramado pode se expandir no País

Marcas devem expandir o mercado para outras cidades brasileiras

0

Os famosos chocolates de Gramado podem se expandir para outras cidades do País. Duas lojas da região Sul pretendem aumentar o número de franquias. A Caracol Chocolates, que possui 24 lojas, pretende abrir entre 12 e 15 lojas no próximo ano. Outra que pretende se expandir é a Chocolataria Gramado, que atua no sistema de licenciamento com 62 unidades e pretende chegar a 100 lojas no ano de 2018.

A Caracol Chocolates , criada em 1982, optou pelas franquias no ano passado. O motivo dessa expansão foi o intenso interesse de turistas que visitavam a região, principalmente em época de férias e fim de ano, quando Gramado promove o evento Natal Luz com shows, desfiles e feiras. Vanderlei Rodrigues dos Santos, gerente comercial da marca, conta como a ideia surgiu : “As pessoas ficam maravilhadas com os chocolates e querem ter uma loja nas suas cidades. Começamos a estruturar o projeto em 2012 e lançamos em 2013”.

O investimento para abrir uma unidade é R$270 mil, com previsão de retorno no período entre 24 e 36 meses, com o faturamento médio mensal de R$ 80 mil. “Nosso chocolate tem uma qualidade superior ao que se tem hoje no mercado. Esse é o nosso principal diferencial, um chocolate com maior teor de cacau e sem gordura trans”,conta.

Outra marca é Chocolataria Gramada, mais recente, criada em 2010 com os irmãos Marcio e Fabio Magnus. Os sócios encontraram um mercado atrativo e resolveram ampliar o projeto. “O problema de Gramado é a falta de disponibilidade do produto no Brasil. Só se encontrava chocolate de Gramado em Gramado. Notamos essa dificuldade e, pela fama que a cidade tem, achamos que ela poderia ter um chocolate de maior valor agregado, mais sofisticado”, conta Marcio.

Uma das características da marca é a produção artesanal com embalagens sofisticadas.Os irmãos compraram uma indústria e resolveram optar pela abertura de lojas licenciadas.”Quero franquia um dia, mas ainda não temos previsão”, explica Marcio.Para abrir uma loja licenciada, o investimento varia entre R$70 mil e R$ 110 mil. O faturamento anual varia entre R$ 800 mil e R$ 1,4 milhão.

Para Angelina Stockler, sócia fundadora da consultoria ba}Stockler, o mercado tem espaço para novas marcas de chocolates, mesmo com concorrentes como, por exemplo, Cacau Show e Chocolates Brasil Cacau.O brasileiro ama chocolates e gosta de novidades. E Gramado tem uma tradição de ter bons produtos. O que essas marcas precisam entender para entrar no mercado é a proposta de valor que vão oferecer”, ressalta.

Fonte: PME Estadão
Foto:  Divulgação/Facebook/CaracolChocolates

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

6 + 15 =