Características marcantes

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Características marcantes

Gastronomia mexicana encontra um bom mercado no Brasil e mostra que existe muito potencial de crescimento

“Ainda tímido, porém com enorme potencial de crescimento”. É assim que Rodrigo Nicoletti, diretor de operações da Los Mex, classifica o mercado de comida mexicana no Brasil. De acordo com ele, “o mercado de comida mexicana possui todas as características necessárias para se tornar grande, assim como o de comida japonesa, por exemplo”.
São vários os motivos que fazem com que a gastronomia mexicana conquiste cada vez mais o paladar dos brasileiros. Rodrigo Nicoletti, ao descrever as principais características dessa gastronomia, destaca que se trata de uma experiência.

Características marcantes
“Os resultados de faturamento e satisfação dos franqueados falam por si só e instigam os investidores a apostar na rede”, afirma Rodrigo Nicoletti, diretor de operações da Los Mex

“É uma experiência. A comida mexicana vem carregada de muitos elementos culturais e o sabor é quase que uma viagem ao país. Quando unimos a música, os elementos típicos, a ambientação e a culinária, podemos ter uma imersão completa na cultura mexicana”, diz ele. “A comida mexicana sai na frente pelo sabor que, apesar da barreira inicial da picância, é familiar ao paladar dos brasileiros que se permitem experimentar devido aos ingredientes que também são bastante utilizados aqui, como tomate, feijão, carne bovina, frango, abacate, pimentões etc”, afirma.

Além disso, conta Rodrigo Nicoletti, algumas adaptações ao paladar brasileiro também são feitas. “No Brasil, identificamos certo receio das pessoas a experimentar devido às populares pimentas e a lembrança de que comida mexicana é, necessariamente, muito apimentada. Nosso conceito BrasMex traz as pimentas como parte do receituário, mas adaptadas ao paladar do brasileiro, que as consomem, mas em quantidades e níveis de picância menores”, ressalta ele.

Mercado

Quando o assunto são os principais benefícios de investir nesse mercado, Rodrigo Nicoletti salienta que “a Los Mex, enquanto franquia, possui diversas modalidades que atendem as possibilidades de variados perfis de investidores”.

“Uma delas é a delivery, segmento que teve um ‘boom’ no último ano devido às necessidades da pandemia e que, sem dúvidas, veio para ficar. A previsão é de crescimento para o mercado de alimentação e a expectativa é que, em 2022, o setor já consiga se recuperar totalmente da queda causada pela pandemia”, destaca ele.

A rede

A Los Mex, que atualmente integra o Grupo Zanon, tem várias premiações em sua história.

“Fundada em 2010, na cidade de São José do Rio Preto (SP), inicialmente com o nome de Los Cabrones Mexicano, a marca ao longo dos anos teve bastante notoriedade. Em 2011, recebeu a importante medalha da soberana ordem do mérito da gastronomia, nos anos seguintes os Selos Ouro e Diamante (este último por duas vezes consecutivas) pela Academia Brasileira de Honra ao Mérito, e em 2013 foi posicionada no ranking das 100 melhores gastronomias do Brasil. Seu grande apogeu mesmo foi a partir de 2014, quando Reinaldo Zanon, vislumbrando ainda mais o crescimento e expansão do Los Cabrones Mexicano no segmento de alimentação, se torna titular e detentor exclusivo dos direitos da marca, que passa a fazer parte do Grupo Zanon, entrando assim para o franchising. Em 2017, visando o mercado internacional, o Los Cabrones passou a se chamar Los Mex Cocina Mexicana e se associou à ABF (Associação Brasileira de Franchising). De 2018 para 2019, a franquia dobrou o seu número de unidades”, diz material da rede enviado para a imprensa.

A rede marca presença em estados como Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e oferece vários modelos de negócio para quem quer ser um franqueado, como standard, express (shopping), delivery, container e food truck.

“Sem dúvidas, para quem deseja ser dono do próprio negócio e fazer parte da rede Los Mex, as melhores dicas que damos são: seguir à risca o processo de implantação e treinamento; trabalhar uma campanha de marketing eficaz para a inauguração e pós, a qual nosso suporte dará todos os direcionamentos necessários; seguir a padronização da casa, que inclui receituários, arquitetura e identidade de comunicação; sem dúvidas, para fechar, prezar sempre pelo bom atendimento e relacionamento com o cliente, nossa premissa para satisfação do consumidor”, diz Rodrigo Nicoletti.

De acordo com o diretor de operações da Los Mex, “os resultados de faturamento e satisfação dos franqueados falam por si só e instigam os investidores a apostar na rede”, afirma.

Para garantir a qualidade de um bom produto, Rodrigo Nicoletti salienta que é importante ter “insumos de qualidade; capacitação dos que trabalham na cozinha, para que estejam sempre treinados e atualizados dos processos; afeto e vontade, da nossa parte e também por parte do franqueado, de entregar a melhor comida possível na mesa dos nossos MexLovers, apelido carinhoso que chamamos os fãs da nossa comida”, afirma ele.

Para o diretor de operações da Los Mex, a questão do relacionamento também é muito importante para entender as necessidades do público.

“Relacionamento. Essa é a palavra-chave hoje em dia para que possamos entender as necessidades do público, suas insatisfações e apontamentos positivos porque é através disso que poderemos seguir evoluindo e saberemos os rumos que devemos tomar”, diz ele.

Futuro

Acerca do mercado de gastronomia mexicana no futuro no Brasil, Rodrigo Nicoletti diz: “Não só acreditamos, como também seremos precursores nessa caminhada de propagar a cozinha mexicana e a experiência de poder viajar para um país tão rico culturalmente ao experimentar os pratos típicos do país”, destaca. “Nosso objetivo é dobrar o número de unidades da rede e abrir nossa primeira unidade em outro país, concretizando o sonho de internacionalizar a marca”, afirma.


Los Mex
www.losmex.com.br

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