Celebração em forma de trabalho

GRSA chega aos seus 40 anos repleta de conquistas baseadas em uma forma de atuação singular

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GRSA
A GRSA se consolidou como líder em serviços de alimentação e suporte não só no Brasil como no mundo, uma vez que integra o grupo Compass, que é a maior companhia global no setor

Longevidade. Buscada por diversas empresas dos mais diferentes setores, essa qualidade nem sempre é algo fácil de ser alcançado, dadas as muitas circunstâncias adversas enfrentadas pelo mercado, entre outros fatores que podem fazer com que várias organizações não se desenvolvam como elas deveriam.

Diante de inúmeros desafios que se estabelecem pelos mais diferentes meios, manter o equilíbrio nas contas e nas ações que são capazes de projetar números relevantes exige estratégias assertivas e um conhecimento verdadeiramente aprofundado de mercado. Além disso, ao longo dos anos, os tipos de acontecimentos que afetam uma organização podem ser bastante diversificados, e é preciso se preparar para a ocorrência de todos eles. Muitas mudanças significativas ocorrem de maneira repentina e, caso já não tenham sido previstas de alguma forma, podem condenar um estabelecimento ao fracasso.

Na área de alimentação fora do lar, há vários exemplos de organizações que tiveram que fechar suas portas com pouco tempo de atuação. Os motivos para isso são variados. Eles podem estar relacionados desde uma situação micro não solucionada a tempo até uma situação macro. Trabalhar com algo tão importante e fundamental no dia a dia das pessoas, como são os alimentos, requer muito mais do que o senso comum costuma imaginar, sendo fundamental não se descuidar de nenhum detalhe ao longo dos anos.
Tendo em vista esse cenário desafiador, mas que é capaz de gerar diversos benefícios para quem consegue investir de forma saudável nele, existem nomes que se destacam de uma ótima maneira, revelando todo o seu potencial e sendo uma referência positiva para o mercado. São nomes que mostram a sua relevância não somente no cenário nacional mas também no internacional e que revelam como uma boa gestão e o foco na qualidade desencadeiam resultados bastante positivos.

E quando se fala em uma ótima referência, a GRSA é uma empresa que tem, realmente, muito o que mostrar nesse sentido, dadas todas as suas conquistas e a forma como atua, que geram excelentes frutos. Marca verdadeiramente forte no mercado, a organização celebra 40 anos de história com fatos e números bastante relevantes, que ressaltam sua boa forma de trabalho e a qualidade de seus serviços oferecidos.

Somente para se ter uma ideia de toda a sua dimensão e de quantas pessoas são alcançadas por meio de sua atuação, atualmente, a companhia oferece, por dia, mais de dois milhões de refeições em todo o Brasil – o equivalente a 70% da população total do Uruguai. Os seus clientes também são empresas de força e de relevância no mercado, como Arno, Cargill, Nestlé, Tetra Pak, Tramontina, Unilever, Toyota, LG, Panasonic, entre tantos outros.

“A GRSA tem uma história de 40 anos de sucesso no mercado brasileiro. Ao longo do tempo, nos consolidamos como líderes em serviços de alimentação e suporte no país e no mundo, uma vez que fazemos parte do grupo Compass, maior empresa global desse segmento”, ressalta Santiago Moure, presidente da organização.
O profissional conta que os resultados positivos de hoje foram gerados por meio de uma estratégia de crescimento consistente de mercado, que tem como uma de suas características a agilidade para adequar-se às reais necessidades de negócios dos clientes. Para ele, a capacidade de renovação e inovação é o que tem sido um dos grandes pilares que fazem com que a liderança da GRSA seja mantida ao longo de todos esses anos de trabalho.
“Além disso, nosso sucesso está baseado no conhecimento aprofundado de diferentes verticais do mercado econômico nacional, numa equipe altamente qualificada e na solidez internacional, que nos permite trazer as melhores práticas mundiais para o Brasil. A GRSA é uma empresa feita por pessoas que adoram servir. Esse é o grande diferencial do nosso negócio. Temos uma história dinâmica e baseada na superação. Aconteça o que acontecer, seja a hora que for, a refeição será servida, e nossa equipe de suporte terá atendido ao cliente com excelência, carinho e dedicação. Ou seja, alimentamos e cuidamos de pessoas de Norte à Sul do país, com a mesma dedicação e entrega, todos os dias”, ressalta ele.

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Com o CEO (Compass Excelência Operacional), a empresa institui uma série de melhores práticas em todo o processo de produção das refeições

História

Mas para chegar à grandiosidade que é hoje e a tantos números realmente bons, a empresa passou por diversos momentos, de fato, importantes em sua trajetória, que merecem destaque por terem contribuído para tudo o que a organização é atualmente. Moure ressaltou alguns dos principais deles.

Na época chamada GR do Brasil, a companhia foi fundada no ano de 1977 pelo grupo Accor para atender o então recém-criado Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que previa incentivos do Governo Federal para que organizações do país oferecessem benefícios relacionados à alimentação aos seus colaboradores. E não demorou muito para que a empresa se tornasse líder na oferta de serviços e refeições coletivas, tendo, ao longo das décadas, reforçado a sua posição de destaque no mercado.

No ano de 1986, conforme relata Moure, por exemplo, a companhia fechou o primeiro contrato para oferecer serviços de refeição para locais remotos. Dessa forma, passou a atender os trabalhadores do Porto de Trombetas, que fica localizado no Pará, na região Norte do Brasil. Foi um modelo que habilitou a empresa a atender clientes no mesmo formato e também possibilitou que ela pudesse ampliar os serviços oferecidos ao porto, agregando a oferta de limpeza e de hotelaria.

“Em 1994, iniciamos nossa atuação no setor hospitalar e, em 2000, trouxemos a marca Medirest – que atua com serviços de alimentação e suporte para hospitais – para o Brasil”, frisa o presidente da GRSA.

Ainda no ano 2000, a organização ampliou os seus serviços para o setor de educação com a marca Scolarest. Já em 2002, abriu novas lojas próprias de alimentação em terminais rodoviários e em aeroportos. “Para complementar a prestação de serviços de alimentação, diversificamos nosso portfólio ao adquirir as empresas Clean Mall e FB Facility, o que fortalece a oferta de serviços de suporte como portaria, jardinagem, recepção e limpeza para os clientes de empresas, hospitais e demais setores”, relata Moure.

Foi em 2008 que o Compass Group adquiriu 50% do capital da companhia. Já em 2011, ele adquiriu 100% do capital da GRSA e diversificou os serviços que já eram oferecidos, ampliando a atuação para áreas como as de hotelaria e manutenção, entre outras.

“A partir daí, a empresa – que já era líder no mercado brasileiro de serviços de alimentação – desenhou uma estratégia de diversificação do portfólio, com a aquisição de uma série de companhias especializadas e a criação de marcas específicas para oferecer serviços de alimentação para verticais, incluindo o segmento de empresas, saúde, educação e varejo e, mais recentemente, a entrada no mercado de eventos”, diz Moure. “A partir da aquisição da companhia pelo grupo Compass, passamos a fazer parte do maior grupo de serviços de alimentação e suporte do mundo, que foi eleito como uma das 50 empresas que podem mudar o mundo pela revista Fortune em 2016”, frisa o profissional.

Ação

Para que se obtenha êxito, no entanto, não basta apenas contar com boas escolhas no caminho, que elevam o nome das organizações e que fazem com que elas se solidifiquem no mercado. É importante manter uma série de atributos para que as conquistas não se percam com o tempo, diante das adversidades que se apresentam. Por isso, as grandes empresas sempre contam com bons planejamentos e com ações que são realmente diferenciadas, que fazem com que elas possam desempenhar o seu papel de forma a ser, inclusive, um modelo para as outras.

E quando se fala em bons atributos e na consequência deles no dia a dia das organizações, para Moure, por exemplo, além da capacidade de renovar as ofertas e a forma de atuação de maneira constante, o compromisso com a qualidade e o respeito pelas pessoas são essenciais para continuar crescendo e para permanecer no mercado. Para que isso seja uma realidade dentro de uma companhia, saber ouvir também é algo realmente essencial, ainda mais diante de uma demanda que nem sempre é a mesma, uma vez que as aspirações das pessoas e as suas preferências costumam se modificar muito ao longo do tempo. Saber o que o cliente realmente quer e ter à mão o que ele precisa são aspectos fundamentais.

“Mesmo com a liderança de mercado, entendemos que se não estivermos preparados para entender e atender às novas necessidades dos clientes com agilidade e qualidade, dificilmente manteremos nosso sucesso em médio e em longo prazo”, diz ele.
Outra questão importante que envolve o assunto, para o profissional, é o fato de haver pessoas que são especializadas naquilo que fazem e que conseguem atender a demanda que chega até elas de uma maneira que é satisfatória. Além disso, toda a experiência e a construção de diferentes aspectos no decorrer do tempo também contam muito para o alcance de excelentes conquistas.

“Temos consciência de que, por meio dos serviços que prestamos, temos condições de melhorar a vida de milhares de brasileiros todos os dias, o que exige um cuidado redobrado com a qualidade no atendimento e a oferta de refeições e ambientes que criem a melhor experiência para os usuários. Vale destacar que nossa proposta de valor é alimentarmos e cuidarmos de pessoas que trabalham ou interagem com nossos clientes por meio de nossos serviços. Para isso, temos equipes especializadas em atender à necessidade específica do cliente e o cuidado de ofertarmos a solução que o cliente precisa”, afirma o profissional. “Não podemos deixar de destacar a nossa capacidade de investimento. Temos uma robustez e estabilidade financeira construídas durante décadas no mercado mundial, o que nos dá a base necessária para garantir a segurança alimentar e operacional para nossos clientes”, afirma ele.

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Com o tempo, a companhia foi ampliando as suas formas de atuação e acrescentando mais serviços ao seu portfólio, como o de limpeza

Cenário

Para além das questões internas, que precisam ser trabalhadas de forma que sustentem uma companhia de maneira excelente, há também os fatores externos, que podem afetar uma organização de forma significativa, sendo necessário, portanto, saber lidar com eles de várias formas. Nesse sentido, são diversos os fatos que podem acabar influenciando as ações de uma empresa e que merecem realmente atenção.

Moure destaca, por exemplo, a atual situação econômica em que o Brasil se encontra, que afetou os mais diferentes segmentos, conforme tantas notícias mostram nos últimos anos, inclusive o que a GRSA atua.

Dessa forma, diante daquilo que o país apresenta hoje, a empresa tem se estruturado para adequar a sua operação à realidade atual, sem comprometer as entregas que faz e também sem deixar de lado a qualidade de seus serviços oferecidos. Tudo isso, ainda, sem desacreditar do mercado e de que ele reserva bons frutos.

“Independentemente do cenário, seguimos confiantes com o Brasil. Temos um plano de investimento voltado para sistemas e soluções que garantam a continuidade da nossa diferenciação nos diversos segmentos que atuamos, considerando, inclusive, nossa
capilaridade”, diz.

Além desse fator econômico, outro desafio que se apresenta para as empresas que atuam na área, como ressalta Moure, é o de equilibrar a capacidade de adaptação às novas necessidades dos clientes, que têm mudado de maneira muito mais acelerada nos últimos anos, sem deixar de lado não somente a excelência, mas também a oferta de custos adequados.

“O fato de sermos uma empresa global cria uma vantagem competitiva para a GRSA no mercado atual, na medida em que nos permite entender tendências internacionais e adaptá-las às necessidades dos clientes locais, termos custos extremamente competitivos e, principalmente, uma equipe altamente qualificada e adequada às melhores práticas do setor, com especialização por verticais”, pontua ele.

E para garantir que tudo, de fato, esteja bem, existe uma proposta simples de trabalho, como afirma Moure, que é: melhor equipe, melhor serviço e melhor resultado. O profissional ressalta que é preciso trabalhar junto com o cliente para que, assim, seja encontrada a solução ideal para o seu negócio.

Para que haja esse trabalho conjunto, conforme o presidente da GRSA ressalta, é preciso contar com profissionais preparados e capacitados para atuar com os clientes. Isso, para ele, é algo primordial para a entrega de um serviço de qualidade. Sendo assim, os líderes e equipes da empresa possuem um conhecimento técnico profundo e experiência prática em todas as áreas das operações, para que, dessa forma, as decisões possam estar sempre nas mãos de uma equipe que conhece e entende o que o cliente verdadeiramente precisa.
“Isso, somado à busca constante em selecionar os profissionais mais promissores por meio de nossos Centros de Recrutamento e Seleção e capacitá-los e valorizá-los por meio de ações e programas de engajamento e reconhecimento, nos torna uma das maiores empregadoras do Brasil”, completa o presidente da empresa.

Conforme ele ressalta, com a GRSA|Compass, o cliente garante um atendimento nacional cujo padrão é global, assim como uma inteligência logística cuidadosa e previsibilidade de custos e entrega. “Nos últimos anos, investimos fortemente em estruturar um Centro de Serviços Compartilhados, que garante uma padronização de processos e que cria um modelo de prestação de serviços mais eficiente para todas as áreas da GRSA, o que permite às áreas e unidades focarem em suas atividades”, salienta ele.

 

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No ano 2000, a organização ampliou os seus serviços para o setor de educação com a marca Scolarest

Cuidados

Quando se trata de empresas que trabalham com alimentos, há ainda, como não poderia deixar de ser, características bem específicas da área, que precisam ser observadas com atenção para que o resultado final seja compatível com a qualidade pretendida. Lidar com esse tipo de produto faz com que diversos fatores tenham que ser observados, uma vez que uma falha considerada simples pode até mesmo afetar a saúde das pessoas. Na GRSA, como frisa Moure, há uma preocupação muito grande com a segurança e com outras questões que são realmente relevantes nesse cenário.

“Na GRSA, segurança e qualidade são mais do que uma prática, são a essência da nossa cultura. Nós vivemos isso diariamente com um time dedicado para atender a cada segmento com excelência”, frisa Moure.

Ele ressalta que a empresa alia a qualidade e a segurança a procedimentos de planejamento de cardápios, à seleção criteriosa de fornecedores e às ofertas de arquitetura de menus e formatos inovadores de alimentação e serviços de suporte.

“Nossos indicadores são diferenciados, o que nos torna uma referência global no grupo Compass. Para atingir esses resultados, investimos constantemente em capacitação da nossa equipe, contabilizando mais de 100 mil horas de treinamento por mês, além de reconhecer financeiramente nossos colaboradores pelos serviços entregues, considerando a excelência em segurança e qualidade. E não abrimos mão disso”, destaca o profissional.
Moure frisa, ainda, que a empresa trabalha com foco e especialização nos principais segmentos da economia e que, para cada um deles, há não somente uma marca, mas também uma filosofia com expertise e know-how diferenciado.

Investimentos

Quando perguntado a respeito dos principais investimentos da GRSA atualmente, Moure inicia a resposta com a inovação, que, inclusive, é reconhecida internacionalmente, por títulos importantes. O profissional explica que, para implantá-la, uma série de iniciativas dentro da organização é necessária.

“De acordo com a revista Fortune, estamos entre as ‘50 Companies that Change the World’, em que o grau de inovação é um dos principais critérios de seleção. Um orgulho para nós! Essa conquista se dá com base em um plano de investimento claro, com iniciativas que potencializam cada vez mais nossos serviços”, afirma ele. “Posso citar diversas iniciativas como a implantação de um Centro de Serviço Compartilhado, um CRM diferenciado e, mais recentemente, a transformação do nosso modelo de gestão em Supply Chain”.

O profissional ressalta também que a empresa atende em qualquer lugar, desde uma organização que está localizada em um grande centro até um local remoto, um grande hospital ou uma instituição de ensino, por exemplo.

“Não importa onde, o serviço será entregue com excelência, diariamente. Nossos sistemas e processos estruturados garantem a qualidade do atendimento aos clientes. Entre os projetos resultantes dessa abordagem está o CEO (Compass Excelência Operacional) pelo qual instituímos uma série de melhores práticas em toda a cadeia de produção das refeições, que vão desde a escolha da matéria-prima, preparação prévia dos alimentos, entrega da refeição para o cliente, até o descarte adequado de resíduos. Na prática, o CEO aumenta a produtividade e a qualidade de nossas cozinhas industriais ao reduzir o tempo para preparação das refeições, com menor consumo de água e luz, bem como com um menor desperdício de recursos durante toda a cadeia de produção”, diz o profissional.
Moure também relata que a GRSA tem, ainda, revitalizado toda a comunicação visual dos restaurantes, com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes durante as refeições. As ações estão relacionadas desde a adequação dos ambientes até a variedade nas ofertas, com itens que contam com um visual que é mais atraente para o consumo.

“Dentro desse conceito, por exemplo, oferecemos em nosso portfólio um modelo de food truck, em que os colaboradores das empresas têm uma experiência de almoço no trabalho similar a que teriam em momentos de lazer: com opções diferentes de refeições e um ambiente descontraído”, finaliza ele.

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A GRSA conta com equipes especializadas em atender as necessidades específicas de seus clientes e tem o cuidado de ofertar aquilo que eles realmente precisam

Responsabilidade corporativa

Um dos focos da empresa é o desenvolvimento sustentável. A organização acredita que esse fator é a chave para que se possa alcançar um mundo que seja mais justo.

Quando se trata dos seus colaboradores, por exemplo, a GRSA tem como princípio o respeito à diversidade, a não discriminação e um tratamento que seja justo para todos os envolvidos.

Além disso, também oferece treinamentos constantes para que eles possam se desenvolver cada vez mais, a respeito de diferentes temas, como qualidade e segurança alimentar, saúde e segurança ocupacional, idiomas, entre outros. A empresa conta também com o chamado Nutrindo com Diversidade. Trata-se de um programa de treinamento e inclusão no mercado de trabalho de pessoas que tenham deficiência.

Já em relação aos seus clientes, a companhia sempre elabora produtos que estejam de acordo com critérios que são rigorosos, que seguem as boas práticas de fabricação. A GRSA também faz pesquisas de satisfação por meio de formulários eletrônicos e impressos e conta, ainda, com programas de orientação nutricional direcionado aos consumidores.

Fornecedores

Outro cuidado grande que a GRSA tem é em relação aos seus fornecedores. Dessa forma, a empresa faz questão de selecioná-los de uma maneira criteriosa, além de fazer auditorias periódicas nas instalações deles, certificando-se que a qualidade é um fator que não pode faltar em qualquer etapa do processo.

Há também um investimento na logística de produção. Dessa maneira, todas as unidades recebem os alimentos sem que ocorram atrasos, por meio de plataformas logísticas ou mesmo através da distribuição dos próprios fornecedores.

 

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