Candidato à liderança de sabores

Em muitas empresas, ele fica atrás apenas do chocolate em número de vendas. O caramelo, atualmente, tem mostrado todo o seu potencial para crescer cada vez mais

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D e tantas opções de sabores, recheios e coberturas disponíveis na culinária, o caramelo é uma das mais utilizadas e queridas dos confeiteiros. De fácil preparo – nada mais é que açúcar derretido que vira calda – faz parte de bastantes receitas doces e até mesmo das salgadas. O consumidor, em geral, gosta muito desse produto, daí a grande demanda por esse doce nas preparações gastronômicas. Ele pode ser o sabor principal de guloseimas, recheios de chocolates, bombons e bolos, cobertura de sobremesas e o que mais a criatividade orientar. Com sabor característico e inconfundível, o caramelo, famoso em todo o mundo, é ingrediente fundamental de diversos produtos comercializados no mercado para todo tipo de gosto e preferências.

Presença

Criada em 1866 nos Estados Unidos, a General Mills é uma das maiores empresas de alimentos no mundo, presente em mais de 100 países com marcas como Cheerios, Fiber One, Yoplait e Old El Paso. No Brasil, desde 1996, a empresa possui portfólio formado pelas marcas Yoki, Kitano, Häagen-Dazs, Mais Vita e Betty Crocker. A Yoki conta com produtos nas categorias de Snacks, Cereais e Farináceos, Acompanhamentos, Doces e Sobremesas, Bebibas, além de produtos voltados à saudabilidade, através da marca Mais Vita.

A Assessoria de Imprensa da General Mills Brasil destaca que o mercado de pipoca pronta é novo no Brasil (a Yoki foi a pioneira nessa categoria no país), mas já é bem desenvolvido em outros locais. Entre as opções doces do portfólio, a sabor caramelo é o item mais vendido. Os atributos mais valorizados pelos consumidores no produto são a crocância e o sabor surpreendente. O item está disponível nas versões 50g por aproximadamente três reais e 100g por volta de R$ 5,50. Já a pipoca para micro-ondas sabor caramelo pode ser encontrada por volta de três reais e o principal diferencial desse produto encontra-se justamente na cobertura que, ao sair do micro-ondas, vira uma calda quente.

Fabricação

A Drozelev Alimentos Especiais atua na fabricação de suplementos alimentares em pó para atletas, intolerantes a glúten, controle de peso, dietas com ingestão controlada de açúcares, termogênicos, chás a granel, chás solúveis e misturas em pó para o preparo de alimentos.

“Oferecemos uma linha de produtos diversificada e estamos aumentando ainda mais a variedade de alimentos produzidos, sempre preocupados em garantir a satisfação dos clientes e a qualidade do nosso produto final”, destaca Tarsila Orsi dos Santos, farmacêutica da Drozelev.

O shake diet da marca sabor caramelo surgiu pelo fato de o proprietário da empresa adorar balas de caramelos e também por observar que boa parte dos clientes gosta de sabores mais doces. O sabor foi desenvolvido com a equipe
de produção.

Diferenciais

“A qualidade, a cremosidade única, o recheio e o amplo portfólio de sabores são os diferenciais de Butter Toffees”, anuncia Anderson Freire, gerente de Marketing de Chocolates, Guloseimas e Biscoitos da Arcor do Brasil. Detentora de marcas ícones como Butter Toffees, Tortuguita, 7Belo, Poosh, Triunfo, Aymoré, entre outras, a Arcor, multinacional argentina, atua há 36 anos em todo o território brasileiro.

Fabricante de chocolates, biscoitos e guloseimas, a empresa, por ano, no Brasil, produz mais de 170 mil toneladas de produtos. A marca Butter Toffees foi criada em 1985 e completa no mês de agosto 32 anos de história. Anderson conta que durante todo esse período, a bala conquistou muitos fãs.

“Atualmente, a bala lidera o segmento brasileiro de caramelos mastigáveis, com uma produção anual de 23 mil toneladas. São vendidas, aproximadamente, 3,5 milhões de unidades por ano em todo o mundo. No mercado latino-americano, a marca é líder também nos países como Uruguai, Bolívia e Equador, além da Argentina”.

A marca está presente em mais de 65 países, tendo na América Latina sua maior força de vendas. Butter Toffees já fez diversas parcerias com outras grandes empresas, como Café 3 Corações, Pizza Hut, TAM, Le Lis Blanc, Imaginarium, Giuliana Flores, Paçoca Amor, FOM, Martha Medeiros, entre outras. Ela possui em seu portfólio atual 14 sabores: Chocolate, Chocolate Branco, Chokko, Chokko Menta, Chokko Trufa, Coco, Leite, Mousse de Maracujá, Torta de Limão, Iogurte Frutas Vermelhas, Iogurte Grego, Creme de Avelã, Chocolate Amargo e o lançamento Triplo Chocolate. O preço sugerido para o consumidor final é de R$ 0,20 a unidade.

O gerente de marketing ressalta que a marca segue como líder na categoria, possuindo 81% de share volume. O produto é consumido por homens e mulheres, das classes A/B/C, com idades que variam de 20 a 40 anos, com maior concentração de consumo entre o público feminino, de 25 a 30 anos. “É um público que aprecia produtos de qualidade e consome a bala como uma pequena sobremesa, um doce diário, para todas as horas”, salienta.

Atuação

A Ingredient fabrica coberturas para sorvetes e sobremesas. Atua desde 1991 servindo o mercado. A empresa opera em dois segmentos: varejo, ofertando potes para clientes de supermercado, e food service, fornecendo os produtos para sorveterias, hamburguerias, restaurantes, clubes etc.

“Estamos presentes nas principais redes de supermercados do país, como Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e também naquelas que atendem consumidores das classes A e B, como Santa Luzia, St Marché, Mambo, Zaffari, Zona Sul (RJ), Festval (PR). Somos líderes de venda em praticamente todos os nossos clientes revendedores”, introduz Carlos Eduardo de Campos Salles, diretor da Ingredient.

Segundo ele, a cobertura de caramelo da marca é a única no mercado que utiliza leite em pó na sua fabricação, o que lhe confere sabor e consistência especiais. É muito utilizada em sorvetes, milk-shakes, bolos e doces, dando mais sabor e deixando essas preparações mais apetitosas.

“É nutritivo porque utiliza leite e açúcar e não contém glúten. O preço de um pote gira em torno de R$ 5,00 e é vendido por um preço médio de oito, nove reais”, explica. No segmento de food service, é o 2º produto mais procurado da marca, ficando atrás somente da cobertura de chocolate. Carlos conta que os clientes já estão acostumados com o sabor do seu produto. “O atendimento da Ingredient aos estabelecimentos vendedores é pontual e cordial. Eles sabem que podem contar sempre conosco. Por isso, temos clientes de mais de 20 anos”, pondera. A cobertura é consumida por uma clientela de todos os perfis, sendo que os jovens e crianças consomem em quantidade maior.

Zero açúcar

Produtos zero açúcar com sabor de caramelo também já são realidade para atender a demanda de consumidores com restrições alimentares e que fazem dieta. “O pudim de caramelo Linea zero açúcar se assemelha muito aos pudins com açúcar, por ser adoçado com sucralose, um adoçante de origem natural e com sabor muito próximo ao do açúcar. Com apenas 20 calorias/porção, tem baixo teor de sódio e é fonte de cinco vitaminas (A, C, B5, B6 e Niacina). Além disso, pode ser consumido por diabéticos, inclusive a embalagem agora apresenta o selo da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad)”, fala Rafaela Carvalho, coordenadora de Marketing de Produtos da Linea.

A história da marca começou em 2002, quando trouxe pela primeira vez ao país a sucralose. Hoje, é desenvolvida uma grande diversidade de alimentos zero açúcar, com redução de gordura, sódio e calorias. São diversas opções divididas entre as seguintes categorias: adoçantes, cookies, barras de cereais, granolas, leite condensado, doces de leite, geleias, shakes substitutos de refeição, gelatinas, pudins, cappuccino, achocolatado, creme de avelã, bolos, panettones, ovos de Páscoa, sal light e molhos. Toda a linha de pudins Linea possui as mesmas características e vitaminas, com pequenas variações na quantidade de calorias. “Chocolate ainda é o sabor mais vendido, mas o caramelo também é muito querido pelos consumidores, pois remete aos sabores da infância”, diz Rafaela. Ela conta que a maior concentração das vendas desse produto está no canal alimentar, mas a importância do canal food service nas vendas vem aumentando. “Além de ser um produto de ótima qualidade, enriquecido com vitaminas e excelente para preparações culinárias, também tem uma boa margem de lucro para o empresário”, garante. O preço sugerido desse produto é de R$ 2,99.

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