Capa: Inventando moda

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    Para vender mais, empresários lançam hambúrguer de pastel, milkshake de pipoca e bacon, caipirinha com picolé e por aí vai

    De acordo com a pesquisa “Digital in 2018 Global Overview”, feita pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, dos pouco mais de sete bilhões de habitantes no planeta, quatro bilhões estão na Internet, ou seja, cerca de 55% da população mundial. Além disso, três bilhões de pessoas têm contas nas mídias sociais. Já em relação aos investimentos das marcas em seus posicionamentos digitais durante o ano passado, o estudo diz que a maioria das empresas apostou em ações que expõem uma atuação responsável, sendo que 46% ofereceram promoções, 42% proveram conteúdo educativo e 36% usaram o humor como uma espécie de alavanca de crescimento.

    Paralelamente a esse cenário, em que a maleabilidade dos meios digitais abriu e abre muitos caminhos de trabalho para os empresários, dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o trabalhador brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. Com isso, o setor food service vem crescendo a números exponenciais nos últimos anos, alcançando movimentação anual de R$ 170 bilhões. Em contrapartida, diante das últimas crises econômicas, o mercado nacional do segmento e seus investidores também passaram por alguns processos para se reinventarem para, então, conseguirem dar sequência a essa grande e significativa expansão do setor.

    Nesse contexto, a invenção de alimentos e bebidas bem diferentes do convencional e suas intensas e até divertidas divulgações nos mais diversos meios de comunicação vêm se sobressaindo e, consequentemente, já fazem o maior sucesso pelo Brasil afora. Nesta matéria, mostramos alguns dos itens que têm se destacado nesse sentido, despertando a atenção de vários consumidores. As empresas têm conseguindo alavancar o movimento em seus negócios e impulsionar seus números.

    Rio de Janeiro

    Maurício Mello Ferreira Costa é CEO do Bar do Adão, empresa familiar fundada pelo seu avô que, atualmente, conta com 15 lojas espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro. Ele relata que a criação de um hambúrguer de pastel e sua ampla divulgação foram as grandes responsáveis pelo aumento considerável do movimento em seus bares durante o ano passado.

    Capa: Inventando moda“Houve um movimento forte de aumento de hamburguerias em nossa cidade, e sempre apreciamos muito degustar o produto artesanal em diversos locais. Porém, percebemos uma oportunidade. Ninguém estava fazendo o pão crocante. Resolvemos inovar e aliar a delícia de se comer hambúrguer com a massa de pastel frita e crocante para ofertarmos algo diferente para nossos clientes. E não é que deu certo? Nos meses da campanha do hambúrguer de pastel, tivemos um incremento de 25% no movimento das lojas. Divulgamos em todas as nossas plataformas das mídias sociais e também tivemos dezenas de publicações na mídia impressa e digital dos veículos de comunicação e, um detalhe importante, nas mídias espontâneas”, conta ele. “Foi um sucesso maior que esperávamos e nos orgulhamos muito desse produto, tanto que iremos relançá-lo este ano, mas ainda estamos estudando o melhor período do calendário para isso. Porém, temos metas ousadas de levar o hambúrguer de pastel para 10.000 clientes em 2019”, revela.

    Segundo Costa, o hambúrguer de pastel é preparado “artesanalmente, utilizando um blend de duas carnes nobres. Misturamos ao blend uma pequena quantidade de queijo prato. Dessa maneira, fica um cheeseburguer diferente daqueles com o queijo com a parte para cima da carne. Temperamos com pitada de sal e pimenta do reino, fritamos dois discos de massa de pastel e ‘abraçamos’ o blend preparado com as duas massas. O produto vem acompanhado de uma salada de repolho, cenoura e cebola ralados com um toque de queijo prato e provolone, além de um molho rosé para harmonizar e pequena porção de fritas. Acreditamos que nosso diferencial é a qualidade dos insumos envolvidos, além da combinação perfeita de hambúrguer e pastel, que são duas grandes paixões do povo carioca. Vendemos o nosso combo com o hambúrguer de pastel + salada da casa + fritas por R$ 14,90. O perfil do cliente é aquele que gosta de hambúrguer e/ou pastel. Portanto, posso dizer que, por experiência empírica, dos nossos clientes que provaram desse nosso quitute, a aprovação foi alta”, salienta.

    O CEO afirma também que apesar de o Bar do Adão ser “um negócio tradicional com quase 30 anos de mercado, temos uma veia empreendedora pulsante no nosso DNA e a prova disso são os nossos produtos e espírito empreendedor. Além do hambúrguer de pastel, temos um pastel que é a releitura do tradicional hot philadelphia japonês. Nosso pastel ‘Imperator’ leva salmão, cream cheese e cebolinha em seu recheio. Em volta, ao invés da tradicional alga da culinária japonesa, vai a nossa massa de pastel crocante e quentinha. É um dos produtos mais vendidos em toda a nossa rede, afinal de contas, se dizem que a origem do pastel é oriental, chinesa ou japonesa, sempre haverá controvérsias. Então, na dúvida, temos o pastel japonês fazendo releitura do hot também”, divulga.

    Para Costa, o alcance do sucesso no atual mercado food service depende de investimento em inovação e divulgação. “Tenho a convicção de que sem inovação e sem divulgação os negócios sucumbem. Todas as gigantes empresas do mundo, as maiores empresas listadas em bolsa e as mais consumidas pelo público, possuem uma veia forte de inovação. O mercado muda o tempo todo e as pessoas querem vivenciar novas experiências. Sem inovação e sem acompanhar o mercado, você passa a ser mais do mesmo e o cliente começa a buscar novidade em novos lugares. Hoje em dia, é muito mais fácil abrir uma empresa e ofertar produtos para as pessoas. Nós nos deparados com enorme variedade de opções para consumo, e não basta apenas ter um excelente produto, precisamos fazer com que o consumidor conheça a gente. As pessoas consomem informação o dia inteiro, seja lendo revistas, jornais, mídias sociais, Internet. Uma marca que busca perenidade e crescer de maneira sustentável precisa estar presente em todas as mídias, divulgar seu produto e instigar a curiosidade do consumidor em ter acesso aos seus produtos. A divulgação certa é a alma do negócio”, indica ele.

    Paraná

    Em Curitiba, no Paraná, Capa: Inventando modaly Souza, proprietária da KF Grill Churrascaria, também alcançou bons resultados por meio da invenção de uma receita, digamos, inusitada e que chamou a maior atenção nas mídias sociais. Afinal, ela lançou um Bouquet de Bacon em comemoração ao Dia dos Namorados de 2018.

    “Todos os anos, nós nos programamos para uma ação especial que celebre o Dia dos Namorados. Em 2018, estávamos buscando algo que fosse simples, mas memorável, inusitado. A ideia veio de onde tiramos muitas ideias hoje em dia, da Internet. Minha filha, a típica millenial que corre para o celular quando precisa refrescar as ideias, surgiu com a proposta de um buffet temático. Mas isso iria bater de frente com a logística da casa. Então, nos mantivemos nesse caminho, mas buscamos algo mais prático. Sabemos que as pessoas amam bacon, principalmente o público mais jovem. E quem não ama ganhar flores no Dia dos Namorados? Assim, desenvolvemos, aqui no restaurante, o Bouquet de Bacon. Fizemos flores com as tiras do bacon e colocamos em nosso rodízio apenas naquela noite, para serem oferecidas nas mesas. Cada tira se transformava em uma pétala, ou seja, a rosa de bacon foi o paraíso para os amantes dessas tirinhas. E, para o bacon se manter firme, atravessamos dois palitinhos pelas laterais da rosa ainda crua. Depois disso, foi só colocar na forma, ou diretamente na grelha, e assar. Passamos nas mesas oferecendo uma ‘flor’ para cada pessoa. A ideia era deixar o jantar romântico mais divertido e inusitado”, relembra a empresária.

    Souza esclarece que o Bouquet de Bacon foi “uma ação promocional e inusitada para chamar a atenção de nossos clientes e da mídia. Divulgamos nas redes sociais e na imprensa, com grande repercussão. Como era algo inédito, levamos o crédito por isso e a divulgação foi excelente. Nosso movimento no Dia dos Namorados foi sempre bom. Mas, nesse, percebemos que as pessoas receberam a novidade muito bem e ficaram surpresas com o bouquet, pois sabemos que isso nunca tinha sido ofertado em um restaurante da cidade”, relata ela.

    Para a empresária, hoje em dia, é preciso estar bem atento às demandas dos clientes. “As pessoas buscam novidades o tempo todo e querem ser surpreendidas. Hoje, não basta apenas matar a fome. É preciso ter uma experiência. Penso que essa questão envolve desde um atendimento excelente até o cardápio pensado para o público. Queremos trazer novidades sempre, e trabalhamos para isso, mas o mais importante é garantir uma experiência completa, com a certeza de satisfazer o cliente e aguçar o desejo de voltar mais vezes”, pontua a profissional.

    Ceará

    Em Fortaleza, Ceará, quem vai até uma das quatro lojas do Barney’s Burger ou faz pedidos pelo delivery também tem a chance de experimentar alimentos bastante diferentes, como hambúrguer de pastel e milkshake de pipoca e bacon.

    Marcelo Borges Rodrigues Pimentel, diretor da marca, diz que um dos valores do “negócio Barney’s Burger é a criatividade. Sou uma pessoa muito criativa e não paro de buscar novidades. Eu estava em processo de criação de novos produtos e sonhei a noite toda que estava comendo pastel, que é umas das coisas que mais amo na vida. Aí, acordei com aquela ideia de pastel. Passei o dia pensando nisso e veio o insight de fazer o burger de pastel”, relata.

    Nas hamburgueria Barney’s Burger, o cliente tem a opção de substituir o pão por pastel de queijo. Com isso, cada um pode consumir o seu hambúrguer preferido, mas com o pastel no lugar do pão, sem alteração de preço.

    Conforme Pimentel, “o burger de pastel trouxe muito clientes novos e vários clientes que já eram nossos também. Tivemos um aumento de mais de 20% de faturamento no lançamento do primeiro mês”, diz o diretor, que divide ainda que, para divulgar o produto, “foi feito um vídeo e postado nas redes sociais. Ele seria um lançamento para o dia 1 de abril, Dia da Mentira. Com isso, os clientes não sabiam se era verdade ou mentira e houve uma repercussão a nível nacional”, comemora.

    Atualmente, o hambúrguer de pastel representa, em média, de 5 a 7 % da venda dos produtos do negócio Barney’s Burger. “Acredito que temos que inovar a cada dia, em ambientes, treinamentos, pessoas e produtos. Acredito também que o investimento em mídias sociais é fundamental para todos os negócios, principalmente, nesses momentos atuais. Temos uma empresa de inteligência em marketing que faz toda a nossa estratégia. Hoje, temos inteligência artificial, robôs trabalhando nas redes sociais”, argumenta Pimentel.

    Minas Gerais
    Em Belo Horizonte, Minas Gerais, a invenção gastronômica que vem fazendo o maior sucesso são as caipirinhas com picolé. Joaquim Nunes é sócio do restaurante BoiVindo e responsável pela parte de criação do cardápio da casa, onde são servidas as chamadas ‘Caipiboi’.

    “Em 2017, observarmos que uma cliente gostava da caipirinha com picolé de limão. Daí, decidimos inserir no cardápio da casa. Mas, desde então, procuramos buscar frutas inusitadas, como lima, lichia e outras que os brasileiros já gostam de usar na linha de coquetéis, como morango e uva. O importante é a harmonização da bebida. O barman prepara as caipis no setor da copa e serve, em seguida, já com o picolé dentro”, detalha.

    O preço médio das caipirinhas com picolés do BoiVindo gira em torno de R$ 19 e, de acordo com Nunes, o “perfil do consumidor é um público de idade variada, que gosta de novidades e, principalmente, que procura opções para se refrescar no verão intenso. Sempre procuramos inovar para sermos competitivos no mercado”, garante.

    Por fim, o empresário relata que também é possível encontrar outras invenções gastronômicas bem inusitadas no BoiVindo, como os “palitos de frango e queijo crocante, que têm sido um sucesso. Belisquete, que é uma porção que vem com um pirulito de frango com bacon empanado + pão de queijo frito + linguiça de pernil + pastel de queijo + fritas, além das nossas famosas costelas, tanto suínas quanto bovinas, e algumas sobremesas. O mercado está mais competitivo do que nunca e exige investimento em marketing”, aconselha.

    Coxinhas

    As coxinhas são tão queridas pelos consumidores que estampam até mesmo uma porção de memes por aí, chegando a ser classificadas como sinônimo de felicidade. E, se é assim, diversas empresas têm investido em oferecer o produto de maneira ainda mais inusitada.

    A rede de franquias Carol Coxinhas, por exemplo, lançou, no último mês de maio, a coxinha de hambúrguer, em Belo Horizonte, Minas Gerais, além de ter investido também no buquê do salgado.

    A coxinha de hambúrguer da marca tem 170 gramas de recheio tradicional, 40 gramas de hambúrguer caseiro, bacon e queijo cheddar.

    Já o “fondue de coxinha” é a novidade do Brexó Bar e Cozinha, localizado na cidade de Campinas, em São Paulo. O item ficará no cardápio da casa até o mês de setembro deste ano. O prato é uma mistura de queijos que têm como acompanhado os salgados em versão mini do estabelecimento.

    Rodízios
    Os diferentes tipos de rodízios pelo país também são outro destaque no mercado atualmente. O restaurante Pancho Villa, localizado na Mooca, por exemplo, foca no rodízio de comida tex-mex. O Bar do Vital, também em São Paulo, por sua vez, oferece rodízio de petiscos, com destaque para as coxinhas, contra-filé acebolado e calabresa.

    A 10 Pastéis tem 22 opções de sabores do salgado que dá nome à marca. Os consumidores podem experimentar vários deles por meio do sistema de rodízio, presente na unidade do bairro Pinheiros, em São Paulo, e na do Batel, em Curitiba. Os brigadeiros também já podem ser degustados em rodízio, conforme a própria Food Service News já ilustrou em suas páginas. O Universo do Brigadeiro conta com sabores como limão siciliano, frutas vermelhas, ovomaltine, entre outros.

    No exterior

    Os pratos diferenciados e experiências inusitadas também são destaques em negócios pelo mundo afora. A Cervejaria Agir, localizada no vilarejo de Flåm, na Noruega, por exemplo, chama a atenção dos consumidores pela arquitetura de estilo viking. No cardápio, há as cervejas produzidas com a água das geleiras e servidas em torneiras de chopp feitas com chifres de rena.

    Bar do Adão
    www.bardoadao.com.br
    KF Grill Churrascaria
    www.kfgrill.com.br
    Barney’s Burger
    www.barneysburger.com.br
    BoiVindo
    www.boivindo.com.br
    Carol Coxinhas
    carolcoxinhas.com.br
    Brexó Bar e Cozinha
    brexobar.com.br/

     

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